O Sofar Sounds é considerada a maior comunidade de música independente do mundo e realiza shows intimistas de artistas independentes em locais secretos. O projeto surgiu nos EUA em 2009, fruto da vontade de Rafe Offer e Rocky Start de inovar e fugir do estereótipo dos grandes shows. A ideia pegou e hoje está em mais de 80 cidades no mundo todo.
A experiência de música ao vivo que o projeto propõe é pioneira e única. Os eventos são itinerantes, realizados em espaços diversos onde normalmente não se tem música como residências, ateliers, salão de beleza, coworking, hostel. Nenhum evento é igual a outro! As bandas não são divulgadas para manter um ar de mistério e curiosidade e, ainda, fazer o público participar com a cabeça aberta! O projeto não possui fins lucrativos, e nos EUA e Europa as pessoas pagam em formato de tips o valor que acham que o show vale.
Aqui no Brasil, o Sofar surgiu em 2012, em São Paulo, mas o formato de tips não funcionou por aqui. Para monetizar e tornar o projeto sustentável, os organizadores locais resolveram criar cotas de contribuição. Ou seja, o público se inscreve e escolhe um dos valores disponíveis, paga antecipado e, em contrapartida, ganha brindes! Hoje, no país, o Sofar está presente em 8 cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Floripa, Curitiba, Salvador e Brasília. E em breve entrará na lista Recife, Belém e Maceió.
Os eventos não são abertos para todos porque a demanda é muito alta e os locais são pequenos. Mas se você é um apaixonado por música e quer ir em algum Sofar de qualquer um dos países que recebem o projeto, basta fazer o seu cadastro no site do Sofar e se preparar para o encontro musical mais intimista do mundo: http://www.sofarsounds.com/ :)
Desafio
Vender online os ingressos em formato de cotas de participação, agradando o público e, ao mesmo tempo, tornando o projeto economicamente sustentável.
Solução
Vendendo cotas antecipadas
Com a venda antecipada pela Sympla, o Sofar conseguiu criar as cotas de participação e tornar o projeto sustentável. Assim, o público compra o ingresso do valor que achar justo com a praticidade de ser antecipado e online, ganha brindes, e ainda ajuda a sustentar o projeto aqui no Brasil.