Ao conferir nossa lista com os melhores aftermovies de festivais em 2018, é possível perceber a variedade de caminhos que um vídeo com essa temática pode seguir: criar histórias, focar na cidade que recebe o evento, mostrar as características do público que frequenta o lugar, transmitir a essência e o clima do festival, mostrar as atrações que passaram pela edição, revelar bastidores da organização…

As opções são realmente inúmeras, já que o material fica mais interessante ainda quando combina diferentes pontos de vista no roteiro, criando um vídeo original, completo e atrativo ao público. Afinal, os melhores aftermovies são aqueles que conseguem transmitir o espírito do evento e chamar a atenção de pessoas que ainda não o frequentam, além de despertar o desejo de ir à próxima edição.

Os melhores aftermovies de festivais em 2018

Para ajudar na criatividade e ideias que montarão o seu próximo vídeo pós evento, selecionamos os melhores aftermovies de festivais que aconteceram em 2018. Além das boas inspirações que podem surgir com esses vídeos, vale conferir também este post do blog, que explica porque um aftermovie pode ajudar na divulgação do seu evento.

Agora, vamos aos melhores aftermovies de festivais em 2018!

Oasis Festival

Sempre citado como um dos festivais mais interessantes do momento, o Oasis Festival inova a cada ano em seus aftermovies. Para 2018, o festival apostou em um filme que explora não apenas a experiência do festival como uma festa moderna, mas também toda a rica cultura da cidade e da população de Marrakech, onde o evento acontece.

O resultado é um aftermovie que nos dá vontade não só de ir ao festival, mas de preparar uma grande viagem ao Marrocos, para mergulhar na cultura e costumes do país por vários dias.

Electric Zoo

Misturando os melhores momentos do festival ao olhar de quem frequentou o evento, o Electric Zoo, que acontece em Nova York, pouco explora a cidade no vídeo, mostrando que as experiências vividas durante o festival são tão únicas, que ultrapassam a cidade em si.

A ideia de mostrar as cenas em uma sequência de dia, noite, dia, noite funcionou muito bem para demonstrar que o evento dura vários dias. Todos eles sempre bem intensos e com lotação do público.

Tomorrowland Bélgica

É difícil falar dos melhores aftermovies de festivais e não citar o material do Tomorrowland Bélgica, em qualquer ano. Isso porque foi justamente esse festival que embalou a tendência de aftermovies em eventos, a partir do vídeo lançado após o fim da edição do festival em 2011.

Para este ano, o Tomorrowland mostrou bastante da estrutura do festival, além de usar de depoimentos do público para explicar como é participar dessa experiência única. O vídeo tem 23 minutos, sendo bem maior que a média de até 10 minutos da maioria dos aftermovies. Só por isso já vemos que detalhes não faltaram no filme do Tomorrowland 2018.

Wonderfruit

Existem poucos festivais no mundo tão únicos quanto o Wonderfruit, na Tailândia. Ele tem chamado a atenção dos festivaleiros e produtores do mundo todo nos últimos dois anos por sua localização única, programação diversificada e senso de identidade impecável.

O aftermovie de um festival criado e organizado com tantos detalhes não poderia ser diferente. O vídeo nos dá a sensação de ver exatamente qual é a proposta diferenciada do evento, e consegue posicionar o festival como uma experiência cultural vivida e completa como poucos festivais do circuito global fazem.

Lollapalooza Berlim

Com ativações surreais e ocupando diferentes espaços, o Lollapalooza Berlim é um festival para se impressionar em termos de estrutura e proposta. Por isso, um aftermovie bem detalhado foi a escolha certeira da produção do evento para mostrar a aura do festival ao público que ainda não compareceu por lá.

Vale a pena reparar em como as cenas são apresentadas de uma forma “mais calma” que em outros aftermovies, fugindo do padrão de quanto mais imagens passando rapidamente na tela, melhor. No vídeo do Lollapalooza Berlim é realmente possível conferir muito do que rolou no festival, entendendo shows e ativações de um jeito mais completo e bacana.

Ultra Miami

Além de apresentar um conceito inicial que une todas as edições do Ultra Festival ao redor do mundo (e que funciona muito bem para reconhecimento da marca), o que faz o vídeo do festival entrar na lista de melhores aftermovies de 2018 é sua capacidade de mostrar todos os diferentes estilos de DJs e vertentes da música eletrônica que podem ser encontrados no evento.

O aftermovie do Ultra também nos insere completamente no festival, e é realmente bem difícil assistir aos 14 minutos do vídeo sem balançar a cabeça acompanhando a música pelo menos uma vez. Não precisa nem dizer que a vontade de estar lá e vivenciar tudo de perto cresce assim que o vídeo começa.

Lightning in a Bottle

Diferente de todos os outros vídeos listados até agora, o aftermovie do Lightning in a Bottle chama a atenção pela simplicidade do seu formato. Ao escolher como foco captar as pessoas que passaram pelo festival, a produção do vídeo teve espaço para usar a criatividade para deixar a edição mais curiosa e divertida.

Nesse caso vale perceber que a edição faz toda a diferença no resultado final, mesmo quando o evento não tem exatamente milhões de coisas para apresentar.

DGTL São Paulo

O DGTL é outro festival que sempre figura em listas de melhores aftermovies. E isso vale para todas as edições dos países em que o festival acontece, incluindo o Brasil.

Seu vídeo destaca bastante a cidade de São Paulo e como o clima urbano e cosmopolita da capital tem tudo a ver com o festival e seu público. Além disso, a narração é utilizada como um recurso diferencial, que quase nunca é lembrado em aftermovies mas, quando bem utilizado, deixa o vídeo ainda mais interessante e contextualizado.

Rock in Rio Lisboa

O Rock in Rio Lisboa entra na lista de melhores aftermovies de festivais em 2018 por mostrar que é possível resumir um evento e passar toda a essência do mesmo em um vídeo com menos de 2 minutos. Mesmo de forma bem sucinta, o Rock in Rio Lisboa conseguiu mostrar tudo o que o festival teve, inclusive áreas mais exclusivas e bastidores do palco.

O mesmo formato pode ser aplicado em vídeos para eventos menores que um festival, que duram um dia ou apenas algumas horas. O importante é apostar num aftermovie para o seu evento.

Sziget Festival

Olhando o aftermovie do Sziget Festival você realmente se pergunta como todas aquelas experiências foram possíveis em um único festival. Mas foram, e é por isso que o evento é tão incrível.

E apesar de ser tão recheado de atrações dos mais diferentes campos das artes, seu vídeo com quase 6 minutos dá conta de mostrar todas essas experiências e atividades, a variedade de artistas, espaços e como o público se conectou e aproveitou tudo isso.

Electric Love Festival

Mostrando a diversidade do público através de depoimentos e imagens muito bem escolhidas, o Electric Love Festival também merece destaque por revelar os bastidores do evento, desde ensaios, planejamento para enfrentar chuva, a vivência no acampamento outros detalhes que fazem do evento ser o que é.

Mostrar os bastidores não tira o glamour de um evento, pelo contrário só o torna mais interessante e respeitável. E para o público que deseja ir numa próxima edição, ver detalhes como o camping ajuda a se preparar e saber o que encontrar durante a experiência.