O planejamento de um evento envolve muitos detalhes técnicos, logísticos e estratégicos. Por isso, para ter sucesso na produção, o organizador precisa ter bastante consciência do que ele espera atingir com ela. Definir uma meta SMART pode ajudar a se manter no caminho certo.
Esse termo se refere a uma metodologia específica que ajuda organizações de segmentos diversos a definirem planos com propósitos inteligentes. Cada letra da sigla corresponde a um fator importante para que a meta seja bem-sucedida:
- S — específica;
- M — mensurável;
- A — atingível;
- R — relevante;
- T — temporal.
E como o produtor pode se apropriar dessa técnica? Neste artigo, será possível ler sobre:
- o que é a meta SMART e qual a sua importância;
- quais são os 5 atributos SMART de uma meta;
- como montar uma meta SMART;
- 5 exemplos de meta SMART para eventos.
O que é meta SMART e qual a sua importância?
Determinar os propósitos de um evento pode não ser uma tarefa tão simples, mas é essencial para agir de forma estratégica, evitar distrações, estabelecer prioridades e, claro, garantir que o mais importante será entregue. E a meta SMART é a melhor escolha para o organizador que está construindo um plano para a produção.
Elas podem ser definidas como uma espécie de ferramenta que ajuda as organizações a estabelecerem metas inteligentes que orientem o crescimento do negócio. No caso do produtor, elas irão contribuir para o sucesso do projeto e boa experiência do público.
O seu foco está em traçar objetivos claros e bem alinhados com aquilo que se espera atingir, determinando prazos e engajando os profissionais envolvidos.
Algumas das principais vantagens que demonstram a sua importância para negócios de diferentes naturezas (incluindo os eventos!), são:
- aumento do foco: uma das principais características dessa metodologia é, justamente, a sua especificação. Com essa definição bastante detalhada, há pouco espaço para distrações e ruídos de comunicação, dando mais foco ao trabalho;
- mais produtividade: estabelecer essas metas torna os objetivos mais claros para todos os envolvidos, o que permite a equipe se concentrar e executar tarefas relevantes que são voltadas para esses propósitos;
- facilidade para recolher feedbacks: outro aspecto importante é que ela deve ser mensurável e ter um tempo estabelecido para ser atingida. Esses atributos facilitam muito o seu acompanhamento.
Como montar uma meta SMART? Confira alguns exemplos
Para definir uma meta SMART, o organizador deve ter em mente o significado das letras da sigla. Elas representam os aspectos fundamentais para a definição de propósitos claros, inteligentes e alinhados aos objetivos da produção.
Por isso, no momento de estabelece-las, é importante que o produtor reflita se todos os atributos estão sendo atendidos.
Sendo assim, as metas precisam ser:
1. Específicas
Esse é o momento do organizador entender e definir o que será feito por ele e pela sua equipe. Isso não pode estar subentendido, precisa estar muito bem especificado e claro na mente de todos os envolvidos no projeto.
O objetivo de uma produção não pode ser apenas vender mais ingressos, é importante afunilar esse desejo.
Exemplo: uma meta para o organizador pode ser o crescimento de 30% nas compras dos tíquetes de um dado evento no mês de dezembro.
2. Mensuráveis
A meta também precisa ser mensurável. Ou seja, ela deve ser quantitativa, possível de ser medida em números. Assim, o organizador terá como fazer um melhor acompanhamento e também comparações com outras edições das suas produções.
Exemplo: um dos objetivos do produtor pode ser ampliar o engajamento do público do evento nas redes sociais. Para isso, a meta poderia ser aumentar em 20% o número de comentários relacionados ao evento nas mídias no próximo mês.
3. Atingíveis
Ela também precisa ser realista. O produtor só deve estabelecer metas que sejam possíveis de serem alcançadas. Definir propósitos que não estão alinhados ao orçamento disponível para a realização do evento, por exemplo, só vai gerar mais dor de cabeça e frustração.
Então, se uma meta é triplicar o número de participantes, ampliando o público, é preciso levar em conta se o espaço de realização da festa, congresso ou feira comporta essa quantidade de pessoas. E, até mesmo, se o público-alvo desse evento é grande o suficiente para essa meta.
Exemplo: nesse sentido, em um congresso para médicos de uma especialidade muito restrita, uma meta poderia ser aumentar em 5% os inscritos em relação à edição passada até a terceira semana de divulgação.
4. Relevantes
Essa metodologia também é, por natureza, estratégica. Os propósitos de uma produção não podem existir por existir, eles precisam estar alinhados com o que se espera alcançar, com o objetivo final do evento.
Dessa forma, ao fazer essas definições, o produtor deve refletir sobre quais ações são imprescindíveis para o sucesso do projeto.
Exemplo: se é importante aumentar a lucratividade do evento, pois houve pouca participação na edição anterior, uma das metas pode ser esgotar a venda de ingressos até um determinado dia.
5. Temporais
Outro aspecto crucial da meta SMART é a definição de prazos para que ela seja atingida de forma mais eficiente.
Se um dos propósitos é dobrar o número de confirmações de um evento, é preciso dizer em quanto tempo se espera que isso aconteça, estabelecendo datas para a execução das ações que vão permitir que esse propósito seja alcançado.
Exemplo: uma meta poderia ser vender 80% dos ingressos disponíveis de forma antecipada e online em até 30 dias.
Planejar e acompanhar as metas de um evento é mais fácil com a Sympla!
A definição de metas SMART em eventos pode ser muito vantajosa, colaborando para a conquista de resultados melhores. Mas o acompanhamento das ações que tornarão possível o alcance desses propósitos pode ser bastante dispendioso para o produtor.
Por isso, contar com uma plataforma especializada na gestão de eventos, como a Sympla, se torna essencial para o sucesso do projeto. A ferramenta permite que o organizador faça um gerenciamento completo de todas as fases da sua produção, seja ela presencial, híbrida ou inteiramente digital.
Nela, o produtor tem autonomia para cadastrar todas as informações relevantes da produção, integrar ferramentas importantes de marketing digital que auxiliam na sua divulgação, como Google Analytics e Google Ads, além de poder monitorar dados de vendas e outras informações da audiência em tempo real.
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