RAIO-X EXPO CARNAVAL:

Entrevistado: Daniel Santos, Diretor de Marketing Digital DMZ do grupo Zum Brazil
Segmento: Corporativo; Entretenimento
Abrangência: Salvador; Brasil

Produzir eventos corporativos para marcas já é tarefa corriqueira para a Zum Brazil presidida pela CEO Tuca Zamaroni, agência criativa com mais de vinte e três anos de história e que já entregou milhares de produções dentro e fora do país. O grupo, no entanto, decidiu navegar por águas pouco conhecidas e criar um evento proprietário pela primeira vez. Não foi qualquer um: em novembro de 2022, acontecia a primeiríssima feira de Carnaval do mundo, realizada na capital baiana.

A plataforma de gestão de eventos escolhida a dedo para embarcar nesse projeto pioneiro que já caminha para a segunda edição foi a Sympla, que esteve com os organizadores durante todo o processo. Como resultado, a Expo Carnaval Brazil reuniu milhares de pessoas no Centro de Convenções de Salvador para uma experiência única: a feira trouxe o brilho e os ritmos da folia ao mesmo tempo em que destacou as oportunidades de negócios da indústria do Carnaval, que movimenta bilhões de reais todos os anos.

O desafio

“A Zum Brazil tinha um desafio de conseguir colocar 10 mil pessoas em um espaço para celebrar e entender os negócios que acontecem dentro dessa indústria do Carnaval”, conta o Diretor de Marketing Digital da Zum Brazil, Daniel Santos. Ele continua: “precisávamos de alguém que entendesse como a gente conseguiria pilotar todos esses tickets, pilotar bilheteria, orquestrar toda essa magnitude”.

Foi aí que o grupo optou pelas soluções da plataforma de tecnologia da Sympla, que além de vender ingressos, traz recursos para a gestão completa de eventos presenciais, híbridos e digitais. Santos relembra que a empresa apoiou a Zum Brazil “desde a construção de toda a estrutura para lançar esse evento até o dia da execução”.

“Ter encontrado a Sympla nesse caminho foi muito especial porque, desde o primeiro instante, a gente já se sentiu seguro, porque a gente estava conversando com uma empresa que entende do que ela está fazendo, tem a infraestrutura necessária, tem um time qualificado.” – Daniel Santos, Diretor de Marketing Digital DMZ da Zum Brazil

Além disso, existia a necessidade de suportar o evento no que diz respeito à tecnologia, coleta e análise de dados, além da integração de ferramentas. A solução da Sympla permite que o organizador acompanhe relatórios e dashboards, tendo uma visão em tempo real de dados de vendas de ingressos e inscrições, gestão dos participantes, desempenho em campanhas e mais! “O apoio tecnológico que a gente teve para construir e integrar as ferramentas foi pra gente um grande diferencial”, conta o diretor. 

A parceria 

Com o apoio da Sympla, a Zum Brazil promoveu a primeira feira de Carnaval do planeta, recebendo milhares de pessoas na capital baiana para um verdadeiro intercâmbio de conhecimentos sobre essa “indústria que movimenta cerca de 8 bilhões”, conta. 

De acordo com Daniel Santos, a parceria foi fundamental para “coordenar a entrada de todas essas pessoas, contabilizar todas essas informações, analisar esses dados”. Ele explica que “durante todo esse processo, a gente foi acompanhado, nos deram a mão, literalmente, e a gente foi entendendo”.

Resultado esse que merece bis! Em 2023, as empresas se juntam mais uma vez para a realização da segunda edição da Expo Carnaval Brasil, marcada pela participação de grandes nomes, como a jornalista, escritora e apresentadora Christiane Pelajo, o Secretário de Cultura de Salvador, Pedro Tourinho, e a CEO da Sympla, Tereza Santos.

A segunda edição da feira conta também com uma Arena de Shows, que será palco de apresentações que são a cara do Carnaval! No dia 25 de novembro, o Centro de Convenções de Salvador recebe Carlinhos Brown, Bailinho de Quinta e Xanddy Harmonia. Os ingressos estão disponíveis no site da Sympla. 

#DicaSympla: leia também Como produzir uma festa de Carnaval: 10 dicas indispensáveis

Expo Carnaval Brazil e Sympla 

Sobre a experiência com a Sympla, Daniel Santos, Diretor de Marketing Digital DMZ do grupo Zum Brazil, resume: “No meu ponto de vista, hoje, não há uma companhia que consiga atender a uma demanda desse nível de complexidade e com um elemento fundamental, que é o carinho”.

Quer fazer como a Zum Brazil e publicar seu evento – seja ele corporativo, de entretenimento ou de qualquer outro segmento – na plataforma que recebe mais de um milhão de acessos todos os dias? Explore as soluções da Sympla, fale com um consultor e crie o agora! ?