Qual é a função do stand em eventos? É muito comum ver o recurso sendo utilizado em feiras, exposições e congressos dos mais diversos gêneros. Eles servem como uma espécie de “vitrine”, já que a função é justamente apresentar algo a alguém.
Portanto, eles podem e devem ser usados pelo organizador em demonstrações e lançamentos de produtos e serviços e até mesmo para divulgar outras edições da produção ou projetos relacionados.
Mas, para que ele tenha o efeito esperado, contribuindo para a experiência positiva dos participantes, é importante saber como usá-lo nos eventos. Por isso, a Sympla reuniu algumas dicas e cuidados que é preciso ter ao montar essa estrutura. Confira!
5 dicas para utilizar stand em eventos da forma correta
Embora existam diferentes formatos de eventos — congressos, feiras, palestras, conferências, entre outros —, o público sempre espera ser impressionado de formas inovadoras. Para isso, o organizador precisa apostar na criatividade e bom uso dos recursos que têm em mãos.
Quando bem usado, o stand nos eventos contribui de forma positiva para a percepção dos participantes, apresentando a eles de forma direta um serviço ou produto, que pode ser de um parceiro ou patrocinador do projeto. Mas, o recurso serve para muitos propósitos, alguns deles são:
- apresentar-se ao público;
- fortalecer a imagem institucional;
- apresentar/demonstrar produtos ou serviços;
- servir como um ponto de vendas;
- estreitar os laços com os participantes e fazer contatos.
Viu só como o stand em eventos pode ser efetivo? Confira agora algumas dicas de como usá-lo da forma correta.
1. Defina um objetivo para atingir com o uso do stand em eventos
Assim como qualquer outro elemento, o stand em eventos precisa desempenhar uma função. Por isso, antes mesmo da escolha da estrutura que será utilizada, o organizador deve definir um objetivo a ser cumprido com o uso do recurso.
Seja divulgação de um produto, relacionamento com o público, garantir a venda dos ingressos da próxima edição de um evento, entre outros, o importante é que a razão esteja clara para toda a equipe envolvida.
Após determinar o objetivo, o produtor terá que identificar os pontos chave para que ele seja alcançado no decorrer do evento, o que leva para a próxima dica. Confira!
2. Atenção para a organização
Com o objetivo definido e um plano de como alcançá-lo, o produtor precisa estar atento para não deixar nada escapar. Afinal, gerenciar um stand em eventos não é uma tarefa fácil, é preciso ter muita organização.
Crie um checklist para se certificar de que tudo está caminhando conforme o planejado e prevenir dores de cabeça.
Nesta etapa, é importante que o organizador confirme, por exemplo, prazos de fornecedores e repasse os objetivos do stand com o patrocinador ou parceiro que ficará à frente.
Não esqueça que para esse recurso ter o efeito esperado, precisa contribuir positivamente para a experiência do participante e, por isso, os detalhes fazem toda a diferença.
3. Busque referências antes de decidir o modelo do stand
Pesquise como a concorrência tem usado stand em eventos, não escolha o seu logo de cara. Procure por tendências do mercado e outros exemplos para se inspirar. Lembre-se que a proposta é inovar para surpreender o público.
4. Escolha um bom local
Tanto o local do evento, quanto a área em que o stand ficará posicionado, fazem toda a diferença na estratégia.
De nada adianta, por exemplo, investir em uma super estrutura da tenda para chamar a atenção dos participantes se ela estiver escondida, muito afastada ou se o lugar escolhido para a realização da produção tiver pouca acessibilidade.
Por isso, preste bastante atenção e coloque o stand em um ponto que seja espaçoso e tenha um bom tráfego de pessoas.
5. Chame a atenção dos participantes
É como diz o ditado: quem não é visto, não é lembrado. Não basta montar a estrutura e esperar que as pessoas venham ao local. O organizador deve investir na divulgação do stand e em recursos que chamem atenção para ele, como:
- faixas;
- luzes;
- indicações e placas no espaço do evento;
- mencionar o stand na programação do evento;
- comunicações sonoras;
- promover atividades interativas no stand.
Melhore ainda mais a experiência de um evento com a Sympla!
Como foi possível ver, investir em stand em eventos é uma boa forma de prospectar participantes para próximas edições, ampliar o alcance e reconhecimento da marca por meio de demonstrações e da promoção de experiências positivas.
Além disso, apostar no uso deste recurso é uma forma de fazer contato direto com as pessoas, se aproximando mais do público.
Mas, essa é apenas uma das estratégias que podem ser usadas pelo organizador para o sucesso de uma produção. O efeito do stand pode ser potencializado com o auxílio da tecnologia.
A Sympla, por exemplo, reúne uma série de soluções especializadas na gestão de eventos, que simplificam o trabalho do organizador e melhoram a percepção do participante, como:
- soluções financeiras que auxiliam o fluxo de caixa antes e depois do evento;
- mais agilidade no credenciamento e coordenação de participantes com tecnologia de ponta;
- soluções avançadas de pontos de venda e bilheteria integrada à plataforma que ampliam o encontro do público e a venda de ingressos;
- atendimento online de alta qualidade para o público;
- e muito mais!
Veja todas as melhorias que você pode fazer no seu evento com a Sympla e saia à frente da concorrência!