O Marketing Digital utiliza com frequência um termo que indica o sucesso das campanhas realizadas: a conversão. No caso do setor de eventos, vale a pena ativar um pixel de conversão para que você acompanhe a taxa de êxito das suas campanhas, obtendo informações que poderão ser usadas até mesmo em ações futuras.
Este texto vai te explicar porquê é importante usar o pixel de conversão para medir e otimizar os resultados da campanha de divulgação do seu evento. Leia o post até o final para entender como essa ferramenta é válida no acompanhamento da reação do seu público, sabendo se ele realmente realizou a ação que você desejava. Vamos lá?
O que é um pixel de conversão
Primeiro vale separar a expressão e relembrar que um pixel é o menor quadrado possível de uma imagem digital. Portanto, a expressão ‘pixel de conversão’ se refere à verificação mínima para saber se uma campanha de anúncios na internet está realmente gerando conversões – ou seja, se está surtindo o efeito desejado.
Trazendo para o universo do marketing digital, o pixel é um código JavaScript (tipo de linguagem de programação) adicionado na plataforma gerenciadora de anúncios. O pixel vai verificar se o usuário realmente concluiu a ação que você tinha proposto por meio dos anúncios.
Como funciona o pixel de conversão
Para a maioria das pessoas, o funcionamento de um pixel de conversão não é simples de ser entendido. Ele funciona como uma espécie de imagem invisível colocada no seu site, capaz de rastrear as ações dos usuários. O pixel de conversão mostra, por exemplo, se uma compra foi adicionada ao carrinho, se o produto foi comprado, se o formulário foi parcialmente preenchido, dentre outros tipos de conversões.
Por isso, ele se mostra tão útil para a verificação do sucesso de uma campanha de marketing digital. O pixel de conversão sinaliza qual tipo de comportamento teve o seu público, informação básica para você saber se precisa incrementar algo na comunicação ou se está tudo acontecendo dentro do esperado.
Saiba que o pixel não vai te liberar dados como o nome ou e-mail do seu público. Ele informa apenas o comportamento, os tipos de ações que ele teve na sua campanha. Ele guarda essas informações dentro da plataforma de anúncios que você utilizou para depois passá-las a você.
Quais são as melhores práticas relacionadas ao pixel de conversão?
As receitas que fazem um pixel de conversão dar certo variam. Elas estão diretamente ligadas ao tipo de plataforma que você está utilizando para a sua campanha de anúncios. Isso porque cada plataforma segue uma dinâmica diferente, não é mesmo? Nem sempre o que é válido para direcionar um público em certo veículo possuirá o mesmo efeito em outro canal.
A efetividade do pixel de conversão depende muito da forma como foi realizada a sua configuração na ferramenta. Se faltou algum detalhe importante, pode ser que a campanha não será otimizada do jeito indicado nos caminhos certos do investimento feito, o que pode acarretar em dificuldade para manter a verba pré-definida ou ter que buscar investimento além do planejado.
Onde é possível encontrar um pixel de conversão?
O Facebook Ads e o Google Adwords, as plataformas de anúncios do Facebook e Google, são hoje os lugares mais comuns de se utilizar um pixel de conversão. Grande maioria das campanhas de marketing digital são efetuadas por estes gigantes da web – afinal, são endereços eletrônicos com alto índice de acesso pelas pessoas.
O uso do pixel de conversão não exige, necessariamente, ter campanhas ou anúncios criados no Facebook, por exemplo. Se você já possui uma fanpage na rede, já é possível ativar um pixel.
#Dica Sympla: Em nossa Central de Ajuda, você encontra um guia prático que ensina como inserir um pixel do Facebook na campanha de divulgação do seu evento. Após inserir o código seguindo as instruções, aguarde cerca de 30 minutos para você ver o gráfico de atividade do pixel, que Facebook começará a mostrar :)
Algumas pessoas ficam em dúvida se o pixel de conversão foi realmente ativado no site. Bom, nos casos em que o Facebook Ads é utilizado, existe um plugin chamado Facebook Pixel Helper, que sinaliza se está tudo certo com o seu pixel. Basta baixar este plugin em um navegador Chrome para conseguir ver se foi feita a ativação correta do seu pixel.
Se você utiliza o Google Adwords para fazer seus anúncios, também não há segredos! Apenas leia com atenção as orientações que a plataforma indica e siga para que seu pixel fique ativado da forma correta.
Independentemente do tipo de plataforma que você utilizar para a sua campanha online, tenha total atenção ao objetivo que o acréscimo do pixel de conversão irá possuir. Se será para verificar as ações de retenção, as de remarketing no geral, as de compra e por aí vai. Sempre busque ativar o pixel da forma que a plataforma indica para alcançar o acompanhamento desejado do seu público.
Qual benefício ele oferece para seu evento?
Indiretamente, já falamos que o uso de um pixel de conversão é válido para o sucesso como um todo de uma campanha de anúncios online. Em relação ao segmento de eventos, pense sempre que você precisa vender seus ingressos. Por isso, é preciso divulgá-lo ao máximo! Seja ele gastronômico, de entretenimento, acadêmico, corporativo ou esportivo, o ideal é garantir a casa cheia e o esgotamento das inscrições.
Além da assertividade na divulgação, o pixel de conversão proporciona economia de gastos por orientar os tipos de ações que seu público está adotando e o que você poderá tirar como insights para reverter o quadro, caso a venda de ingressos esteja lenta. O pixel ajuda a direcionar melhor as campanhas, chegando até mesmo a um custo por clique (CPC) mais barato.
Tenha sempre em mente que mensurar resultados é o primeiro passo para gastar menos e lucrar mais. Não é à toa que implementar o rastreamento que o pixel de conversão gera é uma atitude tão adotada pelas empresas nos dias de hoje.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e comece desde já a ativar o pixel de conversão que suas campanhas de anúncios precisam. Quanto mais cedo saber o movimento dos seus usuários em seus sites, melhor :)