O produtor está acostumado a acompanhar diversas previsões para realizar um evento, como a meta de patrocínio, de apoiadores e a previsão do tempo, se a ação for ao ar livre. Nesse sentido, também é fundamental que o organizador fique de olho na previsibilidade de vendas de ingressos.
Isso porque, com essa métrica bem estabelecida, fica mais fácil se programar para possíveis imprevistos, sem que existam prejuízos para os envolvidos no projeto.
Neste artigo, será possível acompanhar e entender melhor sobre:
- o que é a previsibilidade de vendas de ingressos;
- qual a importância dela;
- os benefícios que esse indicador oferece ao organizador;
- como conquistá-la e estabelecê-la;
- e muito mais.
Continue a leitura para se inteirar sobre o assunto!
O que é previsibilidade de vendas de ingressos?
A previsibilidade de vendas de ingressos nada mais é do que uma projeção do volume de conversões esperadas em um projeto. Ela é imprescindível para que o produtor consiga garantir o planejamento estratégico para um evento mais estruturado e certeiro.
Essa métrica, somada ao planejamento financeiro, é garantia de que cenários adversos estarão mapeados, aumentando as chances de que resultados positivos sejam atingidos com mais facilidade.
Para que seja possível conhecer esse indicador e adicioná-lo às métricas que precisam ser avaliadas na produção de eventos, o organizador precisa voltar sua atenção para alguns pontos:
- o nicho de mercado escolhido;
- os históricos de outras edições do evento;
- as estratégias de marketing e branding que pretende utilizar.
Com essas informações em mãos, será possível mensurar e definir qual a previsibilidade de venda de ingressos de um projeto, seja ele qual for.
Qual a importância da previsibilidade de vendas de ingressos?
Esse indicador é extremamente importante, pois auxilia no dia a dia do trabalho do produtor. Com a previsibilidade de vendas de ingressos, é possível verificar:
- se os resultados planejados estão acompanhando o cenário real;
- se é preciso investir em ações promocionais para potencializar as conversões;
- se existem gargalos que estão impedindo a equipe de eventos de bater as metas;
- entre outros pontos.
Assim, com a previsão, fica mais fácil saber se o projeto está caminhando para o lucro ou prejuízo. Se os indicadores forem negativos, é possível agir e pensar em fazer parcerias com microinfluenciadores ou estratégias de marketing de expectativa, por exemplo.
Já no caso de uma produção de um evento corporativo ou um simpósio, é imprescindível ter uma estimativa de presentes. Afinal, com essa métrica é possível verificar o tamanho do local, número de assentos e quantidades de bebidas e lanches, se for fazer um coffee break.
Assim, a importância da previsibilidade de vendas de ingressos está justamente na segurança que oferece para o organizador de eventos montar e tocar o projeto.
Benefícios da previsibilidade de vendas de ingressos para o produtor de eventos
Além de trazer mais segurança para o produtor organizar qualquer tipo de evento, a previsibilidade de vendas de ingresso traz outros benefícios. Afinal, com ela, o profissional responsável será capaz de tomar decisões importantes, que podem culminar no sucesso da ação.
Entre as vantagens de fazer essa projeção estão:
- otimização dos recursos investidos em campanhas de divulgação, já que será mais fácil entender se é o momento de aumentar ou diminuir o aporte;
- melhor exploração das campanhas de marketing que estão trazendo resultados positivos;
- avaliação crítica das metas estabelecidas para o projeto;
- possibilidade de ação rápida quando as conversões não estão dentro do esperado.
Mas, para que tudo isso aconteça, é fundamental contar com ajuda da tecnologia, afinal, não é possível e nem necessário fazer o acompanhamento das vendas de grandes e pequenos projetos de forma manual.
Para isso, existem ferramentas de automação como a Sympla, uma plataforma que facilita o dia a dia do produtor oferecendo soluções completas para a gestão de eventos e acompanhamento das conversões.
Como conquistar a previsibilidade de vendas de ingressos?
Depois de entender o que é a previsibilidade de vendas de ingressos, sua importância e benefícios, o passo seguinte é verificar como conquistar e definir esse indicador.
Para isso, é preciso fazer o acompanhamento e análise do público, estudar os resultados de eventos anteriores e observar o mercado.
Assim, é mais fácil estabelecer e acompanhar essa métrica. A seguir, é possível conferir uma lista com cinco ações fundamentais:
1ª – Conheça o público e persona do evento
O primeiro passo para começar a conquistar a previsibilidade de vendas de ingressos é conhecer o público-alvo do evento que está sendo organizado. Já que, tendo em mãos as informações sobre esse grupo de pessoas, é mais tranquilo definir a persona, como também é chamado o cliente ideal do projeto.
Assim, será mais fácil entender quem se interessa e está disposto a adquirir bilhetes para a programação. Além disso, essas informações funcionam como uma ferramenta para escolher os canais de divulgação, sejam eles redes sociais, panfletos, outdoors ou anúncios na rádio.
E, para estabelecer a projeção dessas conversões, uma boa estratégia é realizar pesquisas com as pessoas. É possível usar as enquetes de Facebook ou Instagram e ainda enviar pesquisas para uma base de leads.
O retorno desses estudos pode ajudar a interpretar qual o interesse do público.
2ª – Estude os eventos passados e também o mercado
Se o produtor não é novo em determinado segmento, pode se beneficiar de sua experiência e resgatar dados de produções passadas. Caso não seja essa a situação, é válido também observar os resultados de outros eventos com a mesma temática, proporção e público.
Mesmo não sendo uma estatística exata, essa comparação ajuda o organizador a ter uma ideia de quantas pessoas já participaram de um projeto como esse, bem como estratégias que deram certo e podem voltar a funcionar em uma nova produção.
3ª – Crie metas por período
Outra ação importante para definir e conquistar a previsibilidade de vendas de ingressos é estabelecer metas por período.
Por exemplo, se as vendas para um show abrem com dois meses de antecedência, o produtor pode estabelecer com base em experiências anteriores e perfil da persona, que até o fim do primeiro mês a previsão é ter 35% dos bilhetes comercializados.
Caso isso se cumpra, basta seguir com a estratégia até o fechamento das vendas. Se não, o organizador tem tempo hábil para modificar a estratégia de marketing, oferecer descontos e intensificar os anúncios, por exemplo.
As metas por período ajudam a monitorar o andamento do projeto como um todo e possibilitam corrigir a rota, caso algo não esteja fluindo de acordo com o esperado.
4ª – Monitore as conversões
Para garantir que a previsibilidade de vendas de ingressos estabelecida se mantenha, o produtor precisa estar constantemente acompanhando as conversões do evento.
Portanto, é fundamental viabilizar as vendas antecipadas de ingressos. Afinal, é por meio delas que será possível criar não só um orçamento mais realista, como fazer uma produção mais estratégica.
5ª – Invista em ferramentas de controle de vendas
Para ter certeza que tudo esteja sendo contabilizado da forma correta, é necessária a utilização de uma ferramenta de controle de vendas.
Essa automação ajuda a levantar informações importantes sobre o andamento, tanto do projeto atual, quanto de ações passadas. Assim, será possível saber:
- o melhor canal de distribuição;
- a receita gerada;
- o perfil e interesses dos participantes;
- quantidade de compras por lote ou cupom;
- etc.
Ao ter um controle automatizado e em tempo real, o organizador evita erros humanos e permite que todo o processo de gerenciamento do evento ocorra com mais autonomia.
Qual plataforma usar para a previsibilidade de vendas de ingressos?
Tendo se apropriado das ações que ajudam a atingir a previsibilidade de vendas de ingressos, o produtor pode se perguntar qual ferramenta de automação e acompanhamento de vendas usar. E é para isso que a Sympla está aqui!
A plataforma conta com a tecnologia ideal que possibilita as vendas online de forma antecipada, além do controle das conversões sem esforço.
Assim, ao invés de fazer os registros de forma manual, usando planilhas, por exemplo, o organizador consegue automatizar processos, evitando erros. Além do mais, a Sympla ajuda o responsável pelo projeto a acompanhar indicadores como:
- compras pendentes e canceladas;
- conversões e receita total;
- número de ingressos comercializados por canal;
- visualizações da página de vendas;
- entre outros.
Além disso, por meio do site é possível:
- enviar emails marketing para criar relacionamento com o público;
- criar links personalizados para parceiros;
- gerar cupons de desconto;
- fazer a integração da página do evento com outras ferramentas de monitoramento como Google Analytics e Facebook Ads;
- e muito mais!
Para usar a plataforma e todas essas funcionalidades, basta acessar a área do organizador e seguir o passo a passo. Ao fim, estará disponível uma página de vendas de ingressos personalizada, tudo para facilitar a conversão e alcançar ainda mais oportunidades.
Então, não perca tempo! Conheça agora mais das soluções exclusivas da Sympla, pensadas para o produtor.