Ícone do site Blog da Sympla – Tudo para criar ou viver experiências

O que é coaching e como ele funciona

O termo coaching tem se popularizado bastante no Brasil, especialmente na área profissional. Embora este termo possa ser traduzido para “treinamento”, o coaching na verdade se trata de uma técnica bem elaborada, que auxilia alguém a alcançar suas metas pessoais e profissionais por meio da ajuda de um especialista, o coach.

Principal objetivo do coaching

Com o coaching, a pessoa identifica seus objetivos, descobre o que a impede de alcançá-los e traça um plano de ação para cumprir suas metas. Esta prática é extremamente útil e pode ser aplicada nos mais variados contextos. Por esse motivo, é também muito válida para  profissionais que atuam na organização de eventos, uma vez que o coaching pode garantir benefícios em todas as etapas deste trabalho tão abrangente.

Como funciona

A dinâmica do coaching compreende encontros periódicos da pessoa com seu coach, ou seja, com o profissional que aplicará a técnica e te ajudará a alcançar seus objetivos. Inicialmente, você apresenta sua meta ao coach e ele fará perguntas específicas para que ambos conheçam bem o seu objetivo. Sua meta pode ser qualquer uma, por exemplo, administrar melhor o tempo, ter um melhor relacionamento interpessoal ou até obter maior motivação para cumprir as tarefas profissionais.

O coach entenderá seu principal objetivo e, por meio de questões que ele levantará, você será auxiliado a detectar o que o impede de alcançar o alvo. Com base no conhecimento da situação, seu coach trabalhará com você para montar um planejamento estratégico, com prazos determinados, para alcançar sua meta. Depois disso, você será acompanhado periodicamente por ele, que verificará o desenvolvimento do plano de ação. É bastante comum que estes profissionais proponham alguns desafios, que apontem para seu objetivo e te estimulem a ter mais autoconfiança em sua realização.

Portanto, o trabalho do coach não envolve apenas traçar metas, mas também ajudar seu cliente a manter o foco até cumpri-las. Por meio de conversas, o coach pode inclusive perceber se seu cliente tem problemas de autoestima ou autoconfiança para alcançar os alvos e, assim, trabalhar estes aspectos. Ao final, os resultados do processo são totalmente mensuráveis através de relatórios de evolução, de forma que você consegue ver objetivamente as mudanças ocorridas por meio do coaching.

Coaching para equipes

É também possível que o coaching seja aplicado a equipes, o que também pode ser muito válido no caso da organização de eventos. Dessa forma, o coach acompanha cada funcionário particularmente, mas pode colocar metas para a equipe conforme observar que o time, como um todo, falha em alguma etapa da organização. É também possível focar no desenvolvimento de melhor relacionamento e comunicação entre os membros da equipe, trazendo consequências positivas no trabalho de todo o grupo.

Quais os benefícios do coaching

Uma vez que você ou sua equipe de organização de eventos melhoram no aspecto profissional, você ganha em eficiência e qualidade nos processos. Além disso, você desenvolve capacidades que não imaginava possuir, fazendo com que utilize seu potencial máximo para alcançar objetivos de trabalho.

Ou seja, a prática de coaching é muito válida em diversos contextos, pois oferece um caminho planejado, com superação de obstáculos e ganho em motivação e alcance de objetivos. Para profissionais, essa técnica aumenta a produtividade individual e da equipe, melhora a eficiência e a qualidade dos processos.

Se você quiser que a organização de seus eventos se dê com mais qualidade e de forma mais produtiva, investir em coaching é uma opção com excelente custo benefício. Esta técnica transforma sua maneira de agir, tornando-o um profissional muito mais eficiente e, portanto, melhorando os resultados de seu trabalho.


#DicaSympla: você produz eventos e tem interesse em aumentar suas vendas, revolucionar a gestão do seu evento e fazer parte da maior plataforma de eventos do Brasil? Então, conheça a Sympla!

Sair da versão mobile