Você sabe o que é gamificação e por que ela vem se tornando uma tendência no mercado de eventos e experiências? Além de engajar seu público, essa estratégia pode potencializar a marca, criando interações mais divertidas e memoráveis. 

Neste post, explicamos melhor o método, suas vantagens e como ele pode ser aplicado no universo de eventos. Confira tudo sobre o assunto na leitura e implemente em suas próximas produções. 

O que é gamificação?

A gamificação é uma estratégia que utiliza jogos em diversos contextos para tornar processos e interações mais dinâmicos e interessantes. O método pode ser utilizado, por exemplo, na gestão de pessoas de uma empresa e até em eventos corporativos, com ativações de marca. 

O objetivo da estratégia pode variar, desde gerar engajamento e diversão nas experiências, até educar os participantes, fornecendo informações importantes e agregando mais valor à marca.  

Quais as vantagens da gamificação para eventos?

A estratégia pode trazer benefícios interessantes para o produtor de eventos. Isso porque, a gamificação:

  • Prende a atenção do participante;
  • Torna o ambiente mais descontraído;
  • Gera memórias e experiências únicas;
  • Fortalece o sentimento de pertencimento;
  • Agrega valor à marca;
  • Conecta os participantes;
  • Fortalece a imagem da organização;
  • Conquista patrocinadores e apoiadores;
  • Desperta a atenção da mídia;
  • Aumenta o engajamento nas atividades.

Esse também pode ser um importante diferencial competitivo para destacar seu evento da concorrência, atraindo a atenção do público e da mídia especializada. 

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Como usar a gamificação em eventos?

A gamificação pode ser utilizada para várias finalidades dentro do seu evento. Confira alguns exemplos:

  • Captar leads: jogos e brincadeiras podem ser usados para conseguir os dados de contato dos participantes em feiras e workshops;
  • Reforçar a marca: os jogos podem envolver a distribuição de brindes personalizados, que serão utilizados pelo participante no dia a dia, potencializando a visibilidade da marca;
  • Gerar vendas no evento: ao alcançar um prémio, como uma porcentagem de desconto, o participante pode ficar mais propenso a adquirir produtos ou serviços ao longo do evento;
  • Mensurar a satisfação do público: realizando jogos e interações nos últimos momentos do seu evento, você pode coletar feedbacks ou contatos para o envio de uma pesquisa futura, oferecendo recompensas em troca da avaliação.

Ideias de gamificação em eventos

Existem muitas formas criativas de inserir a gamificação nos seus eventos. A seguir, você confere algumas ideias interessantes para aplicar nas próximas produções. 

Máquinas de brindes

Quem não gosta de ganhar um presente? Ainda mais se isso envolver um desafio. Apostar em máquinas onde o participante pode tentar capturar ursinhos e outros brindes personalizados é uma forma de atrair o público e tornar a experiência mais divertida. 

A estratégia foi utilizada pela Sympla no evento RD Summit e fez sucesso com os participantes. 

Máquina de Ingressinhos da Sympla no RD Summit 2023

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Quiz

O quiz é uma alternativa interessante para engajar e promover uma competição saudável com o público. O ideal é testar os conhecimentos dos participantes a respeito de temas específicos, oferecendo recompensas para os ganhadores. 

Se o evento é sobre cultura pop, por exemplo, é válido incluir perguntas sobre o assunto. Para tornar a estrutura mais elaborada, dá para utilizar a dinâmica do botão, quem apertar primeiro tem direito a responder a pergunta e, caso acerte, pontua.  

Painel interativo

Os jogos em painéis interativos também são uma boa ideia e podem deixar seu evento muito mais divertido. Dá para inserir, por exemplo, versões virtuais de jogos mais conhecidos e nostálgicos, como Pac-Man ou Tetris. 

Caso seu orçamento seja maior, é possível contratar uma empresa especializada para criar um jogo personalizado, que tenha a cara da marca e do evento.

Realidade aumentada

As ferramentas de realidade aumentada também são alternativas interessantes de gamificação. Elas possibilitam que o participante vivencie experiências imersivas e totalmente realistas, saindo um pouco do ambiente do evento. 

Esse tipo de experiência pode ser oferecida com o auxílio de um óculos de realidade virtual, levando os usuários para dentro de jogos, cenários diferentes e até experimentações de produtos. 

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Sorteios

Por fim, o bom e velho sorteio também é uma excelente estratégia. É possível sortear produtos, gift cards, experiências e outros mimos para agradar os participantes. A dica é colocar uma urna na entrada do evento e pedir para que o público faça um pequeno cadastro, com nome completo e dados de contato. Os sorteios podem ser realizados ao final do dia. E não se esqueça de cadastrar todos os contatos na sua lista de leads!

Concluindo, a gamificação é uma estratégia muito válida para tornar seu evento mais interessante e garantir uma boa experiência para o usuário, além de impulsionar a sua marca.

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