Está com dúvidas de como organizar sua próxima produção e precisa de exemplos de eventos online que se destacam no mercado? Se sim, esse conteúdo foi feito pra você! 

Por conta da pandemia, este modelo de produção voltado para o online se fortaleceu em 2020 e continua ganhando muitos adeptos em 2021. Afinal, a necessidade de distanciamento social mudou a forma como vivemos, nos relacionamos, aprendemos e nos divertimos, não é verdade?

Diante deste cenário, o setor de eventos, como você deve imaginar, não passou ileso e teve que se reinventar. Os shows saíram dos palcos e foram para a sala da nossa casa. O encontro com a galera saiu da pista e foi para a tela do Zoom, plataforma de conferência online. 

Pois é… muita coisa mudou e continua mudando. 

E, conforme o setor de eventos online cresce, sua competitividade também aumenta. Por isso, te convidamos a embarcar com a gente: que tal estudar alguns bons exemplos de eventos online que aconteceram em 2020 e que estão acontecendo em 2021? 

Afinal, nada melhor do que buscar inspiração em produções bem-sucedidas para organizar nossos próximos eventos online. E aí, vamos começar?

Inspirações de como organizar um evento online

Diversas questões relacionadas a esse período nos colocam diante de um cenário de incertezas. E, se você está se perguntando questões como Como ficarão os tradicionais festivais? ou Será que até a data teremos uma quantidade suficiente de pessoas imunizadas para seguir com a produção?, saiba que a ausência de respostas impacta a agenda de diversos eventos e produtoras. 

Por exemplo, o Coachella que, por um tempo, havia seguido com sua edição presencial confirmada para abril, foi adiado pela 4ª vez sem ainda nenhuma previsão de data futura. Já o Tomorrowland segue produzindo sua edição de 2021, que está prevista para acontecer no final de agosto e início de setembro, na Bélgica. 

A verdade é que muita coisa ainda vai mudar e, com certeza, acompanharemos mais novidades desses e de outros grandes eventos em breve. 

[eBook gratuito] Guia Completo: Como organizar um evento online?

Antes de conferir todos os exemplos de eventos online que selecionamos, que tal conhecer nosso material feito exclusivamente para você que deseja criar ou transformar o seu evento presencial em online? Nele, você tem acesso a diversas informações de especialistas em eventos online, como:

  • Como escolher o melhor tipo de evento online para você; 
  • Qual a melhor maneira de definir o tema do seu evento;
  • Ideias de boa estrutura para um evento online;
  • Quais são as melhores estratégias de divulgação;
  • E muito mais! 

Fazer download do eBook Como fazer um Evento Online: Guia Completo

Fique de olho nesses eventos online de 2021

1. SXSW 2021

O South by Southwest, maior festival de inovação do mundo, foi um dos primeiros grandes eventos a cancelar sua edição no ano passado. A conferência, que aconteceria em março, não teve tempo de se preparar para oferecer uma experiência online (como aconteceu com outros eventos como o Web Summit e Collision). 

Já em 2021, a edição online está mais que confirmada. Ainda sim, a organização trabalha com o governo de Austin para avaliar a possibilidade de oferecer experiências presenciais (“em algum momento do ano”). 

O maior desafio do SXSW online, como nos relatou Tracy Mann, International Business Development Brazil do evento, é levar para o ambiente digital toda a experiência tradicionalmente oferecida presencialmente. Quem já esteve em alguma edição em Austin, sabe que esse é um dos grandes diferenciais dessa conferência.

Por aqui, torcemos para que as limitações da tela de um computador não impactem no que o SXSW pode oferecer. Além disso, claro, celebramos a possibilidade de um alcance maior, já que será acessível de qualquer lugar do mundo.

Data: 16 a 20 de março
Mais informações: site oficial SXSW

2. OCLB Masterclass – o futuro das experiências

OCLB Masterclass, curso voltado para criadores de experiências e profissionais da indústria do entretenimento, terá uma edição online em março desse ano em parceria com o Sympla Play.

Se por um lado sentiremos falta dos abraços de nossos cursos presenciais, por outro celebramos a oportunidade de conversar com as pessoas da nossa comunidade, independente de onde estejam no mundo.

OCLB Masterclass – o futuro das experiências, será um curso online de 4 dias temáticos com especialistas do mercado discutindo as transformações e apontando principais tendências para quem organiza eventos e cria experiências. Entre os primeiros nomes confirmados encontram-se representantes de grandes marcas como Natura, Coca-Cola e Heineken, além da própria Tracy Mann, do SXSW.

Data: 09 a 12 de março.
Mais informações: site do OCLB.

3. Content Marketing Conference 

A Content Marketing Conference foi realizada em 2020 em formato online, com a participação de 15 mil pessoas. Para 2021, o evento, na sua sétima edição, promete repetir a dose.

Considerado o maior encontro de profissionais de marketing do mundo, a conferência já divulgou os palestrantes da próxima edição. Por aqui, destacamos alguns deles:

  • Melissa Sciorra, Sr Manager SEO da SmarterTravel, uma empresa TripAdvisor;
  • Lindsay Marder, co-fundadora da Digital Strategy Boot Camps;
  • Nancy Harhut, CCO da HBT Marketing;
  • Mike Roberts, presidente e fundador da SpyFu;
  • AJ Wilcox, especialista em mídias do Linkedin na B2Linked.

O evento promete um número expressivo de palestrantes de diversas vertentes do marketing. Vale a pena conferir a lista completa e ficar de olho nas próximas confirmações.

Data: 27 a 29 de abril.
Mais informações: site oficial do Content Marketing Conference

4. Social Media Week 

O Social Media Week já se tornou mais do que um evento. Hoje, ele é uma plataforma para troca de informações e conhecimento entre profissionais de mídias sociais. Sua missão é dar a esses profissionais ideias, insights e oportunidades para promover o progresso digital de suas empresas.

A conferência acontece em mais de 25 cidades ao redor do mundo. Em 2021, a edição de Nova York, uma das maiores, acontecerá como evento online. Ou seja, uma oportunidade única de ouvir e aprender com palestrantes de ponta, sem se preocupar com os custos de uma viagem para os Estados Unidos. 

O evento ainda não divulgou detalhes sobre como será essa edição, que acontece em maio. Mas, no site oficial é possível registrar interesse em participar e receber novidades sobre agenda, palestrantes e ofertas para a compra de ingressos.  

Data: 04 a 07 de maio.
Mais informações: site oficial Social Media Week

Relembre eventos online inspiradores de 2020 

1. Web Summit

Web Summit

O Web Summit é o maior festival de inovação da Europa e acontece todos os anos em Lisboa, Portugal. 

Como sua realização estava prevista para novembro, a produção teve tempo de se preparar e evitar o cancelamento (como aconteceu, por exemplo, com o SXSW em março). 

Em 2020, pela primeira vez em formato digital, o festival prometeu realizar a maior edição de todas. Afinal, sem a barreira geográfica, o potencial de alcance era muito maior. E assim foi feito. Mais de 100 mil pessoas de 168 países acompanharam as palestras, mesas redondas e masterclasses

Para manter a grandiosidade da marca, o evento usou o formato digital para anunciar uma expansão. A partir de 2022, duas novas edições serão promovidas, no Brasil e em Tóquio. Anunciar essas novidades em tempos de pandemia contribui para uma imagem fortalecida, mesmo diante dos desafios de 2020.

Outro ponto de destaque do evento foi o tamanho das palestras. Em ambiente digital, o tempo de atenção dispensado pelo público pode ser menor. Por conta disso, cada sessão teve apenas 20 minutos e era possível transitar entre elas. O festival também disponibilizou as palestras do “palco principal” no YouTube

Por fim, para estimular negócios, o evento manteve as sessões de pitch (fala ou diálogo rápido) com startups. No total, mais de duas mil marcas empreendedoras puderam apresentar as suas ideias a investidores! 

2. Hostel by RD Summit

Hostel by RD Summit

O RD Summit é o maior evento de marketing e vendas da América Latina. Mais do que isso: ele é um dos eventos de negócios e inovação mais divertidos que já participamos, pois promove muitos encontros, especialmente com a presença de celebridades e influenciadores da internet. 

Neste ano, em formato digital, a produção criou uma nova proposta: o Hostel by RD Summit. A primeira grande mudança foi em relação ao tamanho do evento, que aconteceu em três dias, por três horas em cada dia. Ou seja, adaptaram o formato para a atenção dispensada na internet.

Cerca de 10 mil pessoas participaram e acompanharam as mais de 70 horas de conteúdo. Sem o limite geográfico, foi possível ter pessoas de todo o Brasil. Todas as palestras também ficaram gravadas e acessíveis para quem se inscreveu, mesmo depois do evento. 

Uma das coisas mais legais que percebemos foi relacionada à plataforma. Ao contrário do Web Summit, era possível acompanhar a agenda e navegar pelo site do evento enquanto rolava uma palestra.

Além disso, explorando o conceito de hostel, era possível criar interações com outras pessoas e chama-las para um papo. Nota 10 para a experiência e interatividade. 

#DicaSympla: Certificados para eventos online – 5 passos para emitir o seu

3.CCXP Worlds

O maior evento de cultura pop e geek do mundo foi mais um que aconteceu em formato online. Entre os dias 4 e 6 de dezembro, o CCXP Worlds reuniu artistas e apresentou novidades do universo do entretenimento. A participação do público também acontecia de forma gratuita, mediante inscrição prévia.

O festival também ofereceu alguns planos de inscrições pagas, que variaram entre R$ 35 e R$ 400. Nesses planos, era possível desde participar de masterclasses (aula dada por especialista) e workshops exclusivos a receber um kit com produtos CCXP, além de descontos na pré-venda de ingressos para o evento em 2021. Uma excelente saída para fidelizar esse público para a próxima edição.

No Brasil, a estratégia envolveu a participação ativa de influenciadores digitais em painéis específicos para creators. Esse caminho foi excelente para envolver novos públicos e criar mais alcance para a marca, especialmente nas redes sociais.

4. Planet Afropunk

A Bahia seria palco de uma das edições de 2020 do Afropunk, festival que celebra a arte e cultura negra. Mas, por conta da pandemia, os planos mudaram. Entre os dias 23 e 25 de Outubro, o festival realizou pela primeira vez a sua versão online. Esse formato permitiu realizar um palco global, com shows de artistas do Brasil, África do Sul, Inglaterra e Estados Unidos.

As inscrições foram feitas pelo site. Na plataforma o público também tinha a oportunidade de fazer doações para instituições como Color of Change, Black Futures Lab, Fair Count, Movement for Black Lives, Equal Justice Initiative, e The Bail Project.

Vale destacar ainda que o Afropunk mantém, mesmo depois do festival, uma forte produção de conteúdo online, reforçando o seu posicionamento como uma plataforma de ativismo. 

Em dezembro, foram promovidas diversas rodas de conversa online sobre o passado, presente e futuro da comunidade negra. No Brasil, Monique Evelle, Gabi Oliveira, Rene Silva e Linn da Quebrada participaram do debate.


E você, está preparado para viver essas experiências incríveis do conforto do seu lar? Então crie já seu evento online com a Sympla e aproveite tudo que os eventos online têm para te oferecer! :)