Escolher bem o local, a data, as atrações, programação e estrutura são algumas das etapas essenciais para o planejamento de um evento. Mas nada disso adianta para o sucesso da produção se o produtor não contar com uma boa estratégia de divulgação.

É fundamental que a divulgação alcance o maior número possível de pessoas, considerando o seu público-alvo. Para isso, contar com o trabalho de um promoter de eventos pode ser de grande ajuda.

Para alguns, a definição e funções desse cargo podem gerar confusão. Por isso, este post irá explicar tudo sobre o promoter, seu papel na era digital e como seu trabalho pode ser valioso para o produtor. Acompanhe!

O que é promoter de eventos

O promoter de eventos, como o próprio nome sugere, tem o papel de promover o evento para o público-alvo. Ele atua na divulgação e venda de ingressos de maneira estratégica, alcançando um grande número de pessoas.

Em alguns casos, é normal que o próprio produtor de eventos assuma essa demanda. Mas, em produções mais complexas ou que tenham a expectativa de um grande volume de público, é interessante contar com a parceria de um promoter.

É importante que esse profissional tenha abertura e identificação com o público que o produtor deseja atrair. Como existem diversos tipos de eventos, podem existir promotores especializados em diferentes eventos e perfis de participantes.

O promoter deve ser um parceiro do produtor, para isso, alguns cuidados devem ser levados em conta!

Como fazer a gestão do promoter

Para ter uma parceria de sucesso e sem imprevistos, deve ser realizado o planejamento da ação de divulgação.

O primeiro passo é ter bem definido qual é o público-alvo do evento, seus gostos, desejos, rotina, quais redes sociais usa. Quanto mais informações forem levantadas melhor.

Em seguida, determine o orçamento disponível que será dedicado à divulgação. É importante ter essa informação clara no momento de negociar com o promoter.

A partir daí, já é possível buscar pelo perfil de profissional mais adequado. Uma dica fundamental é buscar pelo promoter que tenha certa relevância para os potenciais participantes ou que tenha facilidade em criar contatos.

Ao firmar essa parceria, é essencial alinhar as expectativas de ambos os lados. O produtor deve conversar sobre o objetivo da ação, os resultados esperados, os possíveis canais de divulgação, o público almejado, a identidade e linguagem do evento.

Acompanhamento de resultados

Normalmente, a negociação define o total de vendas esperadas e um valor em dinheiro a ser pago para o promoter a cada certa quantidade de ingressos vendidos, que deve ser combinada no alinhamento.

Portanto, é fundamental que haja o acompanhamento das vendas. Uma plataforma de gestão e venda de ingressos online, como a Sympla, pode ajudar nessa tarefa registrando as vendas em tempo real. Vale utilizar um link personalizado para o promoter para possibilitar a contagem de forma independente.

Ainda, é possível criar cupons de desconto na plataforma, que podem ser editados pelo produtor e distribuídos pelo promoter de forma estratégica no seu marketing de relacionamento.

Como ser um promoter de eventos

Para se tornar um promoter, não é obrigatório ter algum curso específico. Mas é interessante que o profissional tenha conhecimento em marketing e estratégias de prospecção.

Esse profissional deve ter boas habilidades de comunicação, saber se relacionar com o público, fazer contatos e criar conexões. Entender e usar os canais disponíveis para isso é fundamental, como por exemplo, as redes sociais.

Assim, para se tornar um promoter é necessário ser ativo nas redes sociais e ficar por dentro das tendências e assuntos associados ao público do evento.

Além disso, fazer alguns cursos sobre temas relacionados pode ser de grande ajuda, como o curso gratuito de Marketing para Eventos.

Aposte nessa parceria!

Ao contar com o trabalho de um promoter, o produtor do evento tem mais tempo para se dedicar a questões estratégicas da produção e fazer a gestão do evento de forma inteligente.

Divulgar o evento e atrair as pessoas certas, que podem se interessar pelo que está sendo oferecido, é essencial para ter sucesso no projeto.

Com um profissional dedicado a essa demanda e com um alinhamento bem feito, a divulgação pode ser realizada de maneira eficiente e será uma tarefa a menos para o produtor se preocupar.

E, lembre-se, para criar, divulgar e gerenciar eventos, conte sempre com as soluções da Sympla!