Há quem já tenha se deparado com um link da Sympla nos stories do Instagram, já tenha visto ativações da marca em shows e festivais ou encontrado a empresa em um resultado de busca no Google e, ainda assim, se pergunte: o que é a Sympla? 

A resposta, assim como a empresa, é simples: a Sympla é o destino de pessoas que querem produzir e viver experiências únicas! E, nessa jornada, já impactou milhões de pessoas, entre produtores de eventos e participantes. 

Neste texto, você fica por dentro de todos os detalhes da Sympla, como:

  • a história e o propósito da empresa;
  • o que a Sympla faz;
  • soluções e ferramentas para produtores e participantes. 

Para conferir, continue a leitura. 

O que é a Sympla?

Nascida em 2012 na capital mineira, Belo Horizonte, a Sympla é uma empresa de tecnologia com o propósito de conectar pessoas por meio de experiências plurais. 

Para atingir esse objetivo, a empresa aposta na simplicidade, investindo em interfaces amigáveis e na comunicação acessível e leve. O respeito à diversidade é outro pilar da companhia, que trabalha para oferecer experiências democráticas e plurais. 

A inovação tecnológica permite que a Sympla entregue produtos robustos e confiáveis, eficazes para gestão e consumo de eventos e conteúdos. 

História

A ideia inicial da Sympla surgiu de uma necessidade identificada por Marcelo Cartacho e David Tomasella: uma solução digital para a gestão de eventos. Quem ficou responsável por tocar o projeto foi o empreendedor Rodrigo Cartacho, que esteve à frente da companhia ao longo de um processo de ampla ascensão. 

Em 2016, a Sympla recebeu o primeiro aporte financeiro da Movile, grupo que reúne empresas como iFood, PlayKids, Afterverse, Movile Pay, Zoop, Moova e Mensajeros Urbanos. 

O co-fundador Rodrigo Cartacho conduziu a empresa até abril de 2021, quando passou o bastão para a então Chief Service Officer da Sympla, Tereza Santos. Mas ele continua acompanhando esse caminho de perto, integrando o board da companhia.

A atual CEO tem uma longa trajetória em empresas de tecnologia e no universo do entretenimento. Durante a pandemia, a executiva guiou a companhia em direção a uma retomada segura. O momento desafiador acelerou ainda o processo de desenvolvimento de uma vertical digital que é, hoje, uma das frentes de negócio da companhia. 

Em janeiro de de 2022, a Sympla comemorou 10 anos de existência atingindo a marca de mais de 85 milhões de ingressos vendidos, além de milhares de conteúdos digitais publicados. 

O que a Sympla faz?

A empresa oferece soluções para a gestão de eventos e para a produção de conteúdos digitais. Trata-se de uma ferramenta tecnológica que abraça formatos diversos: do presencial ao online, passando pelo híbrido. 

Para o público, a Sympla oferece ingressos para experiências múltiplas, como:

  • festas, festivais e shows;
  • congressos, simpósios, conferências e palestras;
  • colônia de férias e outros eventos infantis;
  • experiências religiosas e de espiritualidade;
  • museus, teatros e outras experiências culturais;
  • maratonas e outros eventos esportivos;
  • eventos corporativos;
  • e muito mais!

Todas essas possibilidades podem ser encontradas por meio do site ou pelo aplicativo, disponível para iOS e Android, onde o usuário escolhe um evento ou conteúdo e adquire os ingressos. 

São muitas opções de pagamento, incluindo crédito, boleto, Pix e Apple Pay. Mas vale lembrar que essas modalidades podem mudar de evento para evento, dependendo da decisão dos produtores.

#DicaSympla: Leia mais sobre as formas de pagamento para eventos Sympla ou para Sympla Bileto. 

O que é Sympla Eventos

A Sympla nasceu com o objetivo de simplificar a compra e venda de ingressos e foi por isso que surgiu nossa primeira plataforma, Sympla Eventos, ou apenas Sympla.

Essa tecnologia se tornou parceira dos produtores que buscam mais praticidade e autonomia na venda e gestão do seu evento, e do público, que deseja encontrar experiências diversas na sua cidade.

Um evento pode ter diferentes propósitos: divertir, informar, ensinar habilidades, movimentar e, é claro, proporcionar novas experiências! Só não vale ter que enfrentar fila e burocracia para isso. Por isso, existe uma gama enorme de produtores e consumidores que podem se beneficiar dessa plataforma. Confira a seguir!

Para o produtor

Qualquer pessoa pode criar um evento na Sympla e se tornar um produtor! Para fazer isso, basta ter uma conta na Sympla, acessar a área do organizador e seguir o passo a passo.

Ao final desse processo, o resultado será uma página de vendas online que apresenta todas as informações relevantes sobre o evento, como nome, local, data, horário, descrição e tipos de ingressos.

Essa página funciona como uma vitrine do evento, sendo um espaço para expor todo o seu valor e benefícios, além de viabilizar a venda de ingressos online. Com esse link, a divulgação e venda de ingressos são facilitadas e podem alcançar milhares de pessoas ao mesmo tempo, em qualquer lugar.

Além da divulgação ativa que o produtor pode planejar, sua página de vendas também fica disponível no site e aplicativo da Sympla, podendo ser acessada por qualquer uma das mais de 10 milhões de pessoas que visitam nosso site todo mês.

E essa é apenas uma ponta do que a Sympla oferece. Na área do produtor, que não é visível para o público, é possível fazer a gestão completa da produção, acompanhamento das vendas, controle financeiro, comunicação com os participantes, geração de cupons promocionais e muito mais.

Como a Sympla apoia os produtores de eventos

  • agenda completa de eventos em uma única URL personalizada: reúna em uma mesma página todos os seus eventos, fortalecendo sua imagem como produtor e otimizando a divulgação; 
  • gestão compartilhada: convide colaboradores para fazerem a gestão do evento em conjunto delimitando os níveis de acesso de cada um;
  • email marketing para participantes: utilize a plataforma para disparar email para participantes dos eventos atuais e passados e estabeleça um vínculo com seu público;
  • ações promocionais: crie e gerencie cupons de desconto e links para promoters, com controle fácil e em tempo real das vendas de cada origem;
  • integração com outras ferramentas: maior controle sobre os dados ao integrar a página de vendas do evento com ferramentas como Google Analytics, Google Ads, Facebook Ads, RD Station e muito mais.

Para o público

A venda de ingressos da Sympla funciona no modelo do it yourself (faça você mesmo), tanto para os produtores, quanto para o público. O propósito da plataforma é ser o destino de todas as pessoas que buscam viver experiências, de qualquer tipo.

Por isso, os visitantes encontram no site ou no aplicativo da Sympla uma grande variedade de eventos, divididos em coleções como: infantil, teatro, passeios, festas, esporte, corporativo, bem-estar, religião, tecnologia, gastronomia, pride, entre outros.

Se a dúvida é o que fazer no próximo fim de semana, a Sympla ajuda! É possível visitar nossas páginas, filtrar por localização, data e categoria, para então visualizar todos os eventos correspondentes.

Ao se interessar por um evento, o visitante pode acessar a página de vendas para ler sua descrição, sobre o produtor e os tipos de ingressos. A partir daí, é só escolher qual inscrição fazer e a forma de pagamento, débito, crédito, boleto ou Pix.

E, claro, experiências devem ser compartilhadas. Para enviar o programa escolhido para a turma de amigos, basta copiar o link do evento.

Assim, sem filas e sem sair de casa, o público já garante o ingresso antecipado, que pode ser acessado na sua caixa de entrada do email ou no aplicativo na área “meus ingressos”.

Ainda, em caso de desistência, o comprador consegue mudar a titularidade do ingresso ou cancelar o pedido até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja encaminhada antes das 48 horas que antecedem o início do evento.

Para entrar no evento, basta mostrar o QR Code do ingresso na portaria e pronto, nada de papel.

O que é Sympla Streaming e Live

O Sympla Streaming e o Sympla Live são soluções para eventos online. A Sympla evolui junto com o mundo digital, cada vez mais conectado, que não depende de encontros presenciais para acontecer. 

Desde o ano de 2020, o público vem se acostumando ainda mais com as vantagens de participar de um evento do conforto de casa. Foi possível perceber uma crescente desse tipo de produção em diferentes categorias: entretenimento, cultura, educação.

Para viabilizar os eventos online de maneira simples e prática, surgiu o Sympla Streaming, ideal para eventos nos quais diversos participantes devem interagir ativamente, como em uma conferência ou mesa redonda. Já o Sympla Live, funciona como uma transmissão, onde apenas os apresentadores ficam em destaque, como em um show ao vivo. Ambas são soluções completas pensadas na experiência do produtor e participantes.

Para o produtor

As plataformas de eventos online permitem que o produtor de eventos transforme sua ideia em uma experiência digital e o conecta com centenas de pessoas em tempo real.

Assim, seu curso, workshop, seminário, teatro, show, confraternização, ou seja o que for, poderá alcançar qualquer pessoa, sem limitações geográficas e sem complicações. Cada participante recebe um link único, garantindo a privacidade e segurança do evento.

Além disso, é possível gravar o evento online enquanto ele acontece ao vivo. Dessa maneira, o produtor pode, posteriormente, divulgar o conteúdo para quem não conseguiu assistir ou até mesmo disponibilizar como um produto digital e comercializá-lo à parte (com o Sympla Play)

Ainda, em casos de eventos corporativos, por exemplo, é interessante oferecer um certificado de participação para o público. O certificado pode ser configurado diretamente na plataforma da Sympla e disponibilizado de maneira fácil aos participantes por email.

Para criar o evento online na plataforma, o caminho é bem semelhante ao da criação de um evento presencial. A diferença é que, na área do produtor, deverá ser selecionada a opção “videoconferência” ou “live” e não será necessário definir um local para o evento.

Em vez disso, o produtor pode escolher entre dois formatos diferentes, o Sympla Streaming ou o Sympla Live.

Sympla Streaming

  • transmissão via Zoom de forma automática, sem necessidade de conta;
  • interação entre todos os participantes via vídeo, áudio e chat;
  • os participantes podem ficar visíveis simultaneamente na tela;
  • adiciona até 10 transmissões ao vivo em um único evento;
  • suporta até 300 participantes, sendo possível solicitar acréscimos.

Sympla Live

  • transmissão via Sympla, toda a tecnologia é interna;
  • interação entre os participantes via chat, por texto;
  • apenas quem está apresentando fica visível na tela;
  • sem limite de número de participantes;
  • disponível somente para eventos pagos.

Para o público

Para os participantes, os eventos online representam comodidade e segurança. É possível participar de qualquer evento, independentemente da sua localização, sem gastar tempo e dinheiro com transporte e sem precisar se preocupar com que roupa usar.

A plataforma oferece diversos tipos de eventos online na palma da sua mão, que podem ser filtrados por temáticas, como, por exemplo, desenvolvimento pessoal, empreendedorismo, marketing, saúde ou finanças.

Assim como no caso dos eventos presenciais, o Sympla Streaming e o Sympla Live geram uma página online de inscrição para o evento, onde o público pode visitar, tirar todas as dúvidas e garantir sua participação. Além, é claro, de poder compartilhar com os amigos.

Quando o evento estiver se aproximando, o participante irá receber um lembrete no seu email, assim como a instrução de acesso à transmissão. Ainda, a qualquer momento é possível tirar dúvidas com o produtor e, dependendo do evento, pode ser gerado um certificado de participação, para ser compartilhado onde quiser e atestar seus conhecimentos.

O que é Sympla Play

O Sympla Play também faz parte das experiências digitais que a Sympla oferece, mas com um objetivo diferente. Essa plataforma é feita para os produtores de conteúdo, que transformam seu conhecimento em vídeos e aulas feitas sob medida para que seu público aprenda de onde estiver e quando quiser.

Nesse caso, o conteúdo é gravado previamente e fica disponível no formato on demand, ou sob demanda, e pode ser acessado a qualquer momento, sem data e hora pré-estabelecidas. 

Assim, essa plataforma viabiliza a venda de cursos online de maneira simples e segura. Confira a seguir!

Para o produtor

O Sympla Play é uma solução simples e completa para a gestão e venda de produtos digitais. Para começar, basta ter uma conta na Sympla e um conteúdo pronto para ser divulgado. A partir daí, o organizador deve escolher a opção “conteúdo digital” na área do produtor e preencher os campos solicitados.

Além de poder vender o curso online para qualquer pessoa, independentemente da sua localização, essa venda ainda representa uma renda passiva, de modo que um esforço pontual gera uma renda recorrente.

Confira o que o Sympla Play oferece para ajudar nessa tarefa:

  • autonomia para personalizar seu conteúdo;
  • vendas administradas em tempo real;
  • emissão de certificados customizados;
  • acompanhamento do progresso dos participantes;
  • integrações com as principais ferramentas do mercado, como RD Station, Google Ads, Analytics e Facebook Pixel;
  • rígidas diretrizes de comunidade para assegurar que conteúdos enganosos, abusivos, que preguem discurso de ódio ou incitem a violência não tenham vez aqui, garantindo profissionalismo e credibilidade.

Para o público

Os participantes podem acessar o site ou aplicativo da Sympla e ficar por dentro de todos os cursos disponíveis. Não importa o que o público busca aprender, tem sempre um curso do Sympla Play para ajudar!

Visitando a página do curso, é possível conferir todos os dados relevantes, como o grau de complexidade do conteúdo apresentado, para quem ele é direcionado, sua estrutura e objetivo, além de informações sobre o produtor.

Ao se inscrever no curso, o participante pode parar e retomar de onde estava quando quiser, atentando-se para o limite de tempo no qual o conteúdo ficará disponível. Em alguns casos, o produtor pode deixar sua inscrição ativa por um ano, por exemplo.

No decorrer do curso, é possível tirar dúvidas diretamente com o produtor. Ao final, o participante pode receber seu certificado de conclusão como prova de que aprendeu sobre um assunto ou adquiriu alguma habilidade com um profissional capacitado.

O que é a Sympla? É para você!

A Sympla é para quem produz eventos, para quem compartilha seu conhecimento em cursos, cria encontros virtuais… É também para quem está sempre pronto para viver experiências, encontrar os amigos, conhecer um lugar novo na cidade. 

Fazer parte disso tudo é fácil! Quem quer proporcionar momentos incríveis pode dar o primeiro passo com as soluções da Sympla. Já os participantes em potencial podem encontrar experiências com a sua cara na plataforma. Que tal começar agora?