É claro que os eventos gratuitos são oportunidades interessantes para que o produtor alcance um bom público. Mas você sabia que a monetização de eventos também traz benefícios relevantes que vão além da receita financeira?
A venda de ingressos é um passo importante para quem deseja agregar mais valor às produções e garantir um público ainda mais engajado e assíduo. Neste post, a Sympla listou algumas das razões pelas quais vale a pena monetizar seus eventos. Entenda melhor sobre o assunto na leitura.
Você quer cobrir os custos
A ideia de oferecer eventos pagos não está diretamente ligada apenas ao lucro. Essa pode ser, também, uma estratégia para cobrir os custos de organização do evento e torná-lo ainda mais interessante.
Em produções presenciais, por exemplo, o organizador tem diversas despesas com local, infraestrutura, contratação de equipes, marketing, alimentação e divulgação. Mesmo os eventos 100% online geram custos com palestrantes, equipamento técnico e infraestrutura.
Todos esses custos ocupam parte significativa do orçamento, muitas vezes, limitando as produções. Dessa forma, ao optar pela venda de ingressos, o produtor consegue um fôlego maior nas finanças, o que possibilita, por exemplo, ampliar a infraestrutura e investir em atrações especiais, para tornar a produção ainda mais atrativa.
Você precisa ter maior controle sobre o número de participantes
Quantas vezes você já se inscreveu em um evento gratuito sem saber se realmente conseguiria participar? O fato das inscrições não terem custo acaba fazendo com que os participantes percam o senso de urgência e acabem furando.
O problema é que esse tipo de atitude é muito prejudicial para o produtor, uma vez que ele não consegue controlar quantas pessoas efetivamente estarão presentes.
Vale lembrar que entender o número certo de participantes é importante para planejar a infraestrutura e até a programação do evento. Já pensou alugar um espaço grande, planejando um número X de pessoas e, no dia, receber apenas um terço desse público?
A venda de ingressos, portanto, pode ajudar a prever de forma mais eficiente qual será o tamanho do evento. Afinal, dificilmente o público pagante não vai comparecer a um evento comprado.
#DicaSympla: Previsibilidade de vendas de ingressos: vantagens e como conquistar
Você quer gerar maior percepção de valor em relação ao evento
Esse tópico também tem relação com o anterior. Os eventos gratuitos acabam tendo muitas ausências, justamente, por que as pessoas não veem tanto valor naquilo que é de graça.
O fato é que um evento gratuito, muitas vezes, alcança um público errado. São pessoas que até podem se interessar pelo tema superficialmente, mas que acabam se inscrevendo apenas para garantir que os ingressos não se esgotem. Dessa forma, essas não são pessoas que realmente querem estar lá e que veem o valor da produção.
Isso não quer dizer, é claro, que os eventos gratuitos sejam piores do que os pagos. É a percepção do público que muda.
Quando é feita a monetização do evento, o produtor consegue ter certeza que aquele participante buscou pela produção e que realmente tem interesse em estar alí. Isso gera um público de maior qualidade, o que aumenta o valor do evento em si.
Você quer atrair um público mais engajado
Ainda sobre a percepção de valor, os eventos gratuitos geram um público menos engajado. São aqueles participantes que dão só um passadinha no evento presencial ou que deixam um evento online rodando no computador, enquanto fazem outras coisas.
Essas pessoas, na maioria das vezes, não encaram a produção como uma prioridade. Por isso, não são um público muito valioso, seja para adquirir um produto ou mesmo para divulgar novas edições de forma orgânica.
Já nos eventos pagos, as chances desse público desinteressado comparecer são menores. As pessoas que pagaram para estar lá têm o interesse de absorver o máximo da experiência e são valiosas para compartilhar suas percepções sobre a produção. Assim, elas funcionam como recursos orgânicos de divulgação.
Você quer diversificar sua receita
Por fim, a monetização de eventos pode ser uma forma de diversificar a receita do produtor em casos em que ele já lucra, por exemplo, com a venda de bebidas ou comidas.
Essa diversificação é interessante para alcançar mais sustentabilidade a longo prazo, afinal, o produtor não ficará dependente de uma única fonte, apostando todas as suas fichas em um mesmo lugar.
Concluindo, a monetização de eventos é uma estratégia interessante para produtores que desejam agregar mais valor à produção, atrair um público engajado, cobrir custos e diversificar suas fontes de receitas. Esse é um passo importante na produção, mas que deve ser tomado com cautela, garantindo que o que está sendo oferecido é coerente com o valor cobrado.
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