Muitos profissionais estão tendo sucesso ao transformar seus conhecimentos do mercado de trabalho em cursos online, mentorias, palestras, ebooks e outros infoprodutos. O mesmo vale para a academia: é possível difundir a sua pesquisa acadêmica para além da instituição de ensino, adaptando o conteúdo para os mais diversos formatos e públicos!
Neste artigo, você descobre como se transformar em um produtor de conteúdos digitais e eventos a partir do conhecimento adquirido com a sua pesquisa. Além de contribuir com a divulgação científica e atingir mais pessoas, em alguns casos, é possível monetizar essas iniciativas. Vamos lá?
Como adaptar a minha pesquisa acadêmica e quais são os formatos possíveis?
Conhecer os tipos de conteúdos, produtos e eventos disponíveis no mercado é o primeiro passo. Assim, você poderá entender qual formato será mais adequado para o seu tipo de pesquisa e poderá extrair o máximo de valor do conhecimento adquirido.
Explore algumas das opções de formatos aqui:
Cursos online
Depois de anos de dedicação à sua pesquisa, você é a melhor pessoa para transmitir esse conhecimento. No caso dos cursos online, você pode estruturar um currículo pensando no seu público-alvo, gravar e editar vídeo aulas, desenvolver e oferecer um material de apoio… Depois,é só escolher uma plataforma de tecnologia para disponibilizar esse conteúdo.
#DicaSympla: leia também: Cursos online: o que são, por que fazem sucesso e suas vantagens
Workshops e treinamentos
São muitas as empresas que investem em treinamentos para seus funcionários e, em muitos casos, para os clientes. Se você se especializou em Inteligência Artificial, por exemplo, pode oferecer workshops sobre boas práticas e pontos de atenção no uso dessas ferramentas no ambiente de trabalho, por exemplo.
O mesmo tema poderia ser oferecido para profissionais autônomos e disponibilizado em uma plataforma de gestão de eventos mediante retirada ou compra de ingressos.
Consultoria e mentoria
Que tal avaliar se há uma demanda no mercado para consultoria e mentoria na sua área? Há uma necessidade crescente, por exemplo, na área de sustentabilidade corporativa. Nesse cenário, especialistas do tema poderiam prestar serviços a empresas, ONGs e até a instituições do governo interessadas em construir um projeto na área.
Você também pode compartilhar seus conhecimentos com mentorados, em grupo ou de forma individual. Nesse caso, vale criar uma dinâmica para a iniciativa, agendando encontros regulares e estabelecendo metas.
Palestras, apresentações, mesas redondas
O seu conhecimento acadêmico é valioso e pode contribuir para várias discussões importantes. Pensando nisso, você pode receber um convite ou se conectar de forma proativa com os organizadores de eventos corporativos para palestrar nessas ocasiões.
Em ambos os casos, é importante ter o currículo atualizado e criar um portfólio contendo a participação em conferências, simpósios, e outras participações.
Decidiu colocar a sua pesquisa acadêmica no mundo e está buscando um local para hospedar um curso online? Quer criar um workshop presencial e precisa de uma ferramenta para gestão de eventos? Conheça as soluções digitais da Sympla para produtores de eventos e empreendedores digitais e comece a publicar seu curso!