Já ensinamos os 10 passos para organizar uma festa junina perfeita! E, para deixar esse universo de bandeirinhas, roupas coloridas em xadrez, pescaria, tiro ao alvo, fogueira e correio do amor ainda mais completo, vamos falar de comidas de Festa Junina?

A tradição da festa de São João foi trazida pelos portugueses e ela é levada tão a sério, que em algumas cidades do Brasil chega a durar um mês inteiro!

Comidas típicas de festa junina

São tantas as receitas queridinhas do público que só de pensar faz a boca salivar e o coração ficar quentinho. De forma geral, os pratos tradicionais também levam alguns ingredientes típicos, como: milho, amendoim, mandioca e coco. 

E, então, eles se transformam em: cocada, quentão, pipoca, maçã do amor, canjica, arroz doce, bem-bocado, doce de abóbora, quebra queixo, rosquinhas de São João, vinho quente, churros, favo holandês, suco de milho verde, pé de moleque, caldo de mandioca, galinhada, broa, milho, curau, doces feitos com tapioca, empadão, pão de queijo, canjica, amendoim, pastel, cachorro-quente, crepes, caldo de feijão, canjiquinha, paçoca, polenta, bolo de fubá…

Banner_BaixeGratis_Blog_Template-comidas-de-festa-junina

Para mergulhar de cabeça no tema, o produtor de eventos precisa considerar as comidas que serão servidas na festa. Como já foi citado, existem diversas comidas típicas dos arraiás. Confira a seguir como é a preparação de algumas delas:

Canjica

Ingredientes

  • 500 g de canjica branca;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 vidro de leite de coco;
  • 50 g de coco ralado úmido e adoçado;
  • 1 litro de leite;
  • 8 colheres (sopa) de açúcar;
  • canela em pó a gosto.

Para preparar essa delícia, lave a canjica com água corrente e deixe de molho por aproximadamente 4 horas com o açúcar. Depois, cozinhe na panela de pressão com 2 litros de água por, aproximadamente, 20 minutos ou até que esteja macia. Então, coloque em outra panela, acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado. Deixe ferver por 10 minutos mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo quando estiver bem cremosa e polvilhe a canela em pó a gosto. Receita do Tudo Gostoso.

Pamonha

Ingredientes

  • 5 espigas de milho com palha;
  • ¼ de xícara (chá) de coco fresco ralado;
  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • 1 pitada de sal.

Para começar, retire as palhas das espigas, com cuidado para que não rasguem, mergulhe as palhas em água fervente por um minuto e transfira para uma tigela. Então, prepare as pamonhas: com um ralador médio, dentro de uma tigela grande, rale as espigas de milho. Depois de raladas, raspe cada sabugo com a parte de trás de uma faca. Sobre uma tigela, peneire o milho ralado, espremendo bem o bagaço com a parte de trás de uma colher até tirar todo o líquido, depois descarte o bagaço. Junte ao líquido o coco ralado, o açúcar, o sal e misture bem até adquirir consistência de creme.

Para fazer a embalagem da pamonha, deite na bancada duas palhas, uma de frente para outra, com as laterais encaixadas. Unidas, elas devem tomar a forma de um tubo. Use um barbante para amarrar a extremidade de baixo, bem firme. Com uma mão, segure essa parte, deixando a extremidade solta virada para cima e, com um funil, despege o creme. Feche a pamonha e amarre o topo com um barbante, deixando cerca de 3 cm de espaço entre o recheio e o enlace, para não vazar. Transfira para um prato e repita o processo até acabar todo o creme.

Transfira as pamonhas para a panela com água fervente e deixe cozinhar por 30 minutos. Retire com uma escumadeira e deixe esfriar antes de abrir. Receita do Panelinha.

Quentão

Ingredientes

  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar;
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de água (300 ml);
  • 1 pedaço de gengibre picado;
  • 1 limão em rodelas;
  • 3 cravos-da-índia;
  • 2 pedaços pequenos de canela;
  • 4 xícaras (chá) de cachaça.

Derreta o açúcar em fogo alto até caramelizar e adicione os demais ingredientes, exceto a cachaça. Mexa até dissolver o açúcar e, com cuidado, acrescente a cachaça. Deixe ferver em fogo baixo por 3 minutos e sirva em canecas de barro ou louça, para que se mantenha quentinho. Receita da Ana Maria Braga.

Pé de moleque

Ingredientes

1 xícara (chá) de açúcar;
1 xícara (chá) de amendoim sem pele e torrado;
1 lata de leite condensado (lata ou caixinha) 395g.

Em uma panela, misture o açúcar e o amendoim e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até o açúcar caramelizar, sem deixar escurecer. Adicione o Leite MOÇA em fio e mexa com colher de cabo longo, por cerca de 15 minutos ou até a massa se desprender do fundo da panela. Unte uma superfície lisa de mármore ou assadeira com manteiga, despeje a mistura e nivele com a ajuda de uma espátula ou rolo de massa. Deixe esfriar e corte em losangos. Receita da Nestlé.

Diferentes tipos de comidas de festa junina por região

Nosso brasilzão é tão grande que, quando falamos das comidas de festa junina, as variações são grandes de estado para estado.

Em Goiânia, por exemplo, temos a “chica doida” como comida típica de festa junina: consiste numa massa bastante condimentada e apimentada feita com milho, que é servida numa cumbuca, fazendo cair o queixo de quem come pela primeira vez. Além disso, o empadão goiano, que consiste basicamente numa torta recheada de várias formas, se faz presente nesses eventos! O recheio mais comum é frango desfiado, azeitona, palmito, ervilha e milho.

No Maranhão, arroz de cuxá é visto nas barraquinhas. Para quem nunca ouviu falar, o cuxá é um molho feito com vinagreira (uma planta alimentícia não convencional que também é conhecida como azedinho ou cururu da Guiné), gergelim, camarão seco, farinha de mandioca seca e pimenta-de-cheiro, que são ingredientes facilmente encontrados na região.

Em Porto Alegre é comum comer pinhão, que é uma semente cheia de gorduras boas. Quando cozido, seu interior fica macio e saboroso, sendo consumido pelos gaúchos feito pipoca, tanto que é servido num saquinho de papel, acompanhando bem as bebidas servidas no São João.

Em Belo Horizonte, o pé de moleque, também conhecido como “quebra dentes”, reina! Os mineiros não abrem mão da iguaria, que é feita com amendoim torrado e rapadura. Na América do Norte esse doce é conhecido como “peanut britlle”, a diferença é que por lá os americanos costumam usar o mel de abelha no lugar da rapadura.

Os belorizontinos também costumam ter a canjiquinha sempre à mão nas festas juninas, que é feita com milho e servida numa panela de barro, que mantém o calor durante o cozimento dando à iguaria um sabor único! Afora isso, o pão de queijo não perde lugar durante a festança!

Na região Norte, a tradicional quadrilha divide espaço com a famosa festa de Boi-Bumbá. Já no cardápio, entram também o tacacá e o bolo de macaxeira (ou mandioca).

Receitas inovadoras de comidas de festa junina

Para deixar sua quermesse ainda mais apetitosa, trouxemos 2 dicas de receitas simples que podem ser feitas para deixar todo mundo com água na boca. Anotem aí:

Chocolate quente

Essa receita é cremosa e vegana!

Ingredientes

  • 200ml de leite de coco
  • 100ml de leite de castanha de caju (esse ingrediente pode ser substituído pelo leite de coco. Se optar por não usá-lo, ao invés de 200ml use 300ml de leite de coco)
  • 2 cl. (de sopa) de cacau em pó 100%
  • 1 pitada de canela
  • 1 pitada de noz moscada

Leve todos os ingredientes ao fogo médio até que a mistura fique bem homogênea. Se quiser, salpique um pouco de canela por cima antes de servir.

Acompanha lindamente qualquer comida de festa junina! Se quiser adicionar álcool à bebida, sugerimos 1 dose de conhaque de boa qualidade.

Comidas de Festa Junina Chocolate-Quente

Dadinho de tapioca com melado de alecrim apimentado

Parece pão de queijo, mas não é. Essa receitinha leva um ingrediente típico da região nordeste: tapioca granulada, que pode ser encontrada em vários supermercados. Só não vale confundir com a tapioca hidratada!

Ingredientes

  • 700ml de leite de vaca
  • 300ml de leite de coco
  • 400g de queijo de coalho ralado
  • 400g de tapioca granulada (não confunda com a tapioca hidratada!)
  • 1 pimenta dedo de moça picadíssima (opcional)
  • Alecrim muito bem picado a gosto* (opcional)
  • 200ml de melado de cana ou mel
  • Óleo de girassol para fritar

*O alecrim pode ser usado no molho ou misturado na massa!

Como fazer

Misture o melado com a pimenta dedo de moça e o alecrim. Reserve.

Esquente os leites mas não deixe ferver. Quando estiver quente, desligue o fogo e, mexendo durante todo o processo, adicione a tapioca, o queijo, o leite de coco e o sal. Mexa até ficar homogêneo.

Num tabuleiro pequeno e forrado com plástico filme, coloque a mistura gentilmente e passe uma espátula por cima para igualar todos os lados. A altura da massa deve ter dois dedos de espessura.

Leve à geladeira por pelo menos 3 horas. Após, corte em cubos e reserve.

Aqueça o óleo numa panela alta e coloque os dadinhos com cuidado um a um e deixe fritar até que fiquem dourados de todos os lados. 

Sirva acompanhado do melado.

Comidas de Festa Junina - Dadinho de TapiocaDica:

Se preferir, dá para assar os dadinhos! Basta untar uma forma com qualquer óleo (o de coco confere um gostinho adocicado especial à receita), e assar a 200ºC por cerca de 30 minutos ou até dourar. Nesse caso, vale virar os dadinhos na metade do tempo, para que fiquem dourados de todos os lados.

E aí, o que achou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos :)

Texto escrito por Carolina Dini, responsável pelo Cebola na Manteiga