Muitos pais que são adeptos de shows e festivais como forma de lazer, acabam ficando na dúvida sobre a viabilidade de levar crianças para esses ambientes, não sabendo se existe um espaço kids reservado para os pequenos, ou até mesmo qual seria a logística para estar com uma criança em meio a um grande fluxo de pessoas, som alto, entre outros fatores que podem parecer impedimentos.

Porém, muitos festivais vêm criando espaços diferenciados para que as crianças possam aproveitar o evento de forma apropriada. Nos Estados Unidos, esses festivais são comumente chamados de “Family-Friendly” (algo como amigável para famílias). Vale estuda-los como referências para boas ideias que podem ajudá-lo na hora de montar um espaço kids, não só em festivais, mas em qualquer evento.

Espaço kids em festivais

Austin City Limits

espaço kids - austin city

Realizado no Zilker Park, o Austin City Limits é um festival de três dias produzido pela C3 Presents, que segue os moldes do Lollapalooza. Para as famílias, o evento oferece um festival para crianças conhecidos como Austin Kiddie Limits.

O “mini festival dentro do festival” proporciona às famílias escaparem da multidão e desfrutarem de uma variedade de atividades interativas de música e artes para que as crianças possam ter seu próprio festival. Há tatuagens estilo aerógrafo, estilistas, oficinas de freestyle, pintura e áreas para pais cansados para relaxar.

Deer Shed Festival

espaço kids - deer shed festival

O Deer Shed Festival é um festival que acontece no Reino Unido e foi justamente criado por um grupo de pais amantes de música, insatisfeitos com os festivais não muito “Family-Friendly” que tinham como opção. Ele oferece uma experiência familiar tão intensa, que as crianças são vistas como protagonistas.

Entre as atividades propostas para o “espaço kids” do evento há música, poesia, teatro, cinema e oficinas de atividades variadas. Há ainda uma tenda sensorial para estimular os sentidos das crianças.

Psicodália

espaço kids - psicodália

O Psicodália acontece todos os anos em Rio Negrinho, Santa Catarina, durante os dia de Carnaval. O festival sempre foi uma opção alternativa à folia, mas neste ano, o evento ampliou suas atividades recreativas para pais e filhos, contando agora com três espaços: Espaço Kids, Recreação e Materdália, esse último para crianças até 5 anos.Como parte da programação voltada às crianças há mostras de cinema e teatro, oficinas, vivências e workshops, além de brinquedos e contação de histórias, tudo sempre orientado e acompanhado por monitores.

Bonnaroo Music Festival

espaço kids - bonnaroo

O Bonnaroo é um festival de música anual de quatro dias que acontece no Tennessee desde 2002. Para famílias com crianças, há opções de inúmeras atividades para atender crianças a todas as idades, sendo uma das maiores atrações o Kidz Jam, que é uma etapa inteira dedicada a um dia quase cheio de atividades infantis focadas em música, arte, reciclagem e sustentabilidade.

Como o Bonnaroo é um festival no qual quase todo mundo acampa há também uma gigantesca área de camping familiar.

Camp Bestival

espaço kids - camp bestival

Outro festival do Reino Unido, o Camp Bestival é conhecido por ser mais tranquilo que o tradicional Bestival (com quem só tem o nome semelhante), e também por trazer uma grande variedade de atividades para crianças, como castelos insufláveis, karts, pinturas faciais, bancos de areia e glitter, muito glitter, afinal, as crianças também gostam de brilhar!

O festival tem ainda os espaços Breastival Mother e Baby Chill Out para as mães com bebês que queiram amamentar, trocar a fralda, etc.

Joshua Tree Music Festival

O lema atual do Joshua Tree Music Festival é: “A family friendly global music experience”. O festival, que acontece na Califórnia, propõe um amplo espaço com muitas atividades especiais para as crianças, incluindo atividades circenses, passeios pela natureza, workshops, teatro de marionetes.

O lineup musical acaba sendo apenas uma parte do todo deste festival, que ainda proporciona Yoga e experiências artísticas aos pais.

Governors Ball Music Festival

Já o tradicional festival de Nova York, o Governors Ball, apresenta vários gêneros de música, os mais populares food trucks da cidade e uma grande variedade de jogos e atividades. Para as crianças há áreas adequadas como o minigolfe, além de áreas de jogos de gramado apropriados para todas as idades.

Essa é uma forma que o festival encontra de adaptar o que já existe no espaço à crescente presença de família em suas edições.

Primavera Sound

O Primavera Sound, em Barcelona, também entendeu há algum tempo que não é possível negligenciar a presença de crianças no festival, ainda mais por parte do seu público fiel que vai ficando mais velho a cada ano. Por isso, o festival integrou em 2007 o Minimúsica, uma área de conteúdos feitos sob medida para as crianças e toda a família.

O espaço oferece serviço gratuitos de ludoteca com monitores, cuidadores, espaço adaptado para amamentação e entrega de protetores de ouvidos para as crianças usarem durante os shows.

Standon Calling

espaço kids - standon calling

O Standon Calling mescla ótimos shows para os pais e atividades para deixar qualquer criança bem feliz. O festival faz a linha “família animada”, e por isso mesmo as propostas para o espaço kids costumam apostar em brincadeiras que gastam muita energia.

No fim, nada como uma boa história para ajudar os pequenos a descansarem, não é mesmo?

4 Peaks Music Festival

O 4 Peaks Music Festival é um festival em contínua evolução com o objetivo de tornar a experiência mais pessoal, familiar e comunitária possível. Localizado no Oregon, o evento conta com sua pequena equipe e grandes quantidades de voluntários para fazer o festival dar certo, e oferece inúmeras atividades para crianças.

Com quantidades infinitas de espaço aberto e grama verde, as crianças podem correr, brincar e dançar ao som dos shows, além de aproveitarem inúmeras atividades específicas, e filmes infantis em uma sessão noturna sob as estrelas.

Bumbershoot

espaço kids - bumbershoot

O Bumbershoot é um festival de música anual de Seattle, que sempre acontece no fim de semana próximo ao Dia Mundial do Trabalho, desde a década de 70. Ele é gratuito para criança até 7 anos, e por acontecer em um lugar majoritariamente plano, possibilita até mesmo que os pais levem carrinhos de bebê.

O espaço kids do festival leva o nome de Youngershoot, e recebe uma curadoria do Seattle Children’s Museum, com uma programação projetada para crianças de até 10 anos. O festival também oferece uma lista de eventos que não são feitos especificamente para crianças, mas são adequados para elas, para que os pais possam levar os filhos sem preocupação.

New Orleans Jazz & Heritage Festival

espaço kids - new orleans jazz

O New Orleans Jazz & Festival Heritage, ou simplesmente Jazz Fest, é uma celebração da música e da cultura de Nova Orleans. Os gêneros da música variam do gospel à música latina, e ainda há ótimas opções de comida, artesanato e outras atrações.

Em meio a isso tudo, para as crianças há uma grande área dentro do recinto do festival, o Jazz Fest Jr., e que ajuda as crianças a participarem de uma experiência genuína de festivais com música, marionetes, grupos de dança e barracas de crianças, tudo para que os pequenos aprendam desde cedo a importância de sua cultura local.

Boomtown

Também no Reino Unido, o Boomtown tem um lineup diversificado, que vai do jazz ao Reggae, as é o seu espaço kids, também muito diverso, que chama a atenção de pais que procuram um bom evento para irem com os filhos.

O Kidztown oferece atividades que incentivam as crianças, como trabalhos manuais e leitura, além de promover a maioria dos workshops para pais e filhos, numa forma de incentivar o tempo compartilhado em atividades feitas em parceria.

Summerfest

espaço kids - summerfest

Em um grande parque de Milwaukee, Wisconsin, acontece o Summerfest, um festival que dura um total de 11 dias e soma mais de mil apresentações, durante do final de junho ao começo de julho (desde os anos 70). Nele, as crianças podem desfrutar do teatro e uma “playzone” com diversos brinquedos que transforma o espaço em um verdadeiro parque infantil, além de ser uma boa área de descanso para as famílias.

Há também apresentações de mágicos, grupos de dança, malabaristas e muito mais durante todo o dia.

Boas ideias e inspirações para o espaço kids do seu evento não faltam! E você? Que espera para colocá-las em prática?