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É como diz o ditado: quem não é visto, não é lembrado. Se o espaço de eventos não se fizer conhecido, dificilmente as pessoas vão comparecer às festas promovidas por ele. Por isso, é importante manter o local sempre bem divulgado. 

Para que ele seja reconhecido no mercado, o organizador deve investir no desenvolvimento de uma boa campanha de marketing, apostando nos meios tradicionais e, especialmente, na internet. 

Continue a leitura do artigo e veja dicas de como trabalhar no impulsionamento de um espaço para eventos!

O que não pode faltar em um espaço para eventos?

Antes de saber como divulgar um espaço para eventos, é importante entender como valorizá-lo para o público. 

Primeiro, é preciso refletir sobre o tipo de empreendimento, sua proposta e quais eventos ele atende. Assim, o empreendedor pode se certificar de que a estrutura e aparelhamento do local atende de forma adequada a classificação do negócio. 

Para isso, é interessante responder algumas perguntas sobre o espaço, como:

  • ele é mais básico ou sofisticado? 
  • quantas pessoas o local consegue comportar? 
  • que tipo de eventos ele atende? (casamentos, formaturas, festivais, conferências, festas infantis e etc).

Em um espaço que se destina à produção de eventos corporativos, por exemplo, é interessante ter cobertura para proteger os participantes da chuva e outras situações climáticas.

Nos locais fechados, para evitar temperaturas elevadas e causar desconforto no público, é importante ter isolamento térmico. Já pensou deixar de produzir um casamento ou outro evento por conta do calor do ambiente?

Além disso, para potencializar o sucesso do espaço para eventos, o organizador pode:

  • oferecer serviços de buffet;
  • equipar o espaço com mesas, cadeiras e outros utensílios necessários;
  • ter parceiros para oferecer outros serviços que o cliente pode procurar;
  • garantir boa acessibilidade;
  • disponibilizar espaço de estacionamento;
  • entre outros. 

4 dicas para divulgar um espaço para eventos!

Agora que você já sabe como valorizar um espaço para eventos, chegou a hora de aprender a divulgar o local para atrair a atenção do público! 

O objetivo maior deste trabalho é estar na mente das pessoas, tornando-se conhecido para ser lembrado quando um novo evento for produzido. E a disseminação da empresa não deve se resumir apenas a anúncios em mídias off-line.  

O processo também necessita de estratégia e um bom conhecimento do perfil dos seus clientes (tanto de possíveis interessados no serviço do organizador, quanto do público frequentador). Assim, é possível escolher os meios de comunicação mais eficientes para atingir o público-alvo. 

Existem diversos tipos de divulgação, como: 

  • imprensa  — jornais, revistas, rádio e TV;
  • marketing direto — conjunto de estratégias focadas em promover produtos ou serviços para um público específico a partir de ações diretas, como e-mail marketing, televendas e outras ações digitais personalizadas;
  • telemarketing;
  • visitas pessoais;
  • ações promocionais;
  • outdoors;
  • redes sociais.

Veja a seguir mais dicas de como tornar o seu espaço para eventos mais conhecido! 

1. Tenha um canal de conteúdo

É importante ter um canal em que o organizador possa criar e publicar conteúdos sobre o espaço de eventos, com o objetivo de formar um público fiel. Se o local possui um site, por exemplo, pode ser criado uma página de blog com essa finalidade. 

Esse canal pode ser usado para transmitir avisos e informações importantes, tirar dúvidas, dar dicas e previsões dos próximos eventos, entre outros. 

Tendo consciência de quem é o público frequentador do local, pode ser definido um perfil de quais são as pessoas que deverão ser impactadas pelos conteúdos (crianças, amantes de MPB, fãs de esporte, são alguns exemplos). A partir disso, o organizador deve procurar entender o que procuram e esperam do local, para produzir conteúdos que sejam relevantes para essas pessoas. 

Assim, ele conseguirá atrair a atenção de quem realmente importa para o espaço de eventos.

2. Seja presente nas redes sociais

Segundo uma pesquisa realizada pela Amper, WeAreSocial e Hootsuite, mais de 4,2 bilhões de pessoas no mundo usam as redes sociais, o que representa 53,6% da população da Terra. 

No Brasil, são mais de 150 milhões de usuários e a taxa pelo total de habitantes é de 70,3%, uma das maiores dentre todos os países.

Não dá para negar a força das mídias sociais diante dos dados. Assim, estar fora desse universo é perder oportunidades de fazer o espaço para eventos ser mais conhecido e atrair pessoas interessadas nas produções do local. 

Portanto, não desperdice o meio de divulgação. É importante identificar quais as redes mais frequentadas pelo público do espaço de eventos e criar uma página ou perfil para compartilhar imagens, vídeos, calendário das festas, entre outras informações. 

Ainda, é possível promover um tour virtual para que as pessoas conheçam o local. 

3. Invista em links patrocinados

Os links patrocinados são um formato de anúncio publicitário veiculado na internet, sendo uma publicidade paga que é exibida nos resultados de pesquisas feitas pelos usuários.

É comum que as redes sociais restrinjam o alcance de algumas publicações, a menos que seja investido um valor para promovê-las. 

Esse processo é conhecido como tráfego pago e tem o objetivo de trazer pessoas potencialmente qualificadas para conhecer, se relacionar e comprar da sua marca (no caso, o seu espaço de eventos). 

4. Promova uma grande festa e divulgue o resultado!

Que tal dar destaque a um grande evento realizado no espaço? Divulgar os melhores trabalhos, contando como foi realizada a produção, é uma forma de mostrar às pessoas o que o local é capaz de oferecer, convencendo o público sobre a qualidade do trabalho. 

Veja mais dicas da Sympla para produções incríveis!

Viu como é fácil potencializar a divulgação de um espaço de eventos? Tornar o local mais conhecido e apreciado é uma forma de valorizá-lo e atrair mais público para as produções. 

Outra forma do organizador facilitar o encontro e acesso das pessoas às produções é estar em uma plataforma de eventos. O recurso não só facilita a compra de ingressos de forma online, como também apoia o produtor na otimização do trabalho. 

Aproveite e leia também sobre como escolher a melhor plataforma de eventos e veja como as funcionalidades da inovação tecnológica contribuem para o sucesso do seu espaço de produções!