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Erros que você não pode cometer na hora de vender ingressos pela internet

Vender ingressos ou inscrições via internet pode ser uma ótima estratégia em um mundo cada vez mais conectado. Porém, para que a ação atinja bons resultados, o organizador de eventos deve prestar muita atenção ao planejar como os ingressos serão fornecidos, bem como acompanhar as vendas online.

Para garantir o sucesso na tarefa é preciso executar com maestria tal ação. Já sabe como fazer isso sem falhas? Selecionamos os principais erros cometidos na hora de vender ingressos online para que você os evite, alcançando o público e o lucro esperados.

1. Divulgar nos canais onde seu público-alvo não está

Quem faz um evento deve saber onde se encontram os participantes em potencial. No universo da internet o que não falta são canais voltados para os mais variados interesses. No caso, um curso de hotelaria para iniciantes, poderia ser voltado para estudantes de turismo, hotelaria ou jovens em busca de uma carreira. Munido desse perfil será possível encontrar os nichos utilizados por seu público-alvo e produzir material (textos, fotos, vídeos) voltado para eles. Tal iniciativa aumentará as chances de sucesso.

Vale lembrar que o Facebook pode ser a rede social do momento, mas muitos grupos também estão em lugares como o Twitter, Instagram, Linkedin, dentre outros. Munido dessas informações, conheça seu alvo e mire certo para acertá-lo!

 #DicaSympla: Dê uma lida no post em que damos dicas de como divulgar seus eventos através das redes sociais :)

2. Não ter conteúdo interessante

Se você quiser convencer as pessoas a irem ao seu evento, primeiro você deverá mostrá-las que a produção será interessante. E como você faz isso? Fácil: as redes sociais estão aí exatamente para te ajudar nessa empreitada!

Se o evento for musical, que tal colocar um vídeo com as músicas mais bacanas do artista? Outra dica é abusar de fotos, pois como muitas pesquisas apontam, divulgações que contém imagens conseguem atrair mais a atenção do usuário do que aquelas cuja postagem apresenta apenas de textos. Invista em conteúdo interessante e veja como você irá atrair mais gente.

Além disso, focar apenas em fazer propaganda direta é um erro. A autopromoção é um verdadeiro “espanta convidado”. Portanto, saiba dosar e equilibrar o seu conteúdo.

3. Não possuir material personalizado do evento

Quem compra um produto ou serviço na internet procura cada vez mais informações que garantam a sua qualidade. Divulgação sem imagens ou com baixa qualidade gera desconfiança, bem como fotos que não reproduzam a realidade, sejam compradas de bancos no exterior ou encontradas em pesquisas online e copiadas.

Procure desenvolver peças gráficas específicas para cada rede social e abuse no design! Peças criativas, bem trabalhadas e que possuem a identidade do evento, chamam a atenção e passam credibilidade. Para gerar um material personalizado profissional e que demonstre confiança, contrate um designer ou agência especializada. Invista!

 4. Não contar com uma estratégia de marketing eficiente

Limitar à divulgação do evento a uma rede social não é garantia de vendas de ingressos. Promover o evento online deve ir além disso. Faça promoções nas redes sociais e sites parceiros oferecendo descontos, cortesias, brindes na compra acima de certo número de entradas, a partir de concursos culturais, dentre outras ações. Atitudes assim chamam a atenção, gerando engajamento e recomendações.

#DicaSympla: saiba se é possível cancelar um pedido para reembolsar um participante! 

O organizador de eventos ainda deve contar com uma página personalizada para a venda dos ingressos e falar sobre sua produção em canais e sites onde o público está. Além de produzir um material com a cara do evento, uma boa estratégia para ter ações de marketing eficiente pode ser a contratação de um profissional, pelo menos para uma consultoria inicial.

Em algumas plataformas de vendas é possível ainda cadastrar códigos de desconto para divulgação massiva. Pode ser uma boa ideia também ao atrair mais gente.

5. Ignorar as dúvidas do público

A base de toda rede social é o relacionamento. Portanto, a comunicação com o seu público deve ser a melhor possível, certo? Você pode fazer isso interagindo sempre! Nada de deixar para depois: esclareça as dúvidas dos usuários e seja sempre educado. Lembre-se que sem o público, o evento jamais aconteceria. Ao estar em contato direto com as pessoas, você mostra que se importa com elas, valorizando-as.

6. Utilizar um serviço de vendas online ruim

O que você acharia de tentar uma aquisição em um sistema de compras lento, que não oferece diversas formas de pagamento, não suporta o fluxo de compras, sem informações referentes ao pós-venda – como políticas de cancelamento, devolução e ouvidoria, sem página com a identidade do evento e sem certificados de segurança?  Provavelmente, não faria a compra.

#DicaSympla: caso precise devolver o dinheiro de um participante do evento, confira como funciona a política de reembolso na Sympla!

Para vender ingressos e inscrições online e divulgar com mais eficiência é imprescindível investir em uma plataforma personalizável e com alto desempenho, prezando assim pela experiência do seu público desde o momento da compra. Além disso, um meio de vendas que se integre ao Facebook, por exemplo, facilita a compra para boa parte do público. Pense em cada detalhe ao escolher o canal de vendas online.

Vender ingressos online é uma grande estratégia se você sabe como encontrar o público, divulgar e utilizar uma plataforma eficiente. Invista no marketing e nas vendas para conseguir os melhores retornos e um público que sempre aguarda as suas produções!

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