Você quer se destacar nesse mercado que não para de crescer? Estude. Leia muito. Atualize-se sempre. Inclua os livros de eventos entre os seus aliados para o sucesso. As prateleiras estão cheias de boas opções!

livro de eventos

Segundo a Associação Brasileira de Empresas e Eventos (Abeoc), para 2018, a perspectiva é de se manter o ritmo de crescimento que vem sendo registrado desde 2013. Naquele ano, a indústria de eventos movimentou R$ 209,2 bilhões – 4,32% do PIB brasileiro.

Esteja preparado para competir

Mercado em crescimento exige um preparo especial daqueles que querem correr no pelotão de elite. Esse é o pessoal de destaque, que sai na frente e, portanto, com maiores chances de sucesso.

Assim, o profissional de planejamento e organização de eventos que pretende integrar esse seleto grupo deve estar sempre atualizado e atento às tendências, inclusive, no quesito tecnologia.

Preparado adequadamente, é possível oferecer aos clientes os melhores serviços e as mais fantásticas experiências.

Os livros de eventos imperdíveis

Existem muitas obras valiosíssimas para a galera de eventos, algumas delas, inclusive, com opção de leitura online. Nós selecionamos 6 livros de eventos e, também, outros títulos  para otimizar a sua performance e levá-lo diretamente para a fileira da frente.

Vamos começar pelos livros de eventos. Os títulos estão relacionados em ordem alfabética. A prioridade de leitura dependerá da sua área de atuação. Vamos lá:

1. Gestão de Eventos Esportivos, Recreativos e Turísticos – Cheryl Mallen e Lorne J. Adams

livros de eventos

Nessa obra, os autores contam com a contribuição de vários profissionais para uma abordagem teórica e prática sobre a gestão de eventos. Eles incluem conceitos e, ainda, analisam a qualidade na administração de eventos e o aprendizado básico necessário para o pessoal que trabalha na área. O leitor encontra modelos de planejamento de eventos, da fase inicial até o fechamento e avaliação.

 

2. Manual de Organização de Eventos. Planejamento e Operacionalização – Luiz Carlos Zanella

livros de eventosEntre os melhores livros de eventos está essa obra que aborda os procedimentos e soluções práticas para superar as expectativas do cliente e dos participantes. Tudo isso enriquecido com simulações e ilustrações dos mais variados tipos de eventos: culturais, esportivos, comerciais, sociais etc. Esse livro é uma excelente escolha para os profissionais que desejam mesclar os segmentos de turismo e eventos.

3. Marketing de Eventos. Como Promover com Sucesso Eventos, Festivais, Convenções e Exposições – Leonard H. Hoyle Júnior

livros de eventos
Aqui, o leitor vai aprender sobre a importância da tecnologia e do marketing para se chegar ao público-alvo de um evento. O autor relata histórias e casos de sucesso nos seus 30 anos de experiência na organização e administração de eventos. Para alcançar êxito na divulgação, ele explora algumas ferramentas como mídia (impressa e eletrônica), relações públicas, promoção e propaganda, merchandising etc.

 

4. Organização de Eventos – Carmem Zitta
livros de eventos

Profissionais de todos os segmentos na área de eventos encontram nesse livro um apoio fundamental para o sucesso. A autora compartilha com os leitores as técnicas e regras para organização de eventos, além de dicas super valiosas sobre público-alvo, duração e todos os detalhes que não podem ser menosprezados.

5. Organização de Eventos: Procedimentos e Técnicas – Marlene Matias

Evolução do turismo e o surgimento do turismo de evento. O autor apresenta essa história e acrescenta modelos de estratégia, planejamento e organização. Disponibiliza, também, modelos de check-lists e aborda outros itens relacionados à estrutura das empresas, captação de recursos, escolha da empresa de gestão e muito mais. Não é por acaso que essa obra integra a lista dos melhores livros de eventos.

6. Patrocínio a Eventos – A Sinergia da Comunicação Integrada de Marketing – Rosana Zanlivros de eventos

Por meio de vários exemplos e seus resultados, a obra revela caminhos para que os investimentos em eventos gerem ganhos para a imagem das organizações. A autora cita os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, os shows do Cirque de Soleil patrocinados pelo Bradesco e o case Skol Beats. Leitura imperdível para aqueles que buscam enxergar o patrocínio de eventos sob um novo ângulo.

Habilidades-chave para organizadores de eventos

Além de se debruçar nos livros de eventos, o profissional da área deve, também, desenvolver habilidades que de fato o colocarão em posição de destaque.

Entre essas habilidades essenciais, estão o relacionamento interpessoal, negociação, persuasão etc. E o que não falta é livro bom sobre esses assuntos. Vão aqui 3 dicas que valem ouro:

1. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

Esse é um guia clássico sobre como melhorar a sua capacidade de relacionamento interpessoal. Não é por acaso que, após mais de setenta anos da sua primeira edição e mais de 50 milhões de exemplares vendidos, o livro continua inovador e destaca-se como uma das principais referências do mundo sobre o assunto.

2. A Arte da Negociação: Como Fechar um Acordo em um Mundo Caótico – Michael Wheelerlivros de eventos

Não importa qual é o seu trabalho. Você lida a todo momento com elementos da negociação. Os organizadores de eventos, inclusive. Nesse livro, Wheeler traz todos os conceitos fundamentais para que você entenda como alcançar o sucesso ao negociar, aplicando algumas habilidades auxiliares, durante todo o processo.

3. As Armas da Persuasão – Robert Cialdini

livros de eventos

Cialdini explica os princípios psicológicos pelos quais as pessoas dizem sim e nos ensina a utilizá-los de forma prática. Segundo ele, existem 6 princípios fundamentais que geram mudança e que você precisa dominá-los para entender como a persuasão funciona e, também, para não cair nas peças que nossa mente nos prega, quando alguém tenta nos convencer a fazer algo.

Conclusão

Você que é profissional da área sabe que planejar e organizar um evento não é tarefa para amadores. Exige muito conhecimento, estudo e dedicação. Assim, estar preparado e em dia com as novidades são requisitos indispensáveis para impulsionar o seu negócio.

Para isso, você pode contar com dois parceiros fortes. A plataforma 12Min disponibiliza para você todo o suporte dos principais livros de negócios, nas mais diferentes categorias: Marketing, Vendas, Produtividade, Gestão, Liderança, Investimentos etc.

Paralelamente, você tem sempre ao seu lado a Sympla. Aqui, você encontra todas as informações que precisa para planejar, organizar, monitorar e analisar os seus eventos. Tudo fácil para simplificar a sua vida.

Você curtiu esse post? Então, boa leitura! E aproveite para compartilhar essas informações com os seus amigos.


Esse artigo foi escrito pela equipe de conteúdo do 12Minutos, a plataforma que seleciona, lê e resume os mais importantes livros de não ficção, transformando-os em microbooks e audiobooks. Baixe agora o app na Play Store ou na App Store e bons aprendizados!