A parceria de patrocinado e patrocinador, quando existe o interesse de ambas as partes, se concretiza após os últimos ajustes burocráticos, dentre eles qual o tipo de patrocínio para eventos que será exercido de fato.

Então, é importante que o produtor conheça quais são os tipos de patrocínio que podem ser realizados. São três tipos majoritários.

Neste post vamos explicar sobre cada um deles e quais são as formas de exercício do contrato de patrocínio, além de dicas de como captar patrocínio para eventos. Vamos lá!

Como conseguir patrocínio para eventos

Para conseguir patrocínio para eventos, é importante mapear algumas empresas que tenham público similar ao do evento. Ao conversar com uma delas, é interessante primeiro pesquisar sobre a empresa, ficar por dentro do seu perfil, produto ou serviço e objetivos.

A partir disso, e consciente do que o evento tem a oferecer, o produtor deve montar uma proposta de patrocínio, apresentando como as suas partes irão se beneficiar com a parceria. Vale passar o máximo de informação possível sobre o evento, incluindo o público, como será feita a divulgação, a cobertura de mídia, a organização e quais serão as atrações.

Entendendo o que os dois lados têm a oferecer, é possível analisar qual tipo de patrocínio fará mais sentido em cada caso.

#DicaSympla: Confira 5 dicas de como captar patrocinadores para eventos!

Tipos de patrocínio

O primeiro é o patrocínio institucional. É aquele estabelecido quando a empresa patrocinadora procura promover a imagem da marca, se associando a eventos ou causas. O principal objetivo neste tipo de patrocínio é que a marca se destaque e se torne reconhecida dando visibilidade para seu posicionamento.

Existe também o patrocínio promocional. As empresas que oferecem este tipo de patrocínio são aquelas que, mais do que promover a imagem da marca, procuram dar visibilidade aos seus produtos e serviços, gerando resultados comerciais. Neste caso, o principal objetivo torna-se primordialmente o ganho financeiro com consequente aumento de vendas.

O terceiro tipo é o chamado patrocínio híbrido ou misto. Neste caso, a empresa patrocinadora procura tanto aumentar a visibilidade de sua marca chamando a atenção para seu posicionamento quanto aumentar as vendas dos seus produtos.

Atualmente, o patrocínio híbrido ou misto tem sido o tipo ideal para a maioria das empresas patrocinadoras justamente por unir dois pontos primordiais: visibilidade de marca e lucro.

Formas de patrocínio para eventos

Uma vez definido o patrocínio que se quer oferecer, surge a questão de como fazê-lo. Existem algumas nomenclaturas gerais para as chamadas chancelas de patrocínio que são, nada mais nada menos, que as formas de exercício do contrato de patrocínio. Vamos lá:

Direito de nomenclatura (Naming Rights)

A empresa adquire o direito de colocar, como nome do seu evento ou estabelecimento, o nome da empresa patrocinadora. Existem vantagens para ambos os lados. No caso da empresa patrocinada, ela recebe a verba e ainda leva o nome de uma grande marca. Para a patrocinadora, a vantagem é de associar o seu nome a um local ou evento de grande visibilidade pública.

Patrocinador (Sponsor)

É o patrocinador exclusivo de um evento. Ele adquire toda a cota de patrocínio que foi disponibilizada – justamente para aparecer sozinho. Desta forma, toda a visibilidade que o evento gerar promoverá apenas a marca dele, e não a dele e outras várias.

Co-patrocinador (Co-Sponsor)

Neste caso são disponibilizadas diferentes cotas  para que investimentos de menor valor possam ser realizados. Muitas vezes, encontrar um único patrocinador para arcar com todo o custo é muito difícil – por isso são divididas as cotas.

Patrocínio de mídia ou apoio de mídia (Media Sponsor)

Este patrocínio é aquele realizado pelas empresas de mídia. Estas empresas podem ser da televisão, rádio, blogs ou associações.

Support

As pessoas que buscam uma ajuda para a realização de seu evento podem ainda buscar o que chamamos de apoio ou support. As empresas apoiadoras podem ajudar doando brindes para serem distribuídos, emprestando equipamentos, disponibilizando o espaço para a realização do evento, fornecendo gratuitamente produtos para venda ou até ofertando o transporte e a hospedagem de convidados especiais. Estas empresas ganham certa visibilidade com a divulgação de sua imagem através destas ações.

Coloque em prática!

Estes são os tipos de patrocínio que podem ser realizados. Quando o contrato dá certo, o sucesso de imagem para ambos os lados é garantido e a parceria provavelmente se estenderá em outras ocasiões!


#DicaSympla: você produz eventos e tem interesse em aumentar suas vendas, revolucionar a gestão do seu evento e fazer parte da maior plataforma de eventos do Brasil? Então, conheça a Sympla!