É fato que a produção de cursos online nunca esteve tão em alta como agora. Mas se você ainda está em dúvida sobre esse mercado, saiba que a tendência veio para ficar: de acordo com o Google Trends, em janeiro de 2021, houve um crescimento de 36% nas buscas pelo termo “curso online” em comparação com a média dos últimos meses do ano anterior.
Esse dado nos mostra que a demanda por conteúdos online de qualidade, hospedados em plataformas EAD confiáveis, está cada vez maior. Mas, em meio a tantas opções de ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, não é incomum se deparar com produtores que ignoram detalhes que fazem toda a diferença na experiência de compra e consumo do seu produto digital.
Afinal, não adianta se dedicar para criar um conteúdo sensacional se as pessoas não conseguem acessá-lo, não é verdade? A boa experiência do usuário é imprescindível para o sucesso do seu curso online. E, para te ajudar a fazer a escolha certa, reunimos neste artigo os 5 erros mais comuns de produtores ao procurar a plataforma de hospedagem para o seu conteúdo.
Então, quer saber tudo o que NÃO fazer ao escolher sua plataforma de cursos online? Continue lendo para evitar futuras dores de cabeça!
1. Não entender a necessidade do seu conteúdo
Antes de ir em busca da plataforma ideal, é importante refletir sobre quais requisitos básicos você está procurando para te ajudar nessa jornada. É essencial checar se as funcionalidades que a plataforma oferece combinam com a linha que você irá seguir com sua produção de conteúdo.
Portanto, pense:
- Qual é o formato do meu curso?
- Eu vou disponibilizar exercícios ou materiais complementares em outros formatos que não sejam somente vídeos, como e-books, infográficos, PDFs, podcasts?
- O que a plataforma EAD perfeita precisa oferecer para hospedar meu conteúdo da maneira mais otimizada e amigável possível?
Se você deseja diversificar o conteúdo do seu curso online, procure uma plataforma que te dê essas e outras opções de personalização. Assim ele ficará ainda mais interessante e você não terá tantos problemas com a possível desatenção ou insatisfação dos participantes.
Lembre-se: personalização e engajamento andam de mãos dadas!
2. Desconsiderar o custo da plataforma
Existem plataformas com diversos custos e, certamente, alguma delas será a ideal para o seu negócio. Buscar pelo melhor custo-benefício pode parecer simples, mas, para produtores de conteúdo de primeira viagem, essa etapa deve ser feita com bastante cautela, principalmente pelo fato de ainda não terem uma base tão sólida de compradores.
Algumas plataformas de conteúdo funcionam com preço de recorrência, como o que pagamos para serviços de streaming, como a Netflix ou o Spotify. Ou seja, todo mês você irá pagar uma taxa específica para manter seu conteúdo ali, quer você venda ou não. Já outras plataformas disponibilizam seus recursos gratuitamente e só taxam em cima de cada venda efetuada, de acordo com o valor de inscrição do conteúdo.
#DicaSympla: com a plataforma de cursos online da Sympla, o Sympla Play, você pode disponibilizar seu conteúdo gratuitamente, por quanto tempo quiser. E, quando você fizer sua primeira venda, serão retidos 10% do valor de inscrição + R$2. Ou seja, você só paga se vender :)
3. Contratar plataformas EAD muito complexas
Existem tecnologias para todos os gostos, mas não necessariamente as mais complicadas são as melhores, não é mesmo? Uma plataforma complexa demais, com ferramentas que você nem precisa ou sabe utilizar, por exemplo, pode acabar atrapalhando tanto sua experiência como vendedor quanto a experiência dos seus clientes ao consumirem o conteúdo.
Portanto, foque em encontrar a plataforma ideal para hospedar o seu curso online que, de acordo com suas necessidades, seja a mais intuitiva e simples possível. Assim, você não precisa se preocupar com eventuais problemas na utilização da plataforma e pode destinar 100% da sua energia em entregar o melhor conteúdo possível para os clientes!
4. Não se preocupar com as integrações
Todo bom produtor de cursos online sabe a importância de divulgar seu conteúdo e monitorar o engajamento do público com ele, seja pelas redes sociais, pelos próprios mecanismos de busca – como o Google e o Bing – ou por e-mail marketing. E, para isso, é imprescindível se atentar às possíveis integrações para otimizar essas etapas que a plataforma escolhida oferece.
Portanto, se você pretende criar anúncios do seu curso online via Facebook ou Google, por exemplo, invista em uma plataforma que te dê possibilidade de integração com o Pixel do Facebook e com o Google Ads. Além disso, integrações com ferramentas que fornecem dados assertivos sobre seus visitantes, como o Google Analytics, são muito importantes para te ajudar a ter melhores ideias de otimização e divulgação.
#DicaSympla: encontre integrações com o Facebook Pixel, Google Analytics, Google Ads, Zapier e RD Station em uma só plataforma: tem tudo no Sympla Play!
5. Ignorar a reputação e a autoridade da empresa
Por último (mas não menos importante), um grande erro dos produtores de conteúdo é não se atentar à reputação da ferramenta e da própria empresa que a desenvolve antes de começar a utilizá-la.
Mas por que se atentar à imagem é tão importante, mesmo eu só querendo hospedar meu curso por determinado período naquela plataforma de cursos online?
Ao divulgar seu conteúdo em uma plataforma EAD, seu nome e o nome da sua marca estão diretamente atrelados ao nome da plataforma que você escolheu. Isso porque o público não faz uma distinção tão clara entre plataforma e produtor, diferentemente das pessoas que trabalham no meio. Ou seja, se a imagem da plataforma que você escolher não estiver tão positiva, seu conteúdo provavelmente também irá sentir os efeitos que a empresa sente.
Para evitar prejuízos como esse, atente-se aos comentários feitos por usuários em sites especializados, como o Reclame Aqui, e procure encontrar plataformas de cursos online que sejam bem-vistas no mercado, tanto pelos produtores quanto pelos próprios usuários.
Assim, além de você ter mais confiança no serviço, seu público-alvo irá ligar as características positivas da plataforma a você e ao conteúdo que você disponibiliza ali, gerando mais sucesso nas vendas e ajudando a melhorar sua reputação diante da concorrência :)
E aí, gostou do conteúdo e quer descobrir se o Sympla Play é a plataforma de cursos online ideal para você? Que tal experimentar na prática? Clique no botão abaixo e aproveite tudo que a Sympla tem a oferecer!