O conceito de experiência do usuário vem se expandindo e sendo cada dia mais utilizado para garantir uma hiperpersonalização e a satisfação na oferta de eventos e cursos online. Mas você sabe o que é UX e como utilizar esse método na prática? Descubra como aplicar nos seus cursos online e por que essa é uma excelente estratégia. 

O que é UX?

O conceito de UX abrange toda a experiência de um usuário com a marca, ou seja, a forma como ele interage com um produto, serviço ou evento. O objetivo é pensar em experiências positivas e simplificadas, proporcionando altos níveis de satisfação. 

O conceito de UX utiliza três pilares principais, que funcionam como uma pirâmide de prioridades para a melhor experiência possível. São eles:

  • Utilidade: o produto ou serviço deve ser uma solução, idealizada a partir de uma “dor” ou problema do cliente;
  • Usabilidade: é preciso que o serviço ou produto seja fácil de utilizar, com uma linguagem adequada ao público-alvo;
  • Desejabilidade: é preciso que o produto ou serviço tenha um poder de atração para gerar encantamento e satisfação ao usuário. Para isso, são utilizados conceitos de design, marketing e interação. 

O conceito surgiu na área de design e, hoje, é utilizado, principalmente, para a construção de sites, aplicativos e interfaces. Contudo, essa ideia faz bastante sentido quando falamos sobre o universo de eventos e cursos online

Nessa área, o UX pode afetar a forma como participantes e interessados enxergam o produtor por trás de um evento. Se, ao adquirir um curso, por exemplo, o aluno não consegue operar a plataforma com facilidade ou perde aulas online por conta de problemas técnicos do site, a impressão que ele terá será bastante negativa. 

Por outro lado, quando o UX é priorizado, a experiência tende a ser muito mais positiva, garantindo que os participantes se envolvam mais com o evento, interajam e engajem positivamente. 

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Quais as vantagens de UX para cursos online?

Priorizar a experiência do usuário pode trazer diversas vantagens para o produtor de eventos. A primeira delas é uma maior conexão do consumidor com o conteúdo e com a marca, o que aumenta a satisfação como um todo. 

Além disso, ao focar em UX, você garante uma melhor navegabilidade e usabilidade nas páginas de vendas e na plataforma de cursos online, possibilitando experiências mais completas e uma maior retenção dos alunos. 

Quanto mais satisfeitos estiverem os clientes, maiores as chances deles voltarem a fazer negócio no futuro e, inclusive, recomendarem o seu curso para amigos e colegas. Como resultado, é possível aumentar as vendas e o retorno sobre o investimento (ROI). 

Como aplicar UX nos seus cursos online?

Entendendo o que é UX e suas vantagens, fica claro que esse é um conceito que deve ser incorporado pelos produtores de cursos online. Mas como fazer isso na prática? A seguir, você confere algumas dicas valiosas. 

Material audiovisual de alta qualidade

Imagens e vídeos devem ser disponibilizados em alta qualidade, com áudios perfeitos e sem ruídos, para não atrapalhar a experiência do aluno. É importante ficar atento, no entanto, ao tamanho dos arquivos, para evitar lentidão no carregamento das páginas. 

Módulos claros e bem divididos

É importante criar uma divisão clara e intuitiva de módulos e aulas, separando o curso por blocos de acordo com o tema de cada um. O ideal é que a plataforma possibilite que o aluno marque as aulas que já assistiu, para facilitar a navegação. 

Experiências interativas e gamificadas

Para tornar o aprendizado mais divertido e dinâmico, que tal adicionar um questionário em formato de jogo ou quiz ao final de cada módulo? Isso vai ajudar na fixação do conteúdo e deixar a experiência mais leve. 

Login facilitado

Tem algo pior do que não conseguir acessar uma plataforma por conta de erros na senha? Esse tipo de problema pode acabar fazendo com que o usuário perca tempo e se estresse à toa. 

Com a Sympla, você não precisa se preocupar com essa etapa, nosso acesso SSO facilita o login do usuário no seu curso, tornando o acesso muito mais rápido e prático. 

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O aluno no centro de todas as decisões e experiências

Imagine, por exemplo, o aluno assistindo seu curso ao longo de horas com cores fortes e letras miúdas, a ideia não parece nada boa, não é? Para criar uma boa jornada de estudo, é importante que a experiência do usuário seja pensada em todas as etapas, do começo ao fim. 

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Agora você já sabe o que é UX e como aplicar essa estratégia em seus cursos online. Quer aprender ainda mais como aprimorar sua página de vendas e a estrutura do curso? Baixe o ebook gratuito da Sympla com o passo a passo para vender o seu curso online.