Ícone do site Blog da Sympla – Tudo para criar ou viver experiências

Material gráfico para eventos presenciais: quais os tipos e por que utilizar?

Ninguém duvida da importância das artes gráficas em qualquer divulgação. Mas o produtor deve ter um cuidado especial com a utilização do material gráfico para eventos presenciais

Afinal, explorar a identidade da marca in loco, durante o evento, vai impactar a percepção do público e é fundamental para tornar a produção mais reconhecida e lembrada. 

Esse material é usado em ativações de marca, em produtos personalizados para os participantes e até na sinalização do evento, com o uso de placas, faixas e banners, por exemplo. A oportunidade perfeita de explorar a identidade visual e logo do evento, bem como todo o conceito criativo da produção! 

Neste artigo, veja a relevância de incluir esses materiais em eventos e quais são os tipos mais usados.

Qual é a importância da identidade visual de uma marca?

Uma foto da atriz Zendaya para a revista Time, em um fundo azul e vestindo uma roupa no mesmo tom, motivou alguns brasileiros a comentarem nas redes o quanto a imagem os lembrava de uma operadora de telefonia. 

Essa é uma demonstração clara da influência que a identidade visual é capaz de gerar. Afinal, a atriz e o ambiente não têm nenhuma ligação com a marca, e ainda assim, as pessoas, naturalmente, fizeram essa correlação. 

Portanto, é fundamental trabalhar o branding do evento para  definir de forma prática quem é a empresa, e fazer com que ela seja reconhecida à primeira vista.

Uma famosa rede de fast food, com sua paleta de cores vermelha e amarela, também é memorável. Se o consumidor ver esses tons juntos a inicial do nome da marca, provavelmente já  a identificaria em instantes.

A relevância do logo de uma empresa é muito forte. Ou seja, a identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca. Com o tempo, ela conquista um espaço fixo na mente do consumidor, aumentando a confiança na organização e favorecendo a preferência por ela. 

Por exemplo, se uma pessoa que gosta de hambúrguer está com fome e por perto existe um McDonalds e uma lanchonete desconhecida. Qual dos estabelecimentos é mais provável que a pessoa escolha? 

Em suma, a identidade visual é responsável por:

Por que utilizar material gráfico para eventos?

Os materiais gráficos para eventos surgem como uma forma eficiente da empresa se destacar e reforçar a sua marca para o participante. 

Sendo assim, é altamente recomendável utilizar esse conceito de identidade visual em eventos como:

Por exemplo, quando as pessoas levam para casa copos comprados ou ganhados em festivais, além de servir como forma de divulgação, fica na memória do participante. Esses recursos funcionam como um fator para cativar o visitante, que sairá do local com uma boa impressão do evento e da empresa. 

Outro propósito para o qual o material gráfico para eventos é utilizado é a sinalização do ambiente. As placas e demais itens que informam os visitantes sobre onde ficam os principais pontos, saídas de emergência, programação e atrações, entre outras, também são fundamentais para organizar a circulação de pessoas. 

Qual material gráfico para eventos utilizar?

Existem vários tipos de material gráfico para eventos que uma empresa pode utilizar. Veja a seguir alguns exemplos:

Banner

Os banners são comuns e muito usados para divulgação para a grande massa, sendo também instalados em stands para dar maior destaque a marca. Eles servem para chamar a atenção de quem passa pelo local, além de ajudar os participantes do evento a se situarem e saberem a localização.

Cartões de visita

Eventos são uma ótima oportunidade de, além de oferecer produtos e serviços, gerar networking. Logo, os atendentes devem manter alguns cartões de visita para distribuir às pessoas do local para criar relacionamento e, quem sabe, conquistar novos clientes.

Faixas

Frequentemente utilizadas para recepcionar e atrair as pessoas para um local durante o evento, como o stand da empresa, as faixas são exploradas para destacar uma mensagem. Quando espalhadas pelo ambiente, a comunicação com os visitantes torna-se mais clara. 

Folders e flyers

Dois dos materiais gráficos para eventos mais importantes são os folders e flyers. Eles são essenciais para manter em um local onde os participantes possam pegar o conteúdo ou então para serem distribuídos pela empresa aos visitantes para que eles conheçam melhor seus produtos ou serviços. O QRCode é uma ferramenta muito utilizada nesse sentido para fazer essa divulgação nesses materiais.

Brindes

Algo que fortalece a imagem da marca e serve como marketing de ativação é a entrega de brindes personalizados para os participantes de um evento. Além de entregá-los, é importante não esquecer de incluir o logo da empresa em materiais como:

Adesivos

Montar um stand com estruturas complexas pode sair caro. Algumas empresas optam por adesivar o local com material gráfico, o que acaba saindo mais barato e rápido. Mas não se esqueça: é necessário um designer para que as cores e os detalhes fiquem agradáveis no conjunto final.

Painel PDV (backdrop)

Um painel PDV (ou backdrop) é uma peça fundamental de material gráfico para eventos. Isso porque a temática e o design desses itens pode se tornar um local de interação dos visitantes, onde eles podem tirar fotos e publicá-las em suas redes sociais, como Instagram, divulgando organicamente a marca. 

Copos e outros utensílios

Essa divulgação orgânica também ocorre com outros tipos de materiais, entre eles os copos — citado anteriormente — e outros utensílios, como garrafas, toalhas, entre outros. Ao levar para casa, o visitante lembrará do evento e poderá dar mais visibilidade para a marca de forma natural. 

O material gráfico para eventos faz parte da experiência do participante

Depois da leitura, ficou evidente a importância do material gráfico para eventos presenciais, né? Afinal, as pessoas querem ter a melhor experiência e, na maioria das vezes, a interação com o ambiente ajuda nisso. 

Um exemplo é a feira Expo Empreendedor, que ocorre no Expo Center Norte e é voltada para o networking entre pessoas, empresas, parceiros e investidores. O pavilhão é composto por estandes, backdrops com logo das organizações e do evento em si, entre outros materiais gráficos pertinentes. É comum os participantes tirarem fotos nesses locais e registrar que estavam presentes. 

Além disso, independentemente da ocasião, quando o visitante leva para casa algo de um evento, como uma caneta personalizada, um marca páginas, ou o item que seja, ele terá uma percepção de marca positiva.

Gostou das dicas? Quais outras ações podem beneficiar as empresas e suas imagens durante ativações? Continue lendo os conteúdos do Blog da Sympla para ver o guia completo de gestão de eventos!

Sair da versão mobile