Já imaginou poder gerenciar seus relacionamentos usando a tecnologia? Nunca mais esquecer uma data importante, uma conversa, um combinado. Sim, isso é possível, pelo menos em relação aos seus clientes! Basta utilizar um sistema de CRM (Customer Relationship Management, ou, em português, gestão de relacionamento com o cliente).
O relacionamento de uma empresa com seus clientes vai muito além do momento de compra. Ao longo do processo de decisão, o cliente passa por diferentes etapas, que envolvem desde a conscientização sobre a sua marca, até o pós-venda. Esse caminho gera diversos pontos de contato entre a empresa e o comprador.
Ter controle sobre esse processo é fundamental para gerar conexão e encantar o cliente. Quer entender como o CRM pode ajudar sua estratégia de marketing, vendas e atendimento? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
O que é CRM
O CRM é um sistema que permite registrar e gerenciar informações sobre os clientes e potenciais clientes, além de guardar um histórico de todas as suas interações com a empresa. A plataforma ainda viabiliza o contato direto com essas pessoas, por meio de disparo de emails ou push, por exemplo.
O uso dessa ferramenta é baseado no modelo de mercado customer centric, que coloca o cliente como ponto central da estratégia empresarial. Assim, com um sistema de CRM é possível ter um relacionamento personalizado com cada cliente, embasado nos seus registros.
Como funciona o sistema de CRM
Existem diversas opções de plataforma de CRM no mercado, algumas inclusive com planos gratuitos.
É importante considerar que existem ferramentas de CRM voltadas para as tarefas do setor comercial e outras com foco no marketing. Ainda, uma opção é contratar um CRM que atenda as duas áreas simultaneamente. A escolha deve ser feita de acordo com as necessidades do negócio e o seu orçamento.
A partir do momento que o produtor de eventos já tem conta em uma dessas plataformas, já é possível criar registros. Você pode começar importando para o sistema uma lista das pessoas que participaram de eventos anteriores. Já a captação de novos leads, pode acontecer por meio de um formulário de contato, de inscrição em um próximo evento ou de download de conteúdo, oferecendo um ebook, por exemplo, em troca de dados sobre um potencial cliente.
Para acessar as informações sobre um contato específico, basta pesquisar pelo seu nome ou endereço de email dentro do sistema de CRM e visualizar toda a sua jornada. Seu histórico pode incluir a sua conversão inicial, conteúdos baixados, visualizações de página, compra realizada, anotações sobre interações por email ou telefone, entre outros.
Para que serve o CRM
O CRM é capaz de rastrear e atualizar as interações do público com a empresa, de forma que os funcionários de diferentes áreas, como marketing, vendas e suporte, tenham acesso às mesmas informações. Dessa forma, as características, interesses e objeções de cada contato ficam disponíveis para todos, e o relacionamento passa a ser mais próximo e estratégico.
Ainda, o sistema permite a criação de listas de contatos segmentadas de acordo com características em comum entre eles. Assim, é possível promover interações mais personalizadas, que ajudam na jornada do lead para realizar a ação desejada, seja efetuar uma compra ou baixar um material, por exemplo.
Vantagens de usar um sistema de CRM
Portanto, o uso do CRM proporciona algumas vantagens para o negócio, como:
- comunicação de marketing personalizada;
- relação de parceria entre empresa e consumidor;
- identificação do estágio do funil de marketing e vendas;
- maior controle sobre o processo comercial;
- automação de tarefas manuais;
- atendimento e suporte mais eficientes;
- fortalecimento da integração entre as equipes;
Todos esses pontos juntos impactam a experiência do cliente, a autoridade da marca, o volume de vendas e o processo de fidelização do cliente.
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Tipos de CRM
Como vimos, o CRM pode ser útil para diferentes setores de uma organização. Isso fica ainda mais evidente ao explorarmos as 4 funcionalidades desse sistema. Confira a seguir!
Operacional
Essa funcionalidade otimiza o trabalho operacional. Ela possibilita o registro e gestão das atividades realizadas no dia-a-dia pela sua equipe, como a documentação de uma nova interação com o lead.
Analítica
Como o CRM está o tempo todo coletando e processando dados, é fácil perceber que ele tem uma função analítica. As informações na plataforma podem ser expressas em relatórios e gráficos e se tornam métricas importantes.
Colaborativa
Essa ferramenta tem ainda a função de integrar membros de diferentes setores, compartilhando informações valiosas sobre os contatos.
Por exemplo, a equipe de marketing pode enviar comunicados e conteúdos para a base de leads por meio da automação de emails no CRM. Quando identifica um potencial cliente, deve notificar o seu contato, perfil e interesses para a área de vendas. Por sua vez, o time comercial deve aproveitar esses dados no processo de negociação e, ao fechar contrato, passar o cliente e todas suas interações para o time de atendimento, visando um tratamento mais eficiente e personalizado.
Implementar todo esse processo, evitando erros de comunicação e falha humana, torna-se possível com o uso de um sistema de CRM.
Estratégica
Todos os exemplos anteriores auxiliam em tomadas de decisões mais estratégicas e bem fundamentadas. Assim, é possível propor melhorias nos processos e otimização de resultados, considerando o comportamento do consumidor e sua relação com a empresa.
CRM na prática
Viu só como usar uma plataforma de CRM na sua estratégia pode englobar diversas aplicações e vantagens?
O produtor de eventos que conta com essa poderosa ferramenta é capaz de gerenciar os participantes e potenciais compradores dos seus eventos, considerando seus interesses e comportamentos.
Mas você pode estar se perguntando como começar a usar o CRM.
Então, vamos de boa notícia: ao criar seu evento na Sympla, é possível fazer integração com uma plataforma de CRM e já começar a captar os dados do seu público e trabalhá-los no gerenciador de relacionamento, aproveitando todas as oportunidades que citamos ao longo deste post. Legal, né?
Além disso, você pode enviar emails para os participantes dos seus eventos diretamente pela plataforma da Sympla.
Crie seu evento na Sympla e aproveite todas as nossas soluções!