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O que é a Lei Rouanet e qual sua relação com eventos

Lei Rouanet para eventos

Apesar de ser alvo de polêmicas, a Lei Rouanet é um mecanismo importante de fomento à cultura no Brasil. Oferecendo recursos tanto para grandes projetos quanto para os de menor impacto, ela viabiliza a realização de diversos projetos culturais. No entanto, são poucas as pessoas que sabem realmente o que é a Lei Rouanet e como ela funciona

Pensando nisso, é fundamental para quem produz eventos, experiências ou outras ações culturais conhecer a fundo esse dispositivo legal. Então, confira neste texto:

O que é a Lei Rouanet?

Ao olhar uma peça de material gráfico ou virtual de um evento, em muitos casos, vemos a marca oficial de projetos contemplados pela Lei Rouanet. Mas o que isso significa? Uma obrigatoriedade, um patrocínio

Na verdade, a Lei Rouanet é uma possível parceria entre governo, patrocinadores e produtores para a viabilização de projetos culturais.

A Lei Rouanet, também conhecida como Lei Federal de Incentivo à Cultura, n. 8313, de 23 de dezembro de 1991, é um dispositivo criado pelo governo para promover, proteger e valorizar as expressões culturais nacionais. O nome é uma homenagem a Sérgio Paulo Rouanet, ex Secretário de Cultura da Presidência da República.

A vantagem desse regulamento para os organizadores de evento é o incentivo financeiro oferecido a pessoas jurídicas e físicas: patrocinar a cultura através do Imposto de Renda (IR). Como? Empresas podem investir até 4% do IR devido e pessoas físicas até 6%.

Quem pode ser contemplado?

Todo e qualquer tipo de expressão cultural pode se beneficiar desse serviço público. A inscrição de um projeto pode ser feita por:

Como inscrever um projeto na Lei Rouanet?

Os interessados devem se cadastrar no sistema e preencher os formulários no site do SalicWeb. O tempo médio de espera do início da submissão da proposta até a autorização para a captação de recursos é de 90 dias.

Depois de apresentada, a proposta passa por uma análise do Ministério da Cultura. Os parâmetros de escolha são:

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Lei Rouanet e eventos: parceria para o sucesso

Ser aprovado na Lei Rouanet é o início da jornada para que um projeto seja viabilizado por ela. O Ministério fornece a chancela para que o proponente possa captar os recursos necessários para seu evento de acordo com o orçamento aprovado.

Grandes empresas costumam abrir editais anuais de patrocínio. Sabendo disso, uma boa ideia para quem produz é fazer cartilhas e manuais explicando o funcionamento da produtora, casos de sucesso e benefícios na utilização da lei. 

Além disso, relacionar o público-alvo do evento e da empresa patrocinadora pode ser uma ótima chance para aumentar as chances de se conseguir captar recursos! 

Portanto, pesquise as leis de incentivo cultural disponíveis, sejam elas federais, estaduais e municipais, e busque nelas mais uma frente de captação de recursos.

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