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Masterclass: o que é, quais as vantagens e como pode ser utilizado pelo produtor?

Um produtor de cursos pode se beneficiar bastante de uma masterclass. Este termo é utilizado para designar aulas online e presenciais ministradas por especialistas em diversas áreas. Por exemplo: você pode organizar e vender uma sobre gastronomia, cinema, comunicação, entre outros assuntos.

Esse tipo de aula é semelhante aos webinars, no entanto, algumas diferenças são notáveis no formato e distribuição do conteúdo. Uma de suas principais características é a presença de uma personalidade de grande destaque em um tema. 

Para aprender mais sobre esse conceito e como aplicá-lo, confira neste artigo:

O que é masterclass?

A expressão masterclass vem da junção dos termos em inglês master (mestre) e class (aula). Portanto, o destaque realmente está na notoriedade do especialista e no conteúdo que ele ensina. A função deste mestre no assunto é ensinar, aconselhar, compartilhar experiências e conhecimentos técnicos para outras pessoas durante o evento.

Para exemplificar, imagine que está organizando e abrindo inscrições para uma aula sobre “como escrever livros de terror” apresentada por Stephen King. Não há dúvidas de que o especialista é uma grande autoridade em seu segmento

Atualmente, a maioria dessas aulas são realizadas online. O seu conteúdo é distribuído, majoritariamente, em uma única aula mais longa, porém há também algumas que são divididas em séries.

Para os produtores, essa é uma grande oportunidade no mercado, pois aulas virtuais alcançam um número maior de pessoas e podem atingir diversos públicos. Como já foi citado, é possível desenvolver uma sobre qualquer tema relevante. 

No ambiente corporativo, por exemplo, esse tipo de evento é muito comum. Como determinadas empresas buscam capacitar e preparar os colaboradores para assumir cargos mais altos, os cursos e masterclasses são muito utilizados para atingir esse objetivo.

Como funciona uma masterclass?

Quais fatores um produtor deve se atentar para planejar um evento como esse? 

Existem oito principais elementos a considerar:

  1. qual o assunto que será apresentado;
  2. quem será o palestrante ou especialista;
  3. o canal em que o conteúdo será exibido (no online, por exemplo, existem várias plataformas digitais, como a Sympla, nas quais o conteúdo pode ser disponibilizado);
  4. o tempo de duração da aula, se será única ou em múltiplas aulas;
  5. como, quando e qual plataforma serão feitas as inscrições;
  6. planejamento da campanha de divulgação;
  7. comunicação pré-evento para garantir um maior número de inscritos (tanto por meio de anúncios pagos no Youtube, Facebook Ads e/ou Google Ads);
  8. comunicação pós-evento para receber feedback sobre o conteúdo e a experiência do público, e então aplicar as melhorias em um próximo lançamento/evento.

Quais são as vantagens de uma masterclass?

Além de ser uma ótima oportunidade de vendas de cursos online, uma masterclass oferece outros benefícios tanto para os produtores de conteúdos (próprios ou de terceiros), quanto para os alunos que vão adquirir determinado conhecimento. 

Veja algumas dessas vantagens a seguir:

Conteúdos exclusivos

Um dos principais diferenciais de uma masterclass é que, nela, o público tem acesso a um conteúdo exclusivo. Diferentemente de um vídeo no Youtube ou outras plataformas, aquela aula não será encontrada facilmente em outros locais. 

Além disso, os temas, dicas, metodologias e conceitos explicados durante a aula serão elementos baseados no know-how (habilidade/saber prático) do especialista. Ele ensinará de forma rápida (se considerado que todo o conteúdo será explicado em uma única aula) e ajudará a capacitar os participantes.

Informações atualizadas

Ao organizar o curso é importante que todas as informações apresentadas na aula sejam fidedignas e atualizadas. Por isso, planejar esse tipo de conteúdo é muito útil para trazer o que há de mais novo para ambientes corporativos, por exemplo. 

Divulgar o curso para esse tipo de público do mercado de trabalho é uma ótima oportunidade de vendas, já que a atualização das equipes é uma necessidade latente das empresas.

Networking

Presencial, em evento híbrido ou totalmente online: a masterclass é excelente para quem quer se conectar com outras pessoas de um mesmo segmento ou com interesses semelhantes. Se o tema da aula for técnicas de desenho para quadrinhos, por exemplo, os participantes vão encontrar outros desenhistas e autores para trocar experiências. 

Se o assunto for processos de vendas em Inside Sales, os participantes vão encontrar outros profissionais SDRs (Sales Development Representative) e expandir seu networking. Isso contribui para o engajamento e aprendizado durante todo o evento.

Vendas constantes

Uma grande vantagem para o organizador é que a venda poderá ser realizada por um longo período de tempo. Ou seja, como o conteúdo da aula é — na maioria das vezes — gravado, é possível vendê-lo a qualquer momento. 

A renda obtida com as inscrições será constante, pois o curso estará disponível a qualquer data para as pessoas se matricularem.

Produza sua masterclass com o Sympla Play

Por ser um conteúdo digital, existem várias possibilidades de transmissão online de uma masterclass. Entre elas, o Sympla Play.

No Sympla Play é possível disponibilizar a venda e exibição de seus cursos online em uma plataforma completa, segura e fácil de usar. Todo o conhecimento em vídeos e aulas exclusivas podem ser acessados pelo seu público de onde ele estiver e quando quiser.

Como produtor, você terá uma experiência simples de organização: 

A Sympla também garante toda integração necessária com o Zoom ou outra plataforma da sua escolha.

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