Como você já deve saber, eventos online possuem características diferentes  de eventos presenciais. Por isso, antes de ler esse artigo, recomendamos conferir algumas das dicas que já apresentamos aqui sobre como fazer uma proposta de patrocínio para seu evento online

E se você está realmente pensando em se tornar um organizador de eventos digitais, vale a pena assistir o vídeo que produzimos respondendo algumas das principais dúvidas que recebemos na Sympla de organizadores de eventos.

Pronto! Feito o dever de casa, confira a seguir sete ideias para uma proposta de patrocínio de eventos online.

Desde já, fica o aviso: essas ideias não precisam ser copiadas – embora, se você quiser, siga em frente! O ideal é que você as utilize como inspiração. Quanto mais a cara do seu evento – ou do patrocinador que você deseja – melhor!

1. Dê visibilidade para a marca do seu patrocinador durante o evento

Existem diversas formas para dar visibilidade para a marca do seu patrocinador durante o evento. 

Você pode colocar um pôster ou banner no local da transmissão, um display luminoso, criar uma arte e usá-la como fundo de tela (é possível personalizar no zoom a imagem de fundo), vestir a camisa do patrocinador (literalmente!) etc.

Para quem tem a possibilidade de investir, dependendo da plataforma que você usa, é possível também criar uma “inserção digital”, como aquela marca d’água que fica no canto da TV quando você está assistindo a um show. Ou, até mesmo, uma faixa gráfica no rodapé do seu vídeo, com as marcas do seu patrocinador aparecendo. 

Dica: assista as lives de artistas populares para uma pesquisa de referências! O céu e a criatividade são seus limites. 

2. Insira vídeos ao longo de sua transmissão

Você pode propor ao seu patrocinador para usar um ou mais de seus vídeos comerciais e exibi-lo no início, no meio ou no final do seu evento. Apenas tome cuidado para evitar interrupções indesejáveis. 

Da mesma forma que incomoda aparecer um comercial sem sentido no meio daquele vídeo do YouTube que você escolheu assistir, você deve considerar como, quando e que tipo de conteúdo o comercial de seu patrocinador deve ser inserido ao longo de sua transmissão.

3. Exposição ou degustação de produto/serviço 

Em alguns casos, é possível que você possa experimentar o produto ou serviço do seu patrocinador durante seu evento online. 

Por exemplo, se o seu patrocinador for um serviço de delivery, você pode combinar com ele antes para que um pedido seja entregue durante o seu evento. 

Se for uma marca de comida ou bebida, você pode deixar embalagens ou mesmo o produto por perto durante a transmissão. 

Fica um alerta: vale checar primeiro as regras do que é permitido ou não enquanto comercial, especialmente no caso de bebidas alcoólicas. O CONAR, que é a entidade reguladora de publicidade no país, analisa e pune campanhas publicitárias desrespeitosas ou impróprias. Sabendo disso, não se esqueça de se informar antes!

4. Entrega de algum conteúdo educativo

Um dos melhores tipos de propaganda que você pode fazer é aquela que não se parece com uma propaganda.

Então, dependendo do seu tipo de evento online, você pode abrir espaço para que seu patrocinador apresente algum tipo de conteúdo educativo. 

Por conteúdo educativo, queremos dizer algo que vá enriquecer de conhecimento ou inspiração para a sua audiência. Ou seja,  é o contrário daquele tipo de campanha que tenta empurrar goela abaixo a venda de um serviço ou produto.

Antes de comprar qualquer marca, primeiro nós normalmente a conhecemos, estabelecemos um mínimo de confiança e simpatia por ela. Por isso, nada melhor que trocar o chapéu do “vendedor insistente” para o do “amigo(a) que quer te ajudar a se tornar uma pessoa melhor”, não é mesmo?

5. Combine uma entrega solidária

Quase todas as pessoas irão concordar que a melhor negociação é a do tipo “ganha-ganha”, em que as duas partes saem satisfeitas da negociação, mas poucos sabem que uma das melhores formas de alcançar esse objetivo é deslocando o foco da atenção entre o que cada lado irá ganhar e escolher uma terceira parte quese beneficia se as duas partes estiveram trabalhando juntas com o mesmo objetivo.

Fazer o bem torna o mundo melhor. Ao pensar em alguma contrapartida ou entrega solidária, todos saem ganhando: você, seu patrocinador e quem vocês dois escolherem ajudar. Prefira a abundância ao invés da escassez!

6. Já pensou em delivery?

Quando conversamos com os organizadores da festa online Iraq Sessions, ficamos surpresos em saber que eles criavam promoções e combos de comidas e bebidas para ser entregues aos seus participantes durante o evento.  

O festival Holandês de música eletrônica DGTL também fez isso durante a pandemia. Os DJs se apresentavam em suas casas, mas se você fosse um morador de Amsterdam, era possível encomendar drinks do patrocinador através do site do evento para serem entregues em sua casa.

Eventos online podem oferecer entregas físicas no mundo real. É uma questão logística, mas já tem gente fazendo. 

Então, já pensou em delivery?

7. Assinatura em toda a divulgação

Por fim, vale listar detalhadamente quais são os lugares que a marca do seu patrocinador pode aparecer antes, durante e depois do evento.

Aqui, entra tudo que você puder imaginar: em posts nas redes sociais, no banner e no descritivo da página do seu evento na Sympla, em newsletters (e-mail marketing), comunicados para a imprensa (press releases) etc.

Bônus: você ainda pode oferecer um agradecimento seu (ou de alguma das atrações do seu evento), em forma de testemunho, feito como um comunicado no início e/ou final do seu evento. 

Curtiu? Agora é com você! Boa sorte nas prospecções e capriche na produção!