Ícone do site Blog da Sympla – Tudo para criar ou viver experiências

10 festivais nacionais em 2019 que todo produtor de eventos deve conhecer

O calendário de festivais nacionais já está ficando recheado de eventos interessantes para o próximo ano e, especialmente para os produtores de eventos, alguns desses festivais merecem um pouco mais de atenção, justamente por oferecerem bons aprendizados e ajudarem a inspirar ideias que deixarão qualquer evento ainda mais interessante.

Neste contexto, selecionamos 10 festivais nacionais que todo produtor de eventos deve conhecer no próximo ano. Na lista é possível conferir festivais que são bons exemplos em relação à proposta, à curadoria, que mandam bem na divulgação, nas ativações que oferecem ao público, entre outros exemplos que valem ser conferidos de perto para entender melhor como funcionam e porque essas experiências dão certo.

10 festivais nacionais em 2019 que todo produtor de eventos deve conhecer

Além dos 10 festivais nacionais que selecionamos abaixo, o ideal é que os produtores de eventos fiquem de olho em todos os anúncios de festivais feitos ao longo do ano, afinal, quanto mais festivais for possível participar, melhor.

01. Festival Planeta Brasil


Planeta Brasil | Divulgação

O Planeta Brasil já realizou nove edições de sucesso em Belo Horizonte e a décima promete ser ainda mais especial, justamente por conta da comemoração de 10 anos do evento mineiro. O festival estará mais diversificado, inovador e com a promessa de experiências inesquecíveis para o público, afinal, além da música, temos arte e diversão em diversas formas.

O line up já está completo e traz nomes como Wiz Khalifa, Kaskade, Seu Jorge, Jorge Ben Jor, Milton Nascimento, Céu, Criolo, Natiruts, e mais atrações.

Quando acontece: 26 de janeiro de 2019

Onde: Belo Horizonte (Minas Gerais)

02. Aldeia do Rock


Aldeia do Rock | Divulgação

O festival Aldeia do Rock, também conhecido como “o Woodstock carioca”, realiza sua 18ª edição no Rio de Janeiro sempre mantendo a ideia de conexão com a natureza e a música.

O evento ocorre todos os anos durante o feriado da Semana Santa, mas é a forma como ele incentiva o desenvolvimento do turismo local que chama a atenção e serve de modelo para outros produtores de eventos. Foi através do reconhecimento conquistado pelo festival ao longo dos anos que o interesse do público em conhecer mais dessa região aumentou.

Quando acontece: 21 de abril de 2019

Onde: Aldeia Velha (Rio de Janeiro)

03. Festival Bananada

Festival Bananada | Divulgação

Já tradicional no cenário de festivais nacionais, o Festival Bananada realiza a sua 21ª edição em Goiânia, provando que eventos alternativos também podem ter uma vida longa, bem produtiva e de sucesso.

Para quem vai conferir a produção do festival, o mais bacana do Bananada é observar como o evento administra o seu crescimento a cada edição, e como a proposta de exaltar diferentes estilos musicais com artistas nacionais e internacionais sempre é apresentada de forma coesa e funcional, deixando o público sempre satisfeito, o que nem sempre acontece quando falamos de line ups diversificados.

Quando acontece: 29 de abril a 05 de maio de 2019

Onde: Goiânia (Goiás)

04. Terra do Nunca


Terra do Nunca | Divulgação

Para os produtores de eventos, o festival Terra do Nunca é um grande palco de aprendizados sobre como é possível montar estruturas visuais incríveis e ao mesmo tempo viáveis de serem reproduzidas. Nem precisa explicar mais, não é mesmo?!

O Terra do Nunca também é um bom exemplo de como focar em nichos e em comunidades específicas, no caso os fãs de música eletrônica, também funcionam bastante.

Quando acontece: 11 e 12 de maio de 2019

Onde: São Paulo (SP)

05. Breve Festival


Breve Festival | Divulgação

O Breve é um dos festivais nacionais que mais leva a sério o termo “pluralidade” em sua proposta. Além de ser mais uma alternativa fora do eixo Rio de Janeiro – São Paulo, o evento abre espaço para as mais variadas artes e, principalmente, para o mercado de produtores locais da indústria criativa e do entretenimento.

Com isso, o festival consegue fomentar cultura e criatividade num mesmo ambiente, oferecendo diversão e serviços ao público.

Quando acontece: de 25 e 26 de maio de 2019

Onde: Belo Horizonte (Minas Gerais)

06. Festival Path

Festival Path | Divulgação

Considerado o maior evento de inovação do Brasil, o Festival Path realiza sua sétima edição ainda mais inspirado no SXSW (South by Southwest, no Texas), com um circuito de eventos acontecendo nos arredores da Avenida Paulista, em São Paulo.

Os organizadores do festival prometem dobrar o público em relação à edição de 2018, o que deve somar até 8 mil pessoas.

Palestras, shows, filmes e mais atividades fazem do Path uma experiência rica e única.

Quando acontece: 01 e 02 de junho de 2019

Onde: São Paulo (SP)

07. No Ar: Coquetel Molotov

Coquetel Molotov | Divulgação

Um festival que acontece no Recife, que mescla atrações locais, nacionais e internacionais no line up musical, e que também prepara uma programação com outros elementos da arte, design, moda e mais. Explicar o No Ar: Coquetel Molotov é fácil demais, pois o festival é exatamente isso: demais.

O Coquetel Molotov também é um dos eventos culturais mais importantes do Recife e sua 16ª edição não deixará por menos, continuando a surpreender o público tanto em curadoria, quanto em estrutura e divulgação.

Quando acontece: Novembro. Datas definidas em breve

Onde: Recife (Pernambuco)

08. Festival DoSol

Festival DoSol | Divulgação

Como um dos principais festivais nacionais que destaca os artistas da própria cidade sede do evento, o Festival DoSol traz, todos os anos, um vasto line up que também leva para Natal artistas de todo o Brasil.

A diversidade do festival é, de fato, muito presente e uma de suas bases, mas ainda vale ressaltar como a estrutura do evento é exemplo de qualidade por suportar todos os shows e atividades culturais da melhor forma possível, sempre priorizando o trabalho dos artistas e o conforto do público.

Quando acontece: Novembro. Datas definidas em breve

Onde: Natal (Rio Grande do Norte)

09. Festival Radioca

Festival Radioca | Divulgação

Em 2019, o Festival Radioca chega em sua quinta edição com a proposta de encurtar a distância entre público e artistas, trazendo para o palco grandes nomes da música nacional independente. Com isso, além da pluralidade de gêneros e som é muito grande, o que torna o evento uma experiência incrível.

É também interessante ver como o Radioca se consolida como um dos principais festivais alternativos do nordeste, mesmo que esteja no mercado há menos tempo que alguns outros eventos.

Quando acontece: Novembro. Datas definidas em breve

Onde: Salvador (Bahia)

10. Rock the Mountain


Rock the Mountain | Divulgação

O Rock the Mountain chegou de mansinho nem 2017, e já conquistou o público carioca (e não só os cariocas). Para os produtores de eventos, vale muito a pena observar como o festival explora o fator turismo ao seu favor, uma vez que o evento acontece na região serrana do Rio de Janeiro e, por isso mesmo, estimula  o turismo na região.

As experiências propostas pelo Rock the Mountain também merecem atenção, já que o festival está sempre buscando novas formas de agregar experiências diferentes e marcas ao público.

Quando acontece: 07 de dezembro de 2019

Onde: Itaipava (Rio de Janeiro)

Continue de olho na Sympla para não perder o anúncio de outros festivais que acontecerão durante o ano, e monte sua lista de inspirações para o seu evento!

Sair da versão mobile