Mesmo antes da pandemia e da explosão dos eventos online, os produtores de eventos passaram a compreender o funcionamento das mídias sociais e novas ferramentas tecnológicas. Suas funções de gerarem visibilidade, divulgar e alavancar as vendas dos conteúdos estão atreladas ao marketing digital, sendo ele um instrumento super essencial. E isso mostra ainda mais a importância de estar sempre em busca de novas soluções que agreguem ainda mais o seu negócio no digital. 

O que é Marketing Digital?

Resumidamente, é um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos. Com ele, é possível fazer análise dos resultados em tempo real.

Dentro dele existem várias frentes que podem ser exploradas, como:

  • Marketing de Conteúdo (blogposts, e-books); 
  • E-mail Marketing; 
  • Redes Sociais; CRO – Otimização de Conversão (testes A/B); 
  • Marketing de Busca (SEO e links patrocinados); 
  • Inbound Marketing. 

Se você ainda não emprega nenhuma estratégia de marketing digital para impulsionar o seu evento – seja ele online ou presencial – e não sabe nem por onde começar, nós vamos te ajudar!

#DicaSympla: para você começar a entender e conhecer as ferramentas de marketing digital, seus conceitos e a principal diferença do marketing digital para o tradicional, baixe nosso ebook de Marketing Digital para produtores de eventos ;)

Ferramentas mais utilizadas no Marketing Digital

Marketing de conteúdo

É todo tipo de conteúdo feito para educar, informar ou entreter um possível cliente com o objetivo de atraí-lo até sua marca ou produto. Como, por exemplo, uso de blogs, storytelling e audiovisual com fotos e vídeos.

E-mail marketing

Ao ter nome e e-mail de interessados numa lista de e-mail marketing, você simplesmente tem a permissão para informar as pessoas sobre qualquer novidade do evento. Entretanto, é preciso tomar bastante cuidado com a frequência, dias e horários das mensagens. Assim, você garante que um número grande de pessoas veja a sua comunicação sem que elas se cansem de ver seu nome na caixa de e-mail delas.

Redes sociais

As redes sociais são bastante poderosas, desde que você saiba como usar. Assim como nos blogs, a frequência de posts dentro destes canais é essencial! Algumas dicas para ter sucesso ao utilizar esse tipo de ferramenta são:

  1. Criar a sua própria hashtags (#);
  2. Criar uma página no Facebook para seu evento;
  3. Trabalhar com influenciadores para divulgação;
  4. Se você já tiver mais conhecimento no assunto, criar anúncios pagos nas redes sociais, segmentando a base que vai ver suas publicações.

Preciso de uma agência para trabalhar o Marketing Digital?   

Nem sempre. Algumas ações mais utilizadas, como redes sociais, envios de e-mail marketing sem segmentações muito específicas e a criação, planejamento e execução das ações de marketing de conteúdo podem ser produzidas por você mesmo ou por uma equipe mais enxuta da produção do evento. 

Entretanto, se quiser fazer um bom planejamento, estruturar suas metas, usar diferentes canais online e métodos que permitam a análise dos resultados em tempo real, é importante trabalhar com o apoio de uma agência. 

Gerenciar todos esses dados e ferramentas exige tempo, conhecimento e uma dedicação que nem sempre você vai possuir. Portanto, é fundamental entender seus objetivos, orçamento e as especialidades da sua equipe para depois disso definir qual caminho seguir. 

Se você optar por escolher uma agência, veja a que melhor atende o seu perfil e necessidades, para assim ser mais assertivo nos resultados.

Como escolher uma agência de marketing digital?

Não existe nenhuma obrigatoriedade para que estas agências, ou mesmo a RD Station, sejam contratadas. Cada organizador ou produtor de conteúdo é livre para escolher qual ferramenta de automação deseja usar e qual agência prefere contratar.  

Em todos os casos, para escolher qual a melhor agência, confira algumas dicas:

  • Definir objetivo, meta e KPI’s antes de entrar em contato com a agência;
  • Construir um material de concorrência para analisar mais de uma agência;
  • Entender quais as métricas que a agência mais valoriza e se elas estão de acordo com o seu negócio;
  • Entender o histórico de mercado da agência.

Como a RD Station pode ajudar no seu Marketing Digital?

A RD Station é uma empresa que fornece soluções em Marketing Digital por meio de uma plataforma que cria facilmente campanhas que funcionam, já que a ferramenta permite captar contatos, relacionar por e-mail, acelerar vendas e provar resultados.

O RD Station Marketing é a ferramenta para automação de Marketing Digital número 1 para pequenas e médias empresas na América Latina. Possui mais de 10 anos de mercado e mais de 25 mil clientes, sendo a maioria no Brasil. Com o software da RD Station Marketing é possível fazer campanhas, administrar leads e gerar oportunidades comerciais qualificadas para alcançar mais resultados.

Isso é feito por meio do RD Station Marketing, ferramenta de marketing digital, e pela metodologia da Máquina de Crescimento, que apoiam a estruturação e a execução de estratégias sólidas de marketing e vendas.

A Sympla e a RD Station recomendam as agências que foram capacitadas para o uso das duas plataformas e tem sua performance acompanhada pelo time de Partners (Parcerias) da RD. Acompanhe as empresas que participam do programa

Como funciona a parceria Sympla + RD?

Com o histórico de compartilhar ideias e conhecimento, a Sympla é presença garantida desde sempre nos eventos da RD para o ecossistema de marketing digital. 

A Sympla e RD Station possuem soluções complementares que abraçam diferentes momentos da jornada do cliente e, além das atuais sinergias, enxergam uma oportunidade de melhorar a jornada de potenciais e atuais clientes que precisam das duas soluções. 

A RD Station é homologada pela Sympla, ou seja, a Sympla confirma o funcionamento das integrações entre sistemas, orienta sobre as melhores práticas no uso da plataforma e acompanha junto à RD Station a capacitação e performance das agências selecionadas.

Quais as vantagens da integração nativa Sympla e RD?

Com a integração das plataformas o organizador/produtor de conteúdo consegue ter completo acompanhamento do funil de leads, como, por exemplo:

Como-usar-ferramentas-de-marketing-digital-nos-eventos

  • Captação de leads;
  • Confirmação das compras realizadas;
  • Informação das compras não aprovadas;
  • Possibilidade de integração com lead tracking do RD Station 
  • Sem custos para a automatização nativa;
  • Réguas de comunicação automatizadas;
  • Otimização do seu tempo;
  • Possibilidade de automações específicas para funil.

O que a RD oferece para o cliente Sympla?

A RD oferece diversas soluções relacionadas a marketing digital para atender todo tipo de organizador e/ou produtor de conteúdo que trabalhe com a Sympla.

Para organizadores iniciantes, que querem saber mais sobre marketing digital, a RD Station, em parceria com a Sympla, disponibiliza o curso gratuito de Marketing para eventos, onde Denis Braguini, diretor de eventos da RD e grande referência no mercado, fala de forma prática sobre alguns temas relevantes do mundo do Marketing Digital.

A RD também disponibiliza através da RD University, onde é possível aprofundar em mais assuntos relacionados, a sugestão é começar pelo curso gratuito de introdução ao Inbound Marketing.

Para clientes maiores, com demandas complexas e necessidades muito específicas, a RD oferece as Agências Parceiras RD Station, que são certificadas para implementar estratégias que podem alavancar os seus resultados em marketing e vendas. 

A seleção e continuidade das agências participantes no programa é feita por critérios da RD Station, baseada na qualidade dos serviços, performance de vendas e domínio no uso das ferramentas de automação e marketing, tendo acompanhamento constante do time de Partners da RD Station.

#DicaSympla: analise todos os critérios para encontrar a agência ideal para você. 

Como desenvolver habilidades com a RD University?

A RD University é a área de negócios da RD Station focada em desenvolver as habilidades profissionais para estabelecer uma Máquina de Crescimento. 

Por meio de conteúdos de qualidade, baseados em experiências práticas e aprendizados próprios, busca preparar profissionais para o novo mercado digital, abordando temas como:

  • Inbound Marketing;
  • Vendas;
  • Customer Success;
  • Gestão

A metodologia engloba formato e linguagem simples, vídeos curtos, exercícios de fixação e materiais complementares, tudo para facilitar e maximizar o aprendizado.

#DicaSympla: você produz eventos e tem interesse em aumentar suas vendas, revolucionar a gestão do seu evento e fazer parte da maior plataforma de eventos do Brasil? Então, conheça a Sympla!

Se ainda restaram dúvidas sobre como funciona a parceria RD + Sympla, acesse a nossa Central de Ajuda ou fale com um consultor