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O Coachella é um festival de música — isso é claro. Mas será que é só isso? Nos últimos anos, o evento se transformou em sinônimo de estilo, experiência e construção de marca.
Pensando nisso, a Sympla reuniu algumas lições por trás do sucesso dessa gigante californiana para inspirar produtores que buscam mais engajamento e identidade. Continue a leitura e descubra como aplicar o estilo Coachella em eventos.
Coachella: um festival que virou marca
Realizado desde 1999 no deserto da Califórnia, o Coachella conquistou uma posição única no mercado de eventos ao unir música, arte, moda e experiências imersivas.
O evento se destaca por criar um universo próprio, onde tudo, do palco às ativações de marca, é planejado para gerar pertencimento, desejo e alto valor de compartilhamento.
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8 lições para aprender com o estilo Coachella em eventos
A consistência estética e emocional da produção Coachella transformou o festival em um verdadeiro ícone cultural global. Mas o que o produtor pode aprender com isso?
Seja você um organizador de festivais musicais, ou não, existem lições que podem ser implementadas e adaptadas aos mais diversos tipos de produções. Confira, a seguir, as principais ideias para levar o estilo Coachella em eventos.
1. Mais do que line-up, crie um universo simbólico
No Coachella, o line-up é importante, mas não é o único atrativo. Muitos frequentadores compram o ingresso antes mesmo da divulgação das atrações.
Isso só é possível porque o festival construiu um imaginário coletivo. O público quer “viver o Coachella”, independentemente de quem está no palco.
A dica, portanto, é construir um universo em torno do seu evento. Qual é a narrativa dele? Qual é o estilo de vida que ele representa?
Use cores, símbolos, músicas de apoio, vocabulário próprio e elementos visuais para consolidar esse mundo.
2. Use um visual que reforça a marca
O estilo visual do festival é tão impactante que virou categoria de moda própria: “estilo Coachella”.
Roupas boho, franjas, tons terrosos e acessórios com pegada vintage marcam presença em revistas, redes sociais e vitrines. A estética não é apenas reflexo do público, mas é também cultivada e estimulada pela própria organização.
Para replicar esse conceito, a dica é investir na curadoria visual do seu evento como uma extensão da sua marca. Desde a cenografia até os uniformes da equipe, tudo deve conversar com a identidade proposta.
3. Aposte na arte como ponto de encontro e impacto
Quem já viu as fotos do Coachella sabe que as instalações artísticas são parte central da experiência. Esculturas gigantes, objetos interativos e obras que servem de pano de fundo para fotos são planejados para causar impacto e estimular a circulação no espaço.
Assim, mesmo em eventos menores, é possível criar elementos instagramáveis e artísticos que sirvam como marcos visuais.
Pode ser um letreiro imersivo, um mural colaborativo, uma instalação feita com materiais recicláveis ou uma peça criada por artistas locais. Isso gera engajamento orgânico nas redes sociais e aumenta o tempo de permanência do público no evento.
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4. Surpreenda com ativações de marca não convencionais
No Coachella, as marcas não apenas patrocinam, elas criam experiências. Quer um exemplo: a Heineken montou uma arena exclusiva com DJs e experiências imersivas; já a marca Takis estreou no evento com um lounge imersivo e multissensorial, oferecendo experiências como intensômetro, parede de grafite e galeria de moda.
A integração é tão fluida que muitas vezes o público sequer percebe que está sendo impactado por uma publicidade.
Sendo assim, abandone a ideia de expositores estáticos com banners e brindes genéricos e pense nas ativação como entretenimento.
Pode ser uma cabine de realidade aumentada, uma experiência sensorial, um jogo interativo ou um espaço de descanso estilizado. O segredo está em conectar o propósito da marca com o tema do evento.
5. Fuja do óbvio e faça uma curadoria de experiências paralelas
O Coachella oferece muito além de música. Meditação ao nascer do sol, oficinas de arte, yoga coletiva, experiências gastronômicas e sessões de bem-estar fazem parte da programação. Essa variedade aumenta a percepção de valor e acolhe diferentes perfis de público.
Para replicar a ideia, crie micro experiências dentro do seu evento.
– Um festival de cerveja pode ter uma oficina de harmonização com queijos.
– Um congresso pode ter um espaço de descanso com quick massage e playlists temáticas, e assim por diante.
6. Crie momentos de antecipação e memória
O Coachella começa meses antes do primeiro show, nas redes sociais, nas collabs de moda e nos conteúdos gerados pelo público. E não termina com o último acorde: há aftermovies, fotos, memes e colecionáveis que estendem a experiência.
A dica, portanto, é trabalhar o antes, o durante e o depois do evento com uma narrativa consistente:
- Antes: gere expectativa com spoilers visuais, teasers conceituais e conteúdos de bastidores;
- Durante: incentive a criação de conteúdo com hashtags, concursos e espaços instagramáveis;
- Depois: compartilhe vídeos de melhores momentos, depoimentos, e até produtos exclusivos de pós-evento.
7. Humanize sua comunicação com influenciadores reais
O Coachella explodiu como referência global porque soube trabalhar com influenciadores desde cedo, mas não só com os grandes nomes. Celebridades, criadores de conteúdo de nicho, fotógrafos e até anônimos estilosos são parte da construção coletiva do festival.
Para fortalecer a identidade do seu evento, envolva pessoas reais que tenham fit com sua proposta. Não é apenas contratar influencers com milhões de seguidores, mas mapear vozes autênticas, com conexão genuína com o público.
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8. Trabalhe a escassez e o desejo
Por fim, os ingressos do Coachella se esgotam rapidamente porque o evento se posicionou como algo exclusivo, que poucos conseguem acessar.
Isso não acontece por acaso: há todo um trabalho em torno de escassez percebida, pré-venda para fãs, pacotes especiais, listas de espera e experiências VIPs.
Assim, mesmo que seu evento seja gratuito ou recorrente, é possível trabalhar com escassez e desejo. Limite vagas para experiências especiais, crie ingressos com benefícios únicos, desenvolva edições limitadas de brindes ou acessos prioritários para membros de uma comunidade específica.
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O estilo Coachella no seu evento
Observar o estilo Coachella em eventos pode ser uma fonte riquíssima de inspiração para produtores. Por isso, vale a pena analisar tudo o que já foi criado para explorar novas ideias e formatos.
Independentemente do tipo de evento que você vai produzir, a Sympla é sua parceira ideal. Acesse o site e conheça nossas soluções para transformar sua produção em uma experiência memorável.