Por Laura Rodrigues, Gerente de Branding da Sympla. 

 

A história da Sympla, empresa mineira nascida em Belo Horizonte, com a cidade de Salvador não começou agora, ela é de outros Carnavais. No entanto, nos últimos meses, nós decidimos mergulhar de cabeça e aprofundar nossas raízes nesse polo cultural tão valioso para o setor de eventos. 

Desde o início, a ideia era mais audaciosa do que uma simples estratégia de expansão: nosso desejo era estar muito perto dos produtores de eventos da cidade, conhecendo seus desafios a fundo, entendendo as particularidades do mercado de eventos soteropolitano e contribuindo para o sucesso das suas produções, sempre lado a lado. Afinal, o olho no olho tem tudo a ver com a Sympla! E comigo também, já que sempre trabalhei muito próxima do atendimento aos clientes, principalmente através de iniciativas de mídias sociais e live marketing, e acredito profundamente na comunicação como a chave para o sucesso de qualquer relação, inclusive corporativa.

Para estar próximo de quem movimenta a cidade, nada melhor do que um encontro feito por produtores de eventos e para produtores de eventos. E assim nasceu o Symplifique Salvador, que aconteceu no início deste mês de março, no centro histórico da capital baiana, reunindo organizadores para uma noite de muitos encontros, conteúdo rico e conversa boa.  

O Symplifique é um evento itinerante que já coleciona edições, sempre com o mesmo objetivo: promover conexões genuínas no mercado de eventos. Já levamos o evento para escritórios de big techs no Brasil, como Google e LinkedIn, e tivemos formatos dedicados a segmentos específicos, como Corporativo e Entretenimento. Pela primeira vez, no entanto, tínhamos o objetivo de organizar um evento focado em uma praça de atuação da Sympla, criando ali um espaço exclusivo de troca de ideias e experiências. E assim fizemos: na primeira quarta-feira de março, reunimos mais de 80 personalidades da indústria, entre organizadores, representantes do setor público e de grandes empresas, jornalistas e influenciadores locais na cidade de Salvador. 

Simplificando o acesso à informação

Eu diria que o grande diferencial do Symplifique é o conteúdo oferecido, seja ele em forma de palestra, roda de conversa ou bate-papo. Estamos falando de experts da indústria discutindo o que há de mais relevante no setor em uma noite. Para a edição de Salvador, além de convidarmos especialistas da Sympla, tivemos a participação de representantes de diversas organizações ligadas ao mercado de eventos.

Eu destaco, por exemplo, a participação da Ana Addobbati, fundadora da Livre de Assédio, uma organização pioneira na criação de protocolos de prevenção ao assédio sexual, moral e discriminação para eventos e espaços de entretenimento. Ao lado do nosso Diretor Jurídico, André Drighetti, ela trouxe as principais exigências da nova Lei Federal que entra em vigor no fim de junho, visando evitar o constrangimento e a violência contra as mulheres. O papo trouxe, em primeira mão, dicas práticas para os produtores se adequarem ao novo cenário.

Para falar aos produtores presentes sobre atração de patrocínio e parcerias, trouxemos os representantes das grandes empresas. No palco, nosso Diretor de Estratégia, João Kitsis, conversou com a Gabriele Camargo, que é Gerente de Marketing de Experiência da Ambev, sobre o que as corporações buscam no setor de eventos. 

Depois de uma boa dose de conteúdo, com dicas práticas e atualizações sobre o mercado, era hora de se voltar para o tema do evento, a cidade de Salvador. O grande destaque da programação trazia nomes de peso da cidade para uma conversa sobre os desafios de impulsionar o mercado de eventos da capital pós-Carnaval. Uma oportunidade única de ouvir pessoas inseridas na indústria soteropolitana de eventos – como a DJ e sócia do BOMBAR Gabi da Oxe – discutindo a agenda cultural da cidade. Um papo imperdível sobre gestão, planejamento e diálogo com outros setores, que contou também com a participação do presidente da Associação Baiana dos Produtores de Eventos (ABAPE), Moacyr Villas Boas, e Pedro Dornas, da AMCHAM Bahia.

Trata-se de um conteúdo rico que vai de encontro à nossa missão de simplificar o dia a dia do produtor de eventos. É por isso que eu fico feliz em compartilhar que vamos disponibilizar todas as palestras do Symplifique Salvador em nossa plataforma de educação, o Sympla Academy. Para conferir, basta acessar o conteúdo digital. 

Nós entregamos um Symplifique lindo na cidade, que é nossa nova casa, onde também inauguramos um escritório Sympla no início deste ano. Acredito que falo por toda a companhia quando digo que a sensação é de dever cumprido. Afinal, não há nada melhor para quem produz experiências do que ouvir uma série de perguntas sobre a próxima edição antes mesmo do fim do evento. Por essa receptividade e acolhida do público de Salvador, eu agradeço muito. Também deixo o meu muito obrigada aos Symplers que tiraram esse projeto do papel com maestria, fazendo jus ao nosso mote “de produtores para produtores”. Por fim, nós somos gratos a cada um dos participantes que deu vida ao evento. Não vamos parar por aí, o Symplifique seguirá promovendo conexões e trocas entre quem é tão apaixonado por eventos como nós!