A precificação dos ingressos é uma etapa importante da realização de um evento. Mas, não é possível determinar o valor do ticket sem compreender a taxa de serviço cobrada pelo uso da plataforma digital.
Na Sympla, o valor só é cobrado para eventos pagos e diz respeito ao uso da solução digital para publicação, gestão, venda e entrega das produções. Neste texto, você entende:
→ O que é a taxa de serviço?
→ Qual é o valor da taxa de serviço para cada tipo de criação;
→ Qual é a modalidade mais adequada para o seu evento.
O que é uma taxa de serviço?
Quando o consumidor final compra ingressos para um evento, ele paga o valor do ticket que foi determinado pelo produtor mais um percentual pelo uso da solução digital.
Afinal, é na plataforma digital que se dá a publicação do evento, a seleção dos ingressos, a transação financeira, o envio dos bilhetes – tudo em um ambiente seguro, que tem mecanismos para proteger os dados dos seus consumidores.
O valor dessa taxa varia de acordo com o preço do ingresso e a modalidade escolhida pelo produtor, mas é sempre uma porcentagem do preço do ticket. Isso significa que quanto maior o valor do ingresso, maior é a taxa de serviço.
Como funciona a taxa de serviço da Sympla?
Na Sympla, o produtor de eventos pode optar por três modalidades diferentes de criação de eventos, o que impactará na taxa de serviço cobrada. Entenda:
Criações gratuitas:
Não há cobrança de taxa para eventos gratuitos na Sympla. Isso significa que o produtor poderá usar as soluções de venda de ingressos e gestão de eventos sem que o consumidor tenha que pagar nada por isso.
A gratuidade vale para eventos presenciais e conteúdos digitais gratuitos e inclui o atendimento nos canais de comunicação da Sympla.
Criações pagas:
Para vender na Sympla com todas as possibilidades de monetização, há uma taxa de serviço de até 12% do valor do ingresso ou inscrição – ou um valor mínimo de R$2,50.
A taxa de serviço será paga pelo consumidor, que poderá conferir qual é o custo e o valor total a ser pago antes de concluir a compra.
#DicaSympla: Vale lembrar que os produtores também podem absorver esse valor. Para isso, basta acessar a Área do Produtor, ir até a etapa de configuração dos ingressos e selecionar Absorver taxa de serviço. Assim, o valor da taxa não será mostrado ao consumidor final.
A plataforma é self-service e dá autonomia para que o produtor cadastre e acompanhe, em tempo real, relatórios com as métricas mais relevantes para o evento. O atendimento pelos canais de comunicação da Sympla também está disponível nessa modalidade.
Criações Enterprise:
Para eventos com necessidades específicas, a Sympla oferece uma solução customizada. São produções que precisam, por exemplo, de uma ferramenta para venda de ingressos com lugar marcado ou de suporte em operação local.
Para esses eventos, a taxa de serviço pode variar de acordo com as demandas da produção, e a melhor forma de entender o valor é conversando com um consultor da Sympla.
A modalidade enterprise permite modelo de atendimento direto, onde o produtor fica em contato direto com especialistas da Sympla. Além disso, nesse formato, é possível contar com uma equipe em campo, para realizar o controle da portaria do evento. Tratam-se de serviços oferecidos sob negociação, e os consultores da Sympla são preparados para auxiliar os produtores a encontrarem a solução ideal.
? Vale lembrar que você, produtor, decide se vai repassar a taxa ao consumidor ou absorvê-la. Entenda na Central de Ajuda.
Falta pouco para criar o seu evento com a Sympla!
Que tal cadastrar o seu evento no maior ecossistema do Brasil? Seja a sua produção presencial, digital ou híbrida, existe uma solução da Sympla para você. Crie seu evento e acompanhe as vendas de ingressos e inscrições em tempo real. Crie o agora! ?