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Escolher nomes para eventos pode parecer uma tarefa simples, mas é de grande importância para quem produz. Afinal, um bom nome pode criar reconhecimento, fidelidade e ainda facilitar o marketing do evento, especialmente nas mídias sociais.
A criação do naming faz parte de seu branding, assim como o desenvolvimento de toda a sua identidade visual. Esse é um importante passo dentro da fase de planejamento do seu evento.
Confira neste texto dicas de ideias seguidas do processo criativo de grandes produtores, para ter inspirações para ajudar a escolher bons nomes para eventos!
Explore o local do evento no seu nome
Uma estratégia comum e extremamente eficaz para criar nomes de eventos criativos é destacar o local onde ele será realizado. Esse recurso aproxima o público, reforça a identidade do evento e ajuda até mesmo no reconhecimento geográfico, facilitando buscas e associações.
Rock in Rio
O primeiro exemplo é o festival Rock in Rio. Ele traz uma dica simples e extremamente funcional para a criação de um nome de evento: a exploração do lugar onde ele ocorrerá.
Ao criar o Rock in Rio, o empresário Roberto Medina, queria que o evento traduzisse o espírito da juventude brasileira. Isso se concretizava com o cenário do país, que saía de longos anos na ditadura para a democracia.
Apesar do grande apelo ao estilo rock’n roll e as apresentações de bandas como Queen, já em sua primeira edição o festival abriu espaço para artistas de outros gêneros musicais, como: Gilberto Gil, Alceu Valença e Elba Ramalho.
Com isso, podemos dizer que o “rock” de Rock in Rio sempre esteve mais ligado ao significado da palavra inglesa “rock”, que traz o sentido de “mexer, balançar” do que especificamente com o gênero musical rock’n roll. Esse significado, por sinal, vai ao encontro com o que Medina pretendia com o evento: “balançar” o Rio de Janeiro.
Essa ambiguidade do termo rock no nome do festival, porém, é proveitosa para o evento. Ela acaba sendo uma espécie até de “desculpa”, quando algumas pessoas reclamam que o festival deveria ter mais atrações roqueiras.
O que é inegável ao Rock in Rio é a sua forte ligação com a cidade do Rio de Janeiro. Tanto que mesmo quando acontecem edições do festival em outras cidades, como Lisboa, a identidade “in Rio” não muda, com o festival ganhando o nome Rock in Rio Lisboa, por exemplo. Isso é gestão de marca!
MECA Festival
Outro festival que tem utilizado de forma bem inteligente o nome do lugar onde é realizado para criar sua identidade é o MECA Festival.
Por ser um evento itinerante, que acontece em diferentes cidades do Brasil, o MECA “muda seu nome” de acordo com o local exato em que ele acontece. Por exemplo, MECA Inhotim, MECA Brennand, MECA Maquiné, MECA Brás e outros.
Electric Castle
Ainda considerando a localização exata do evento para inspirar o nome do evento, um exemplo é o festival Electric Castle. Ele acontece em um castelo medieval da Romênia.
Nesse caso, a excentricidade do lugar é um dos fatores que mais atraem os interessados em conhecer o festival. Então, nada como já usar esse atrativo no nome do evento.
http://https://www.instagram.com/p/CkQ2p2UoIXc/?utm_source=ig_web_copy_link
Coachella Valley Music and Arts Festival
Outra forma simples de criar bons nomes para eventos é utilizando do combo “localização + descrição”, como faz o Coachella Valley Music and Arts Festival. O nome do festival traz exatamente a sua localização (Coachella Valley) e a essência do que ele oferece ao público durante os dias de sua realização (Music and Arts).
Apesar de ser um nome grande e de difícil memorização, esse não é bem o resultado prático. Assim como muitas empresas e marcas, é comum que tanto na forma falada entre o público, quanto na forma escrita – principalmente em redes sociais – os nomes tenham adaptações. Isso faz com que o Coachella seja comumente chamado somente pelo “seu primeiro nome”, Coachella.
Seja criativo e brinque com as palavras
Outra abordagem poderosa na hora de criar nomes de eventos criativos é apostar na liberdade criativa: jogos de palavras, sonoridades únicas e expressões inventadas.
Essas escolhas não apenas se destacam, mas também despertam curiosidade e criam identidade de marca desde o primeiro contato com o público.
Lollapalooza
Você pode até pensar que o termo Lollapalooza foi criado exclusivamente para nomear o festival, mas não. Lollapalooza é um substantivo na língua inglesa, e que tem registros de seu uso há vários anos e em diferentes contextos.
Segundo Perry Farrell, criador do festival, ele ouviu o termo num episódio do seriado “Os Três Patetas”.
Mas, afinal, o que significa Lollapalooza? Segundo o dicionário Oxford, o termo significa algo atrativo e impressionante. Melhor nome impossível para um festival, não?
No caso do Lollapalooza, seu nome também ganhou uma adaptação para redes sociais, que acabou sendo “melhor que encomenda”: Lolla. Simples, fácil e memorável.
Analise a concorrência e crie um nome de evento criativo
Um bom produtor está sempre de olho no mercado. Ao definir o perfil do seu evento, você também identifica quem são os concorrentes diretos. E isso é essencial na escolha do nome.
Analisar como outros eventos do seu nicho se posicionam ajuda a identificar padrões. Se todos seguem a mesma linha, talvez o diferencial esteja justamente em quebrar essa lógica.
Um nome de evento criativo pode nascer da coragem de se destacar, não de se encaixar.
Tomorrowland
O Tomorrowland, por exemplo, não carrega em seu nome o termo “festival”, coisa que inúmeros outros eventos de música fazem. Todos sabem que o Tomorrowland é um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo. Não é preciso explicar isso em seu nome.
Tomorrowland, aliás, em uma tradução simples, significa “terra do amanhã”, o que retrata muito bem o sentido de “lugar único” e “espaço diferenciado” que o festival oferece aos seus fãs. Ele mostra que ali tudo é diferente do que você encontra em outros lugares.
#DicaSympla: ao criar o nome para seu evento consulte imediatamente se a marca já está registrada no INPI. Nos EUA, o nome Tomorrowland pertence à Disney. Por isso, nas duas vezes em que o evento foi realizado neste país, teve que se chamar TomorrowWorld.
http://https://www.instagram.com/p/CjXv4xZNs19/?utm_source=ig_web_copy_link
4 dicas para criar um nome de evento criativo
Agora você já conhece as principais referências para criar um nome de evento. É hora de colocar a mão na massa.
O nome ideal para um evento exige mais do que um momento de inspiração; envolve um processo estratégico para garantir que ele seja memorável, relevante e único.
A seguir você encontra 5 passos práticos, para desenvolver nomes de eventos criativos e que realmente vão se conectar com seu público.
1. Defina a essência do seu evento
Antes de pensar em um nome criativo para seu evento, é essencial compreender a essência da experiência que você quer oferecer. Isso começa por três pilares: o público, o tema e a emoção que o evento pretende transmitir.
Quando esses elementos estão claros, o caminho para um nome poderoso se abre. Por exemplo, bons nomes para festivais de rock geralmente evocam energia e atitude, enquanto eventos corporativos pedem uma abordagem mais sóbria e profissional.
2. Comece com um brainstorming estruturado
Hora de liberar as ideias, sem julgamento. Anote tudo que vier à mente: palavras ligadas ao público, tema e sensação que o evento quer transmitir.
Explore sinônimos, brinque com combinações, sons e até invente palavras. Quanto mais livre for o processo, mais criativas serão as possibilidades. Essa liberdade é essencial para gerar uma lista rica de possibilidades. Refinar vem depois. Primeiro, solte tudo.
3. Pense na sonoridade e simplicidade
Um nome de evento criativo precisa ser fácil de lembrar, pronunciar e escrever. Fale em voz alta: soa bem? Flui com naturalidade?
Nomes curtos funcionam bem em redes sociais e materiais gráficos, mas nomes mais longos, quando marcantes, também podem se destacar. O importante é que seja memorável.
Evite palavras com duplo sentido ou difíceis de escrever. Clareza também é criatividade.
4. Verifique a disponibilidade digital
Antes de se apegar ao nome, veja se ele pode realmente ser seu. Cheque se o domínio está disponível (como nomedoevento.com.br) e se o nome está livre nas redes sociais mais usadas pelo seu público.
Manter o nome consistente em todas as plataformas fortalece sua marca e facilita que as pessoas encontrem seu evento online.
5. Peça Feedback
Com 2 ou 3 nomes finalistas, compartilhe com pessoas de confiança, de preferência, que representem seu público-alvo.
Pergunte o que cada nome transmite para elas e veja qual é mais fácil de lembrar depois de um tempo. Esse retorno é essencial para garantir que a mensagem esteja clara e impactante.
Tire seu evento do papel, produtor!
Após a escolha do nome, é a hora de criar a página online do evento e começar a vender ingressos online.
Para isso, a Sympla é a maior plataforma do Brasil para criar diferentes jeitos de viver, com soluções completas para a publicação, gestão, venda e entrega das suas produções.
É possível criar sua própria página de vendas online, acompanhar os resultados em tempo real, ter acesso a um painel financeiro e de controle de participantes, e muito mais. Vamos lá? Agende uma demonstração e veja como a Sympla pode transformar o seu evento!

