Vamos começar com uma pergunta simples: você conhece seus participantes? Mas conhecer de verdade, sabendo de onde eles vêm, o que fazem em seu dia a dia, o que desejam alcançar participando do seu evento, etc. Caso a resposta seja negativa, você precisa começar a trabalhar nisso.

A promoção de um evento precisa ser focada em seus possíveis participantes. Qualquer estratégia de marketing que consiga alcançar o público específico tem muito mais chances de sucesso. Mas como conhecer a fundo o cliente de um evento? Para isso, utilizamos as personas.

Presentes em várias modalidades de marketing, as personas ajudam a encontrar um foco para todas as ações e conteúdos produzidos. Isso não é diferente no marketing de eventos. Com um perfil ideal em mente, é possível se colocar no lugar do participante e sanar suas dificuldades, trazendo mais pessoas.

Neste artigo, vamos entender o que é persona e qual é a importância desse conceito ser utilizado no contexto do marketing de eventos. Vamos lá?

O que é persona

A primeira coisa que você precisa saber é que persona é diferente de público-alvo, que serve mais para ajudar a compreender os grupos de consumidores que podem ser alcançados. Para defini-lo, você utiliza características demográficas. Veja este exemplo:

Evento

Feira de Literatura Infanto-juvenil.

Público-alvo

Adolescentes de 12-18 anos, estudantes, moradores de São Paulo, capital. Classe A/B.

A persona aprofunda esse conhecimento e procura encontrar, segundo o exemplo acima, um perfil de adolescente que frequentaria a feira, com traços peculiares. A ideia é construir uma imagem daquela pessoa hipotética, que inclua motivações pessoais, valores, canais de comunicação preferidos, dentre vários outros elementos.

A audiência de hoje procura conteúdos e experiências genuínas, com as quais é possível se identificar e enxergar valor. Personas são tão importantes para eventos porque permitem a criação de um senso de personalização.

Com esses insights, você, como organizador de um evento, pode entregar uma experiência perfeita, que inclui desde as mensagens de marketing até a escolha de palestrantes, por exemplo. E isso é o que faz seu evento se destacar dentre os outros.

Mas além de entender o que é persona, precisamos compreender os métodos para criar uma. Parece fácil imaginar o perfil ideal de participante quando você já promoveu outros eventos do mesmo tipo antes. Ainda assim, é importante acrescentar outras técnicas para que o resultado seja mais preciso.

A seguir, vamos entender como criar uma persona, utilizando fontes de informação diversas. Você verá como é possível descobrir muito sobre seu cliente!

Métodos para reunir informações sobre sua persona

Mesmo que você já tenha produzido outros eventos do mesmo estilo ou na mesma área, vale a pena revisitar suas ideias sobre quem é o participante ideal. Para completar as informações, você pode lançar mão de vários recursos:

  • Entrevistas: selecione participantes de eventos anteriores ou algumas pessoas que poderiam querer participar e faça perguntas diretas sobre sua vida. Onde mora, o que mais gosta de fazer, quais são os maiores desafios, como é um dia típico de sua rotina. Os itens específicos devem ser definidos de acordo com o seu tipo de evento.
  • Pesquisas: a abordagem de entrevistas é mais direta. Nesse caso, você pode fazer pesquisas online, abrangendo mais pessoas, ainda que com perguntas mais simples. Uma boa dica é utilizar plataformas gratuitas como o Typeform ou o Google Forms.
  • Redes sociais: Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram são fontes infindáveis de dados sobre seus potenciais inscritos. Entre em grupos de discussão, veja o que as pessoas falam em eventos parecidos, observe comentários e engajamento em páginas. Essa visão vai trazer ainda mais riqueza para sua persona.

Mas para que suas entrevistas e pesquisas sejam melhor orientadas, é interessante começá-las já com uma ideia do que você está procurando. Veja algumas características importantes para montar uma boa persona.

O que sua persona deve ter

Procure preencher as lacunas certas na montagem da sua persona.

Papéis e responsabilidades

Se você está produzindo um evento corporativo, provavelmente vai precisar saber qual é o cargo da sua persona. Mas essa lógica vale para outros tipos de evento – o importante é saber o que a persona faz diariamente e que pode influenciar sua participação.

Um congresso para o terceiro setor por exemplo pode ter uma persona com o cargo de Administrador de Operações de uma ONG e ser responsável por agendar atividades da equipe e fazer um pouco de trabalho de contabilidade. Com isso em mãos, você sabe qual perfil de pessoa precisa alcançar para gerar inscrições.

Objetivos

O que sua persona pretende alcançar participando do seu evento? Pense sobre os objetivos principais das pessoas que desejam utilizar o seu serviço. O que está faltando na vida dela que pode ser preenchido com essa participação?

Repita essa ideia com os desafios. Voltemos ao exemplo do evento para o terceiro setor. Será que um dos desafios diz respeito aos fundos? Ou ao tempo, já que nessas organizações há pessoas que fazem o papel de vários? Como você pode ajudá-la a superar?

Não tem problema se você encontrar objetivos que não estão diretamente relacionados com o seu serviço ou produto. Lembre-se de que você está criando um retrato de uma pessoa e qualquer informação pode ser de grande valia lá na frente.

Narrativa

A narrativa é o que junta tudo o que você descobriu sobre sua persona em um lugar só. Aqui, seu cliente ideal toma forma e ganha vida. Tente responder às perguntas:

  • De onde essa persona veio?
  • Qual é sua história?
  • Que tipo de pessoa é? (introvertida, extrovertida?)
  • O que faz para se divertir?
  • Onde mais procura informações no dia a dia?
  • Qual é o processo de decisão dessa pessoa? Ela procura por um evento em sua área ou em sua região?
  • Por quais motivos ela deixaria de se inscrever?

O que é uma boa persona

Com essas informações e o entendimento sobre o que é persona, você tem as ferramentas necessárias para conhecer melhor o seu cliente ideal e caminhar para um evento de sucesso. Para ajudá-lo ainda mais, veja um exemplo do que é uma boa persona:

Evento

Curso de finanças

Persona – Carlos

  • Interessado em gestão financeira e liderança
  • Gosta de corrida
  • Tem filhos
  • É casado
  • 40 anos ou mais
  • Lê o G1, InfoMoney e usa o LinkedIn
  • Viaja com frequência
  • Tem muita experiência em sua área, a maioria trabalhando para a mesma companhia
  • Tem facilidade com tecnologia e possui um iPhone

Com essas informações, você pode tirar vários insights. Alguns exemplos: seus participantes não estão apenas na região do evento, pois têm facilidade em viajar, estão aptos a investir em conhecimento sobre finanças, precisam de conteúdos avançados e há chances de ser pago pela empresa.

Entenda o que é persona e faça um evento de sucesso

Como você viu, definir um cliente ideal pode esclarecer muita coisa sobre seu evento. Com esse foco em mente, os conteúdos e mensagens de marketing serão muito mais certeiros e têm potencial de alcançar um público específico e pronto para se inscrever.

Para saber mais sobre marketing, você pode ler mais conteúdos do Webinsider. Os posts são produzidos por especialistas em diversas áreas voltadas para tecnologia e comunicação. Não deixe de conhecer e ampliar seus conhecimentos!

* Este post foi escrito pela equipe do Webinsider.