Você lembra que há pouco mais de uma década a maioria das programações da TV tinha data e hora marcada para passar? Se você é dessa época, provavelmente já teve que esperar por dias para ver o seu filme favorito na televisão ou o lançamento de uma música nas rádios, certo? Hoje em dia, isso é apenas uma realidade distante, depois do formato de on demand. 

O on demand é um serviço oferecido sob demanda para o consumidor, de forma que ele poderá consumir os conteúdos do seu interesse na hora que quiser e onde achar melhor.

Quer saber mais sobre esse assunto e conhecer as vantagens de utilizá-lo? Continue lendo este artigo e descubra!

O que é on demand?

Em resumo, on demand, como o próprio nome sugere, se refere à oferta de produtos ou serviços sob demanda, os quais podem ser usufruídos pelos usuários no momento, no local e da forma como eles quiserem. Isso te lembra alguma coisa? 

A Netflix, o Globoplay, a Deezer e o Spotify são exemplos muito simples deste tipo de serviço. Mas não são só esses que existem no mercado. 

Quando você está com fome, uma das primeiras coisas que vem à cabeça é abrir o seu celular e escolher algo para comer no Ifood, Uber Eats ou Rappi, não é mesmo? Pois bem, estes também são serviços on demand. 

Sendo assim, se você pretende entregar conteúdos nesse formato, que facilita o dia a dia, diminuindo as burocracias e tornando a rotina dos usuários mais simples, esse tipo de serviço é ideal para você. 

Mas, antes de conhecer como a Sympla pode te ajudar com isso, é fundamental descobrir a importância e as principais vantagens proporcionadas pelo on demand. 

Qual a importância do on demand?

O formato on demand está crescendo e ganhando cada vez mais espaço ao decorrer dos anos. Não só para garantir o entretenimento e diversão de muitas pessoas, esse serviço também pode contribuir de maneira significativa para agregar conhecimento, por meio de aulas e cursos on demand. Assim, ele passa a ser de extrema importância para quem não tem acesso fácil a formas de aprendizados convencionais.

De acordo com uma pesquisa feita pelo DataFolha, no relatório anual de Hábitos On Demand, com 2505 entrevistados, em 2020, 81% dos respondentes consumiram algum conteúdo do tipo nos sete dias anteriores ao levantamento . 

Além disso, um outro estudo, realizado pela Consultoria BB, confirmou que oito a cada dez lares brasileiros assistem conteúdos sob demanda, independentemente da plataforma que estão utilizando. 

Diante dessas informações, fica claro que esse formato pode ser uma boa alternativa para empresas de diferentes segmentos investirem em conteúdos, aumentando as chances de ganhar mais dinheiro para sua marca. 

Veja a seguir outras vantagens de investir no formato on demand:

1. Chama a atenção do usuário

Com a correria do dia a dia e as pessoas com cada vez menos tempo para investir em conhecimento, oferecer um conteúdo sob demanda é uma excelente oportunidade de chamar a atenção dos usuários. 

Ter um curso, na palma das mãos, podendo ser visto e assistido quantas vezes forem necessárias e na hora que der, é uma grande vantagem para essa pessoa que não tem disponibilidade para sentar em uma sala de aula ou ver um vídeo ao vivo, por exemplo. 

Sendo assim, essa é uma ótima chance de, possivelmente, fazer com que aquele usuário opte pelo seu curso e não o do concorrente que não investe neste formato. 

2. Possibilita a fidelização

É possível que uma única pessoa faça diferentes cursos ao longo do ano, certo? Imagine que esse mesmo usuário necessite consumir conteúdos de diferentes assuntos dentro da sua área de atuação para conseguir subir de cargo. 

Se você oferecer o formato on demand para ela, possibilitando o fácil acesso, na hora e lugar que ela quiser, as chances dela sempre buscar os seus cursos são grandes, possibilitando a fidelização deste usuário. 

Quem aí não gostaria de um consumidor fiel dos seus conteúdos, não é mesmo? Então, por que não investir nesse serviço?

3. Pode ser criado em uma plataforma eficiente

Depois de definir o formato e os conteúdos que serão oferecidos aos usuários, o ideal é criá-los em uma plataforma eficiente, como o Sympla Play. Com ela, é possível disponibilizar e vender cursos de maneira segura e simples, transformando o seu conteúdo em vídeos e aulas feitas sob demanda e personalizadas para o seu público. 

Com o Sympla Play, você poderá ter autonomia para customizar os seus conteúdos na hora que quiser, administrar as suas vendas em tempo real, emitir os certificados e ter interações com as principais ferramentas do mercado, como Google Analytics e RD Station. 

Percebeu como esse serviço é muito relevante para o mercado? Acesse o site da Sympla Play e crie o seu conteúdo online e on demand agora mesmo!