Você já avaliou todos os canais de divulgação para o seu evento? Na próxima produção, que tal considerar a mídia OOH ou out of home? Essa é uma estratégia interessante para a divulgação em massa e tem um potencial de sucesso gigantesco. 

Quer conhecer melhor essa estratégia? A Sympla explica, neste post, o que é a mídia OOH, quais as suas vantagens, os formatos utilizados e outros detalhes relevantes. Confira tudo na leitura. 

O que é mídia out of home?

A mídia OOH ou out of Home é um conjunto de ações de divulgação que têm como objetivo alcançar as pessoas em seu trajeto por ruas, avenidas, rodovias e outros espaços públicos. 

Sabe aquelas campanhas de marketing que utilizam painéis digitais nos pontos de ônibus da Avenida Paulista? Ou os anúncios da Times Square em Nova York? Esses são exemplos de campanhas que usam a mídia OOH para atingir os consumidores fora de casa. 

A estratégia é muito interessante para fixar a marca no imaginário do público e pode ser explorada, inclusive, por produtores para divulgar uma gama diversa de eventos e experiências culturais. 

Quais são as vantagens da mídia OOH para eventos?

A divulgação por meio de mídia out of home pode ser bastante vantajosa para aumentar a exposição de festas, shows, casas de espetáculos, passeios e até museus. A seguir, vamos explicar melhor os benefícios desse tipo de solução. 

Maior alcance

Como a exposição desse modelo de mídia é feita em locais com grandes fluxos de migração, o alcance é muito maior. Dessa forma, é possível impactar não só quem está buscando o evento em si, mas também pessoas que estão apenas de passagem e vão descobrir o evento por acaso. 

Dependendo do local escolhido, você pode alcançar milhares de pessoas diariamente. Dessa forma, com certeza conseguirá impactar um grande número de interessados.

Exposição constante ou prolongada

O grande atrativo da mídia OOH é o fato de que a divulgação funciona 24 horas por dia, todos os dias nos espaços públicos. 

Essa exposição é constante e prolongada, o que acaba causando uma maior fixação da marca e instigando a curiosidade do público a conhecer as experiências e eventos divulgados.

Localização estratégica

A localização dos espaços escolhidos faz toda a diferença para a divulgação de eventos. E nesse caso, pode ser uma escolha muito estratégica

Escolher uma mídia em aeroportos, grandes rodoviárias e estações de metrô, por exemplo, é ser uma forma de atrair turistas para a experiência, saindo da sua bolha e alcançando novos públicos.

Interatividade

A divulgação em mídia out of home não precisa ser, necessariamente, estática. É possível explorar e brincar com o espaço físico, criando soluções que engajem com o público e convidem ele a participar. 

Para isso, o produtor pode utilizar, por exemplo, QR Codes, painéis interativos, realidade aumentada e mídias instagramáveis para propor uma interação maior com a audiência. 

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Maneiras de usar a mídia OOH

Existem diversos formatos e maneiras de utilizar a mídia OHH para eventos. Os pôsteres e outdoors são os mais conhecidos, mas o produtor pode apostar em outras formas de divulgação para atingir os passantes. Entenda as principais a seguir. 

Formatos tradicionais

  • Outdoor: é bastante comum em avenidas e rodovias e impacta, principalmente, a audiência que está de carro;
  • Pôsteres: é o formato mais simples e barato, pode ser fixado em fachadas de comércios, bancas de jornais, postes e pontos de ônibus;
  • Backlight e frontlight: comuns em bares e casas noturnas, eles utilizam iluminação em anúncios impressos em material translúcido. O backlight tem iluminação interna, enquanto o frontlight recebe iluminação frontal externa;
  • Backbus ou busdoor: são anúncios fixados na traseira dos ônibus. 

Formatos diferenciados

  • Empena: são grandes espaços disponíveis em edifícios com paredes sem janelas. São conhecidos em grandes centros comerciais, mas proibidos em algumas cidades;
  • Mídia de projeção: são anúncios projetados em painéis brancos ou fachadas de prédios. Essas são opções sustentáveis e que chamam muita atenção;
  • Painéis digitais: já são bastante comuns em pontos de ônibus e relógios das grandes capitais, por exemplo;
  • Painéis interativos: são monitores de alta definição com acesso a internet e que oferecem uma experiência de interação com a audiência. 

Além dos anúncios já citados feitos em mobiliário e transporte urbano, o produtor de eventos também pode realizar parcerias com cafés, restaurantes e lojas para aumentar o alcance de sua mídia OOH. 

Mídia OOH e outras estratégias de marketing

Embora a mídia out of home seja uma boa ideia para a divulgação de eventos, ela não deve ser utilizada como uma estratégia única. É essencial complementá-la com outras práticas de marketing on e off. 

As redes sociais, por exemplo, oferecem um potencial imenso de engajamento que, aliado ao OOH, pode garantir um alcance gigante para o evento. Para isso, é possível pensar em estratégias interativas, como o uso de hashtags. 

O produtor deve ter em mente que, enquanto a mídia OHH é poderosa para a divulgação em massa, o marketing digital garante uma maior segmentação de público. Dessa forma, é possível unir as duas estratégias, utilizando a primeira para aumentar a exposição do evento e a segunda para atingir diretamente o público de interesse. 

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Como mensurar os resultados de OOH?

Para mensurar se a campanha de marketing utilizando mídia out of home vai trazer os resultados esperados, o produtor deve ficar atento aos seguintes indicadores: 

  • Alcance: busque dados estatísticos sobre o fluxo de veículos e pessoas nas regiões escolhidas;
  • Tempo de permanência: a geolocalização e a integração com plataformas digitais pode ajudar a monitorar esse indicador em tempo real;
  • Cobertura geográfica: é possível prever a cobertura geográfica de um anúncio com base nos dados levantados. Grandes centros, por exemplo, recebem pessoas de regiões próximas, já as cidades turísticas alcançam um público ainda maior, de longas distâncias;
  • Engajamento nas redes sociais: captando novos seguidores ou promovendo campanhas específicas, é possível mensurar a quantidade de pessoas atingidas pelo anúncio com base no desempenho das redes sociais do evento. 

Qualquer evento precisa de uma boa divulgação para atingir o público e garantir mais credibilidade. A mídia OOH é uma forma de potencializar o marketing da produção, alcançando a grande massa e garantindo a fixação da marca. 

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