Você já pensou em incluir um parceiro na organização do seu evento? A coprodução é uma alternativa interessante para aumentar o potencial das suas produções e diluir custos, tornando-as mais viáveis.

Quer entender melhor como esse tipo de parceria funciona no mercado de eventos? A Sympla desenvolveu um post completo sobre o assunto. Confira todos os detalhes a seguir. 

O que é Coprodução?

O termo coprodução é utilizado para se referir a uma sociedade, em que duas ou mais empresas ou pessoas se juntam em parceria para produzir um material, serviço ou produto. 

No contexto de eventos, a coprodução pode ser realizada de diversas formas, por exemplo, em cursos, feiras, festas, shows, congressos corporativos, entre outros. 

Nesses casos, existe uma divisão de tarefas bem delimitada. Assim, enquanto um coprodutor fica responsável pela divulgação e orçamentos, por exemplo, o outro pode providenciar a parte de conteúdos, atrações e programações.   

Quais as vantagens da coprodução?

A coprodução oferece uma série de benefícios aos envolvidos, muitas vezes, viabilizando projetos que não poderiam ser feitos por apenas um produtor. A seguir, você confere cada uma das vantagens dessa estratégia. 

Aumento do alcance

Produzir um evento em parceria abre espaço para que você aumente o seu alcance de público, compartilhe mailings e garanta muito mais visibilidade à produção, consequentemente, potencializando sua rentabilidade. 

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Flexibilidade de trabalho

A coprodução também aumenta a produtividade da equipe e traz mais flexibilidade aos produtores. Ambos os profissionais podem conversar para definir como o trabalho e os pagamentos serão divididos, garantindo, assim, mais otimização de tempo e recursos. 

Divisão de investimentos

A coprodução também é uma excelente alternativa para reduzir custos e viabilizar projetos muito caros. Muitas vezes, por falta de investimentos e patrocinadores, o produtor acaba sendo obrigado a engavetar um projeto que poderia trazer muito retorno. 

Com a possibilidade de incluir um coprodutor é possível diluir os gastos, sem precisar cortar recursos ou reduzir a qualidade do evento.  

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Melhoria de qualidade

Por fim, a coprodução é uma possibilidade de juntar expertises e melhorar a qualidade de uma produção. Ao se unir com produtores experientes, você pode agregar ainda mais conhecimento, trocar experiências e ideias e potencializar os diferenciais da produção. 

Como explorar a coprodução em eventos?

Para explorar a coprodução em eventos, é fundamental encontrar parceiros que tenham experiência no nicho que você deseja atingir. Imagine, por exemplo, que você trabalha organizando feiras corporativas, com expositores e espaços para networking. 

Suas feiras alcançam um público significativo, mas que apenas passa por lá durante o dia, sem permanecer por muitas horas. Apesar de movimentar o mercado, os eventos geram pouca repercussão na mídia e nas redes sociais, o que não ajuda a criar um buzz. 

Considerando esse contexto, seria bastante interessante que sua próxima feira fosse realizada com o auxílio de um coprodutor especializado em congressos e palestras. Esse profissional poderia contribuir trazendo conteúdo e especialistas para enriquecer a experiência do público. 

Acrescentando nomes relevantes na programação e um espaço para palestras e mesas de discussão, o evento se tornaria maior, o que aumentaria sua relevância na mídia e nas redes. Apesar do crescimento, você não precisaria de um investimento tão alto na mudança, já que os gastos seriam divididos entre os dois coprodutores. 

Dicas de coprodução

Deu para notar que a coprodução pode ser uma alternativa muito positiva no mercado de eventos, não é? Para colocar essa ideia na prática, é importante seguir algumas dicas:

  • Defina o tipo do seu evento. É preciso que todo o planejamento seja feito de forma cautelosa, definindo objetivos, público-alvo, atrações, diferenciais e outros pontos relevantes;
  • Busque por empresas e profissionais que tenham experiência na área ou nicho que você deseja atingir. É importante conhecer bem o parceiro e ter afinidade, afinal, você vão trabalhar muito juntos;
  • Estipule o orçamento do evento e alinhe os investimentos de cada parte. Essa é uma etapa importante da parceira e que precisa ser documentada para não gerar conflitos no futuro;
  • Explore as diferentes possibilidades de parceria e tenha claro as atribuições de cada um, com prazos e etapas bem organizadas;
  • Antes de buscar um coprodutor, é preciso ter experiência e entender do assunto. Afinal, o objetivo da coprodução é potencializar resultados pela soma de experiências e não ganhar em cima de outro profissional.

#DicaSympla: Como organizar um evento de sucesso? Um passo a passo da organização

A coprodução de eventos pode ser uma excelente oportunidade para otimizar recursos e reduzir o trabalho, mas você deve ter percebido que a organização é fundamental no processo. São muitos detalhes e etapas simultâneas que precisam ser planejadas com cuidado e que devem ser formalizadas, para evitar problemas. 

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