Em 2020, vimos o número de eventos online aumentar consideravelmente em todo o mundo devido à pandemia do Coronavírus. Da mesma maneira, também acompanhamos o crescimento das ações solidárias por parte de pessoas e de várias instituições, que têm feito campanhas de doações de diversos tipos.
Além do viés solidário, a transmissão desses eventos também visa divulgar empresas locais, entreter quem está em casa e unir pessoas de diferentes lugares do mundo.
Mas qual a melhor forma de organizar eventos solidários? Separamos aqui algumas sugestões para você organizar um evento solidário de sucesso para arrecadar doações online.
Dentre as principais categorias de eventos solidários, podemos destacar:
- Ingresso Solidários podem ser adquiridos pelo público para espetáculos que assistirão no futuro e, ao mesmo tempo, estarão ajudando os profissionais da cultura que estejam em situação de vulnerabilidade.
- Campanhas de Doações, que podem ser promovidas através de apresentações online, em que o artista divulgará um link específico para que as doações sejam feitas;
- Peças de Teatro Online, com transmissão direta do teatro ou da casa de cada artista, ao vivo. Nesse caso, toda a arrecadação, ou parte dela, será destinada para instituições de caridade ou para apoio a campanhas em benefício dos profissionais das artes;
- Meet and Greet com artistas, onde o artista promoverá um bate-papo exclusivo com os participantes que adquirirem ingressos, podendo este variar o valor de acordo com o tempo que o participante ficará com o artista.
Independentemente do formato escolhido, é fundamental manter a transparência, informar quais empresas estão em ação conjunta à campanha e informar qual o destino da contribuição de cada participante. Desenvolver metas, estipular valores mínimos e máximos de doação são ações que aumentam o alcance e promovem o engajamento das pessoas à causa.
Divulgação dos eventos solidários: como fazer?
Uma dica interessante para divulgar seu evento solidário é montar uma campanha de divulgação que seja capaz de mostrar a realidade da instituição ou das pessoas que precisam das doações. Isso irá criar empatia nas pessoas, já que sempre que conhecemos melhor uma situação e até nos imaginamos vivendo esse cenário, ficamos mais motivados a ajudar e realizar uma doação.
Todo evento solidário busca sensibilizar o público em relação a uma causa beneficiada, e é muito importante ter a participação do maior número de apoiadores possível para que os trabalhos continuem a ser desenvolvidos.
Graças à tecnologia, essa campanha de divulgação pode ser realizada através das principais redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube e até mesmo o LinkedIn), seja da própria instituição que está realizando o evento solidário, ou dos artistas e apoiadores envolvidos. Assim, será possível atingir um número maior de potenciais doadores.
#DicaSympla: a Sympla possui ferramentas que podem ser utilizadas para a realização de seu evento solidário! Você pode optar por dois tipos de ingresso: gratuitos (os fundos serão arrecadados com as doações durante a transmissão) ou pagos (a venda dos ingressos sendo revertida para a instituição). A divulgação poderá ser realizada através de um link ou de um QR Code :)
Cases de eventos solidários para se inspirar
Rede de Afetos Cultura Niterói
A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói, disponibilizou por meio da Sympla o evento Ingresso Solidário – Faça parte da rede de afetos da Cultura de Niterói. Estes ingressos funcionam como um vale e seu valor poderá ser utilizado no futuro, para ser trocados por entradas para shows, peças, exposições, saraus, filmes, entre outros.
Todo o dinheiro arrecadado será utilizado para a aquisição e distribuição de cestas básicas a serem destinadas a profissionais da cultura em situação de vulnerabilidade social, incluindo artistas, técnicos, prestadores de serviços em geral nas áreas de arte e cultura.
Fundo Marlene Colé
O Fundo Marene Colé é uma campanha que promove ação para ajudar profissionais das artes cênicas. Esse fundo foi criado após a morte da camareira Marlene Colé, que trabalhava no Teatro Municipal de São Paulo (tendo passado por diversas outras produções) com suas economias feitas ao longo da vida. Como não tinha parentes, seus amigos criaram o fundo após sua morte para honrar o nome de Marlene, essa que sempre foi muito preocupada em ajudar o próximo.
O fundo já existe desde 2016, mas com a pandemia do Coronavírus, foi criada uma campanha de doações na Sympla que conta com apoio de artistas, produtores e diversos voluntários. O intuito da campanha é dar assistência a 15 mil profissionais das artes e suas famílias que precisam de ajuda urgente. As doações podem ser feitas através da página Campanha – Fundo Marlene Colé.
Mesa Brasil SESC
O Mesa Brasil Sesc, de Belo Horizonte, vem realizando diversos espetáculos online com artistas renomados. Em um projeto com o Palco Instituto Unimed-BH, transmitem peças de forma gratuita, diretamente do palco do teatro, como “Os vilões de Shakespeare – com Marcelo Serrado”, e “E foram, quase felizes para sempre – com Heloisa Périssée”. A receita arrecadada será doada para as campanhas em benefício dos profissionais das artes.
Além de ter os eventos publicados na Sympla, durante a transmissão de cada peça, os participantes são convidados a realizar suas doações através de um QR Code estrategicamente posicionado na tela.
Diante de tantas possibilidades, é preciso ir além, repensar sua estratégia, seu negócio e focar em resolver as adversidades. Estamos todos passando por dificuldades parecidas e, muitas vezes, são nos momentos de incertezas que nos deparamos com nosso verdadeiro propósito. Então, por que não apoiar uma causa nobre e ainda praticar o bem?
Preparado para estrear seu primeiro evento solidário?