A Sympla, a maior plataforma de gestão de eventos do país, está sempre buscando parcerias estratégicas para simplificar o dia a dia do produtor de eventos e melhorar a experiência do cliente. Um dos recursos disponíveis na plataforma com esse objetivo é o SSO Google, ou Single Sign On, o login único do Google.
Talvez você ainda não saiba, mas é possível logar na Sympla utilizando seu e-mail e senha Google. Neste post, vamos explorar melhor esse diferencial da plataforma, explicar como ele funciona e quais vantagens os produtores podem obter por conta do recurso. Confira na leitura.
O que é o SSO?
O Single Sign On (SSO) do Google é uma ferramenta de autenticação que permite que o usuário realize um login facilitado e seguro em vários aplicativos e sites, utilizando suas credenciais do Google.
Normalmente, o usuário utiliza o e-mail do Gmail para realizar o SSO, o que possibilita mais facilidade e agilidade na hora de se autenticar em algum serviço. Dessa forma, não é preciso criar diversas contas e senhas separadas para cada aplicativo ou site.
#DicaSympla: Como usar Inteligência Artificial na Sympla: otimizando a descrição do evento
Como funciona o Single Sign On na Sympla?
O SSO funciona como um controlador de acesso, baseado no conceito de identidade “federada”, ou seja, no compartilhamento de atributos de identidade em sistemas confiáveis.
Mas o que isso quer dizer? Significa que, quando um usuário é considerado confiável para o sistema do Google, ele recebe, automaticamente, acesso liberado a outros sistemas que estabeleceram um relacionamento de confiança com ele.
Dessa forma, quando o usuário entra em um serviço com seu login SSO, um token de autenticação é criado e poderá ser verificado, posteriormente, por outros aplicativos ou sites para confirmar a identidade e fornecer, ou não, acesso ao usuário.
No momento do login, o SSO fornece uma janela pop-up ou uma página de login com apenas uma senha, que dá acesso a todos os aplicativos integrados. Assim, o usuário não precisa decorar inúmeros códigos.
Uso da ferramenta na prática
Quer um exemplo para entender melhor como isso funciona na prática? Imagine que um usuário está explorando o site ou aplicativo da Sympla para descobrir o que fazer, encontra o seu evento, que acontece em poucas horas, e quer garantir os ingressos o quanto antes para marcar presença.
Nesse momento, ele pode se ver diante da questão: qual era a minha senha mesmo? Cenário que, muitas vezes, é capaz de desestimular o usuário a concluir a compra. Com o botão do login social do Google, no entanto, o cenário é outro. Agora, aquele comprador pode se beneficiar do mesmo recurso que utiliza em outros apps para logar com facilidade.
“Você clica no botão e, em 2 segundos, já está logado, sua compra finalizada e com o ingresso em mãos”, explica Gabriel Roma, Gerente de Produto na Sympla. À frente da iniciativa, ele conta que a ferramenta “oferece muito menos atrito, maior facilidade e menos dor de cabeça”.
Um outro exemplo de benefício, de acordo com Roma, pode ser percebido quando o comprador “chega no evento e precisa pegar seu ingresso”, conta. Ele explica que, nesse momento, não se lembrar da senha pode ser muito prejudicial para a experiência de entrada e “para a própria percepção do evento”.
#DicaSympla: Captação de leads para eventos: descubra como usar essa estratégia
Quais são as vantagens para o produtor?
A facilidade para o usuário também reflete em vantagens para o produtor de eventos. Ao publicar sua produção em uma plataforma de tecnologia simples e de fácil navegação, você garante uma melhor experiência ao participante, desde o login.
A redução de atritos na autenticação resulta em melhorias diretas na sua taxa de conversão, garantindo mais inscrições e um aumento de cadastros e de receita. Proporcionando uma experiência de navegação ágil e simplificada, é possível, ainda, garantir mais satisfação do cliente, atraindo novos consumidores e alcançando a fidelização dos antigos.
Um maior número de contas e logins também dá ao produtor de eventos um volume maior de dados para trabalhar, possibilitando que ele consiga realizar análises profundas para oferecer exatamente aquilo que o público procura.
Além disso, o login único por SSO também proporciona mais segurança tanto ao produtor quanto ao consumidor, reduzindo chances de fraudes. Também minimiza o tempo gasto pela equipe interna na recuperação de senhas, já que o usuário utilizará uma senha única do Google para acessar a plataforma.
Concluindo, o SSO é uma ferramenta de autenticação eficiente que garante mais agilidade no login e possibilita uma experiência simplificada ao usuário. Esse recurso está disponível na Sympla e pode te ajudar a garantir mais vendas e acessos.
A Sympla é a maior plataforma de gestão de eventos do país, e também a mais acessada, com mais de 1 milhão de visitas por dia. Junte-se a outros produtores de sucesso e publique seu evento. Conheça todas as nossas soluções no site.