A Sympla é uma empresa de base tecnológica que atende tanto organizadores (B2B) como compradores (B2C), oferecendo serviços para a gestão de eventos e compra de ingressos. É líder no segmento ‘Do it Yourself’ e se tornou o maior site de eventos do Brasil, com mais de 13 mil eventos à venda ao mesmo tempo.

Na plataforma com o maior número de eventos simultâneos, o público encontra uma ampla variedade de opções, desde grandes shows, festas e eventos esportivos até congressos, cursos, encontros de networking, dentre outros. Como nossos indicadores mostram, a Sympla proporciona uma ótima experiência de compra e pós-compra.

Em seis anos de operação, a Sympla soma mais de 220 mil eventos publicados e 18 milhões de ingressos vendidos em mais de 2 mil cidades brasileiras. Por mês, são vendidos 1 milhão de ingressos. Além disso, a plataforma possui 17 milhões de acessos e 4 milhões de usuários, números que ultrapassam os dos principais concorrentes somados juntos. Seu aplicativo, desenvolvido para compradores encontrarem as melhores experiências, é o app de ticketing mais baixado do Brasil, com nota 4,9 na App Store e mais de 11 mil reviews.

Um pouco da história

A Sympla nasceu em 2012, em Belo Horizonte, após Marcelo Cartacho e David Tomasella identificarem uma oportunidade de negócio ao tomarem frente de um projeto no BID (Banco Internacional de Desenvolvimento). Rodrigo Cartacho, irmão de Marcelo, que já tinha o perfil empreendedor, foi convidado para tocar esta ideia e, assim, nascia o embrião da Sympla.

Sem investidor externo e crescendo com o próprio negócio, a Sympla deu os seus primeiros passos. Em junho de 2016, a Sympla recebeu um aporte de 13 milhões de reais da Movile. No mês de novembro do ano passado, a chegada de um novo aporte no valor de R$ 15 milhões permitiu a empresa continuar investindo no desenvolvimento de novas funcionalidades e melhorias da tecnologia já empregada.

Desde o início das operações, a empresa tem crescido constantemente 3 dígitos ao ano. Em 2017, teve um crescimento de 120% em relação ao ano anterior e movimentou mais de R$ 200 milhões. Para este ano, a expectativa não é diferente.

Rodrigo Cartacho, co-fundador da Sympla

“Seguiremos focados em expandir nossa tecnologia e operação, entregando sempre a melhor experiência tanto para os produtores de eventos como para os compradores. Tem muita novidade vindo por aí!”

Diversidade

Atualmente, a empresa reúne mais de 200 colaboradores apaixonados – e ainda tem muitas vagas em aberto – distribuídos na sede em Belo Horizonte e nos outros cinco escritórios, em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Goiânia e, mais recentemente, Porto Alegre. Somente na sede localizada na capital mineira, a Sympla ocupa atualmente 9 andares de um prédio na Savassi, abrigando 175 profissionais.

O ambiente de trabalho é diverso, informal e dinâmico. Por lá, costuma-se brincar que “o ritmo é intenso, mas não é tenso”. Em várias entrevistas dadas pelo CEO da empresa, Rodrigo Cartacho, ele reafirma que cultura é um valor levado a sério e inegociável.

Para se entender essa máxima, podemos pensar em como ocorrem os processos seletivos. Além da técnica para a vaga, a empresa preocupa-se em enxergar se a pessoa se encaixa nos valores de sua cultura. A definição de contratação não é feita pela liderança, mas em comitê, incluindo todas as pessoas que participam de alguma etapa do processo seletivo. É preciso que haja consenso entre todos para que a pessoa passe a integrar o time.

Dos 200 Symplers51% são mulheres e 49% são homens, de 6 nacionalidades diferentes. Metade dessa equipe tão diversa têm entre 25 e 30 anos.

A Sympla é uma das empresas que faz parte do grupo Movile e está com a gente na busca por melhorar a vida de 1 bilhão de pessoas.