“O que não se mede, não se gerencia”, como disse William Edwards Deming. Para garantir o sucesso de um evento, é preciso definir os principais indicadores e realizar uma boa gestão de metas. Por isso, é fundamental para quem produz eventos conhecer o que é KPI.

Para produtores de experiências que querem atingir um nível de administração mais profissional, confira neste texto:

  • O que é KPI;
  • Como construir um KPI;
  • Exemplos de KPIs para eventos.

O que é KPI?

Do inglês Key Performance Indicator, traduzido como Indicadores-Chave de Performance, o KPI é uma das formas de análise de indicadores corporativos mais utilizadas no mercado

O acompanhamento dos resultados é uma prática fundamental para traçar bons planos de ação, pensando no crescimento de um negócio. No entanto, não basta apenas metrificar qualquer coisa. É preciso saber escolher quais são os processos-chave para a entrega de bons resultados. Esse é o principal princípio do KPI.

Como construir um KPI?

De nada adianta saber o que é o método dos KPIs se quem produz não conseguir implementá-lo com eficiência na administração de um evento. Nesse processo de construção, é importante pensar em coisas como:

  • O que eu quero acompanhar?; 
  • Quais são os processos chave?
  • Como mensurar os resultados desses processos?; 
  • É preciso controlar quais números para que seja possível fazer mais, com mais qualidade e com mais sustentabilidade? 

É importante ressaltar que os KPIs escolhidos devem ser personalizados para a realidade de cada negócio, produtora ou evento. Ao refletir sobre esses pontos, é provável que quem produz já tenha meio caminho andado para definir boas métricas.

#DicaSympla: para conhecer um outro método importante para definir as métricas de um negócio, confira Meta SMART para eventos: descubra como criar e exemplos 

Exemplos de KPIs para eventos

Ingressos retirados

Não tem como realizar um evento sem um público presente. Por isso, uma das principais metas para quem produz é realizar uma estimativa de ingressos retirados, sejam eles gratuitos ou pagos. 

Para eventos com ingressos pagos, é interessante traçar KPIs em torno da verba arrecadada com as vendas, pois essa é a principal fonte de renda para a grande maioria dos produtores. A retirada desse dinheiro pode possibilitar investimentos em outras áreas da organização.

Verbas de patrocinadores

Um dos maiores desafios para quem produz é conseguir captar recursos de patrocínios. Seja o patrocínio institucional, promocional ou por meio de leis de incentivo, consegui-lo pode proporcionar investimentos que farão com que um evento atinja um outro patamar.

Engajamento nas ações de comunicação

Gerar uma forte conexão com o público alvo é um dos segredos das festas, festivais, espetáculos e congressos que são sucesso de bilheteria. Uma das formas de atrair novas pessoas e manter forte o vínculo é por meio de ações de comunicação.

São alguns canais possíveis:

  • Email marketing;
  • Posts em redes sociais;
  • Tráfego pago;
  • Publicações em grandes veículos.

Com toda certeza, ter bons resultados nas ações comunicacionais é um dos processos-chave de muitos eventos. Definir um KPI para isso pode ser uma boa ideia! 

NPS do evento

O NPS (Net Promoter Score) é uma pesquisa de satisfação realizada com os consumidores de um produto ou serviço. Nesse caso, a ideia é coletar feedbacks do público de um evento. 

Para coletar essa métrica, deve-se perguntar: “em uma escala de zero a dez, o quanto você recomendaria o evento X a um amigo ou colega?”. Assim, os resultados significam:

  • Nove e dez: clientes promotores;
  • Sete ou oito: clientes neutros;
  • Zero até seis: clientes detratores.

A ideia dessa métrica é verificar o quão satisfeito com o evento ficou o público, tendo como meta aumentar o número de clientes promotores e reduzir os detratores. 

Conte com a Sympla para analisar seus KPIs! 

Com a plataforma da Sympla, quem produz consegue criar eventos em diferentes formatos, tendo acesso, em tempo real, a dados fundamentais para acompanhar os resultados, como:

  • Venda de ingressos;
  • Inscrições realizadas;
  • Dados demográficos dos participantes;
  • Desempenho das suas campanhas;
  • e muito mais! 

Tudo isso em uma plataforma self-service e com integrações para as principais ferramentas de marketing digital. Gostou? Se joga, crie o agora! ??