Os emails definitivamente não morreram e fazem parte das principais estratégias de marketing digital nos mais diversos segmentos. Além dos conhecidos disparos únicos de ofertas, é possível utilizar a ferramenta para traçar toda a jornada do cliente, a partir de um gatilho, é o chamado fluxo de email marketing.
Quer entender melhor como funciona essa ferramenta, como ela pode ser inserida no mundo dos eventos e como colocar a estratégia na prática? Confira nosso post completo sobre o tema.
O que é um fluxo de e-mail marketing?
O fluxo de email marketing é uma forma de comunicação com o público, realizada por meio de uma sequência de e-mails que visam alcançar determinado objetivo.
A ideia é criar relacionamento com a base a partir de um gatilho específico, como o download de um material ou o preenchimento de um formulário e, a partir disso, levar o usuário para outro estágio da jornada de compra.
Isso quer dizer que, após uma determinada ação, o usuário entra no fluxo de email e é nutrido com conteúdos segmentados e alinhados ao interesse que ele manifestou. Por exemplo, vamos imaginar que o produtor criou um formulário de interesse para seu próximo evento.
Ao ser impactado por uma postagem sobre o tema, o usuário cadastrou seu email no formulário. A partir de então, ele vai passar a receber comunicações sobre a programação, as datas, localização e outros conteúdos complementares até que, por fim, receberá um link para a compra dos ingressos.
A grande diferença entre o fluxo de email marketing e um disparo de e-mail tradicional está, justamente, nessa sequência, que é pensada para criar relacionamento e estreitar laços até, finalmente, oferecer aquilo que o lead precisa.
Por que fazer fluxos de automação?
O fluxo de email marketing pode ser utilizado em diversas estratégias para alcançar objetivos distintos. Entre as principais finalidades, estão:
- Fechar vendas;
- Gerar autoridade;
- Aumentar o tráfego;
- Nutrir os leads;
- Melhorar o relacionamento;
- Fortalecer a imagem da marca.
Essa estratégia permite entregar a mensagem com mais assertividade ao público, além de possibilitar que o empreendedor entenda quais tipos de conteúdo despertam o interesse das pessoas e fazem com que elas avancem na jornada.
Quais são os gatilhos possíveis no setor de eventos?
No setor de eventos, os fluxos de automação de email também são muito válidos dentro da estratégia de marketing. É ideal que o produtor defina qual o objetivo do fluxo e crie os emails de forma coerente.
Além do objetivo final do fluxo, também é importante definir qual será o gatilho utilizado para que os interessados se cadastrem e entrem na base. Algumas opções são a compra de ingressos, download de materiais, formulário de interesse em próximas edições de um evento e listas de espera.
Para se manter em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), é preciso solicitar o consentimento do usuário para o envio de comunicações.
O que não pode faltar no seu fluxo?
Não existem regras universais para um fluxo de email marketing, no entanto, alguns elementos fazem total diferença para os resultados. A forma como o produtor escreve o seu email, por exemplo, vai ser determinante para que o usuário clique ou não nos links. A seguir, listamos 3 elementos que não podem faltar na estratégia.
CTAs diretos e objetivos
A ideia do fluxo de automação não é enviar promoções e ofertas a todo momento. Isso acaba enfraquecendo a estratégia e fazendo com que ela perca o seu propósito. Mas também não quer dizer que o produtor não deva incluir links e chamadas para a ação (call-to-action) em todos os emails.
Os CTAs devem ser diretos e objetivos e podem direcionar o usuário para um post no blog, o download de um material complementar, uma página de contato ou, caso ele já esteja no fundo do funil, a plataforma de venda de ingressos.
Linhas de assunto instigantes
O título ou assunto do email é outro ponto de atenção nessa estratégia. Ele pode ser utilizado para diferentes testes de abertura, mas deve sempre ser atrativo e instigante para o público segmentado.
Métricas e metas
Outro ponto fundamental na estratégia é o monitoramento de performance dos emails. É importante definir metas de abertura, cliques e conversões e ficar de olho nessas métricas para entender se o público está gostando do material oferecido e se ele está trazendo os resultados esperados.
Como fazer um fluxo de email marketing?
O planejamento da estratégia é essencial para a criação de bons fluxos de email marketing para eventos. Assim, é válido seguir esse passo a passo, confira.
1. Defina o objetivo
O objetivo da campanha é o que vai guiar toda a estratégia do fluxo e permitir que o produtor monitore os resultados. Por isso, ele deve ser definido logo no início.
2. Defina a segmentação
Os contatos da base de email devem ser agrupados de acordo com algum critério de segmentação, seja o interesse em determinado evento, a localidade ou o estágio na jornada de compra.
3. Escolha o gatilho de iniciará o fluxo
Já falamos sobre os possíveis gatilhos na área de eventos. Essa é a etapa em que o produtor deve escolher um deles para identificar por onde o lead chegou à base de contatos.
4. Crie os e-mails
Depois de definir os objetivos e o local de entrada do lead, é a hora de construir o caminho pelo qual ele vai passar. Normalmente, um fluxo de automação é composto por de 2 a 5 mensagens. O ideal é que os emails não sejam muito longos, sejam otimizados para dispositivos móveis e finalizem sempre com um call-to-action.
5. Planeje um calendário editorial
Nessa etapa, o produtor deve definir a periodicidade com que as pessoas receberão as mensagens. O ideal é não espaçar demais, para não ser esquecido, e não enviar em um intervalo muito curto, para não ser inconveniente. Normalmente, as empresas utilizam intervalos entre 2 a 5 dias, mas isso pode variar de acordo com o objetivo da campanha.
6. Analise os resultados
Por fim, é necessário analisar as métricas definidas, como taxa de abertura, taxa de cliques e taxa de conversão, acompanhando o efeito real da estratégia. As métricas devem ser analisadas com regularidade, mensalmente, trimestralmente e anualmente.
Concluindo, o fluxo de email marketing é uma ferramenta bastante interessante para fortalecer o relacionamento com o público-alvo e fazer com que ele avance no funil de vendas. Na hora de redigir seus e-mails, busque oferecer um conteúdo interessante, que estimule a leitura e engaje o lead.
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