Quando você pensa em realizar eventos corporativos como parte da estratégia de marketing da sua empresa, é necessário definir qual será seu público alvo. A pergunta que você deve fazer é: qual é o público que melhor colabora para que eu atinja meu objetivo? Escolher e conhecer esse público facilita (e muito!) a determinação do formato do evento que você deseja produzir.

Neste post abordaremos diversos formatos de eventos para esclarecer as opções que você possui e facilitar ainda mais a sua escolha.

Encontros privados de relacionamento

É a prática mais comum no meio corporativo – eventos voltados para melhorar a taxa de retenção de clientes ou para o aumento do ticket médio. Praticamente todas as empresas com altíssimo faturamento possuem essa prática inserida no dia a dia das mesmas. Tratam-se de viagens ou eventos fechados para que ocorram conversas entre a empresa e seus principais clientes, sem ou com pouca exposição de conteúdo. Com frequência esse formato é aplicado paralelamente à eventos maiores.

Cursos e workshops

São eventos criados para estimular principalmente o aumento do ticket médio dos clientes e a redução do ciclo de compra. Oferecer cursos ou workshops gratuitos a um grupo seleto de pessoas pode ser uma importante ferramenta para transmitir conteúdo relevante e estabelecer contato próximo com os participantes. Esse formato de evento é ideal para quando você possui um produto de alto valor agregado ao cliente e de longa curva de aprendizagem.

Grande evento anual

Essa é a modalidade de evento mais versátil de todas! Através deste formato é possível cumprir qualquer um dos objetivos. Entretanto, é o mais trabalhoso e que exige maiores investimentos iniciais. Realizando grandes eventos anuais, você tem uma boa possibilidade de, no futuro, transformar a produção de eventos em uma parte auto-sustentável de sua empresa através da venda de inscrições e patrocínios.

Evento com streaming

Através de eventos com streaming você consegue aumentar bastante o alcance da sua realização sem grandes investimentos em infraestrutura. Eles propiciam aquisição de leads, reduzem o ciclo de vendas e também aumentam a retenção, mas em taxas inferiores se comparados à quem se encontra presencialmente no evento. Esse formato é ideal para grandes eventos que esgotam seus ingressos. Transmitir um evento online pode escalar os resultados com baixo custo e o conteúdo exposto poderá se fragmentar em vários vídeos para você utilizar como preferir no pós evento.

Encontros frequentes

Existem negócios que dependem ou se beneficiam muito com a criação de comunidades em que o contato constante entre os participantes e a empresa acaba por favorecer a todos. Também conhecidos como meetups, geralmente são eventos menores e que atendem públicos mais específicos. Por depender de pequena infraestrutura, trata-se de um evento mais simples de se produzir e que, por servir como um termômetro constante de seu público alvo, pode trazer grandes resultados de retenção e de insights. Esse formato possui grande limitação pois dificilmente possuirá atrativos suficientes para pessoas de outras cidades se deslocarem para participar – tendência de limitar sua estratégia geograficamente.

Os modelos que acabei de citar não são, de maneira alguma, todos os formatos possíveis para um evento: é possível misturar as sugestões dadas como quiser, levando em consideração o que melhor se adapta com a realidade do seu negócio e do seu público alvo. Existem também aqueles que não foram mencionados por serem bem menos frequentes no âmbito corporativo., como as feiras – adequadas para modelos de negócio em formato “marketplace” que conectam duas partes através de diferentes níveis (para consumidores e vendedores, por exemplo) – e congressos – eventos com viés mais científico, que possuem um objetivo maior de encontrar uma resposta para um problema complexo ao final do evento.


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