Quem escolhe a Sympla para vender seus ingressos pode contar com a segurança da plataforma para os produtores e os consumidores finais. E isso vale para o repasse referente às vendas de um evento, é claro!

Pensando em esclarecer como funciona o processo e dar dicas para minimizar imprevistos e favorecer a celeridade do repasse, a Sympla elaborou um guia com dúvidas frequentes. Confira: 

O que é o repasse e como ele funciona?

O repasse aos produtores de eventos nada mais é do que o envio do dinheiro obtido pela venda de ingressos ao responsável pela organização e execução de um evento.

Sobre o valor vendido por meio da Sympla, há a retenção da taxa de serviço cobrada pelo pelos serviços da plataforma e, então, a remessa é enviada para a conta bancária cadastrada pelo produtor

Vale lembrar também que, para alguns bancos, há uma taxa de transferência no valor de R$7,50. O pagamento é gratuito, no entanto, quando realizado para contas no Banco do Brasil, Bradesco, Itaú ou Santander.

Todo o processo é confiável e seguro, estando em conformidade com a legislação. Mas, para minimizar imprevistos no fluxo, é importante se atentar às seguintes dicas:

1. O que devo colocar na etapa de cadastro?

Na hora de criar os ingressos pagos do seu evento, a plataforma pedirá que você complete o cadastro para receber o valor das suas vendas. Essas informações são fundamentais para o repasse e não poderão ser alteradas futuramente.

O cadastro na plataforma possui três etapas  – Identificação para o repasse; Documentos do titular; Conta de repasse –, e permite que o usuário o preencha com CPF ou CNPJ, que devem pertencer ao titular da conta para a qual será feita a remessa.

Lembre-se: todas as notas fiscais das suas produções serão emitidas para os dados cadastrados nessa etapa. 

Aqui, você precisa garantir a coerência dos dados. Não é possível, por exemplo, cadastrar o seu CPF e adicionar uma conta bancária que tem o seu sócio como titular. O usuário também não pode cadastrar o seu CNPJ e usar uma conta bancária de pessoa física.

Além disso, por razões de segurança, será necessário adicionar seus documentos de identificação nesta etapa. 

2. Qual é o prazo para envio do repasse?

O valor será creditado na conta escolhida no terceiro dia útil após o fim do evento, e o repasse poderá ser realizado até às 18h.

#DicaSympla: Saiba mais na Central de Ajuda da Sympla.

3. Preciso solicitar o meu repasse?

Essa é uma dúvida frequente: o repasse acontece de forma automática, e não é necessário solicitá-lo. O valor será creditado na conta bancária cadastrada no Menu Financeiro do seu evento depois de contados os três dias úteis. 

Por isso, a cada novo evento, acesse o Menu Financeiro e configurei a forma de repasse escolhida.  

4. E a Carteira Sympla?

A Carteira Sympla é uma ferramenta de gerenciamento de movimentações e resgates pensada para o produtor de conteúdos digitais, do Sympla Play. Portanto, o produtor de eventos presenciais e online que já realizou seu cadastro, não precisa se preocupar com essa etapa. 

Próximos passos: o pós-evento

Com o fim do evento e o repasse em mãos, é hora de pensar nas finanças do evento, avaliar o cumprimento das metas financeiras, além de colher e registrar os dados em torno da receita gerada.

#DicaSympla: leia sobre como fazer o fechamento financeiro do seu evento.

A avaliação financeira é apenas uma das etapas do pós-evento, período importante de aprendizado e aprimoramento para o futuro. Explore o tema e se prepare para criar as próximas edições!