Qual é a função do stand em eventos? É muito comum ver o recurso sendo utilizado em feiras, exposições e congressos dos mais diversos gêneros. Eles servem como uma espécie de “vitrine”, já que a função é justamente apresentar algo a alguém.

Portanto, eles podem e devem ser usados pelo organizador em demonstrações e lançamentos de produtos e serviços e até mesmo para divulgar outras edições da produção ou projetos relacionados. 

Mas, para que ele tenha o efeito esperado, contribuindo para a experiência positiva dos participantes, é importante saber como usá-lo nos eventos. Por isso, a Sympla reuniu algumas dicas e cuidados que é preciso ter ao montar essa estrutura. Confira!

5 dicas para utilizar stand em eventos da forma correta

Embora existam diferentes formatos de eventoscongressos, feiras, palestras, conferências, entre outros —, o público sempre espera ser impressionado de formas inovadoras. Para isso, o organizador precisa apostar na criatividade e bom uso dos recursos que têm em mãos. 

Quando bem usado, o stand nos eventos contribui de forma positiva para a percepção dos participantes, apresentando a eles de forma direta um serviço ou produto, que pode ser de um parceiro ou patrocinador do projeto. Mas, o recurso serve para muitos propósitos, alguns deles são:

  • apresentar-se ao público;
  • fortalecer a imagem institucional;
  • apresentar/demonstrar produtos ou serviços;
  • servir como um ponto de vendas;
  • estreitar os laços com os participantes e fazer contatos.

Viu só como o stand em eventos pode ser efetivo? Confira agora algumas dicas de como usá-lo da forma correta.

1. Defina um objetivo para atingir com o uso do stand em eventos

Assim como qualquer outro elemento, o stand em eventos precisa desempenhar uma função. Por isso, antes mesmo da escolha da estrutura que será utilizada, o organizador deve definir um objetivo a ser cumprido com o uso do recurso. 

Seja divulgação de um produto, relacionamento com o público, garantir a venda dos ingressos da próxima edição de um evento, entre outros, o importante é que a razão esteja clara para toda a equipe envolvida.

Após determinar o objetivo, o produtor terá que identificar os pontos chave para que ele seja alcançado no decorrer do evento, o que leva para a próxima dica. Confira!

2. Atenção para a organização

Com o objetivo definido e um plano de como alcançá-lo, o produtor precisa estar atento para não deixar nada escapar. Afinal, gerenciar um stand em eventos não é uma tarefa fácil, é preciso ter muita organização. 

Crie um checklist para se certificar de que tudo está caminhando conforme o planejado e prevenir dores de cabeça. 

Nesta etapa, é importante que o organizador confirme, por exemplo, prazos de fornecedores e repasse os objetivos do stand com o patrocinador ou parceiro que ficará à frente. 

Não esqueça que para esse recurso ter o efeito esperado, precisa contribuir positivamente para a experiência do participante e, por isso, os detalhes fazem toda a diferença. 

3. Busque referências antes de decidir o modelo do stand

Pesquise como a concorrência tem usado stand em eventos, não escolha o seu logo de cara. Procure por tendências do mercado e outros exemplos para se inspirar. Lembre-se que a proposta é inovar para surpreender o público. 

4. Escolha um bom local

Tanto o local do evento, quanto a área em que o stand ficará posicionado, fazem toda a diferença na estratégia. 

De nada adianta, por exemplo, investir em uma super estrutura da tenda para chamar a atenção dos participantes se ela estiver escondida, muito afastada ou se o lugar escolhido para a realização da produção tiver pouca acessibilidade.

Por isso, preste bastante atenção e coloque o stand em um ponto que seja espaçoso e tenha um bom tráfego de pessoas.

5. Chame a atenção dos participantes

É como diz o ditado: quem não é visto, não é lembrado. Não basta montar a estrutura e esperar que as pessoas venham ao local. O organizador deve investir na divulgação do stand e em recursos que chamem atenção para ele, como: 

  • faixas;
  • luzes;
  • indicações e placas no espaço do evento;
  • mencionar o stand na programação do evento;
  • comunicações sonoras;
  • promover atividades interativas no stand.

Melhore ainda mais a experiência de um evento com a Sympla!

Como foi possível ver, investir em stand em eventos é uma boa forma de prospectar participantes para próximas edições, ampliar o alcance e reconhecimento da marca por meio de demonstrações e da promoção de experiências positivas.

Além disso, apostar no uso deste recurso é uma forma de fazer contato direto com as pessoas, se aproximando mais do público. 

Mas, essa é apenas uma das estratégias que podem ser usadas pelo organizador para o sucesso de uma produção. O efeito do stand pode ser potencializado com o auxílio da tecnologia. 

A Sympla, por exemplo, reúne uma série de soluções especializadas na gestão de eventos, que simplificam o trabalho do organizador e melhoram a percepção do participante, como: 

  • soluções financeiras que auxiliam o fluxo de caixa antes e depois do evento;
  • mais agilidade no credenciamento e coordenação de participantes com tecnologia de ponta;
  • soluções avançadas de pontos de venda e bilheteria integrada à plataforma que ampliam o encontro do público e a venda de ingressos;
  • atendimento online de alta qualidade para o público;
  • e muito mais! 

Veja todas as melhorias que você pode fazer no seu evento com a Sympla e saia à frente da concorrência!