Ícone do site Blog da Sympla – Tudo para criar ou viver experiências

Eventos corporativos: conferência, congresso, palestra, simpósio e workshop

Você já se perguntou quais são as diferenças práticas entre os tipos mais comuns de eventos? São muitas as opções que você pode encontrar, como: conferências, congressos, palestras, simpósios, workshops, entre diversas outras.

Seja presencial ou online, sobre assuntos científicos, técnicos ou empresariais, a verdade é que existe uma gama de possibilidades no mundo dos eventos que pode acabar confundindo os produtores ao planejar sua próxima produção. 

E, sabendo da importância de enquadrar cada evento educacional em sua modalidade correta, desenvolvemos este conteúdo para acabar de vez com suas dúvidas a respeito. Assim, fica bem mais fácil para o público entender a proposta do seu evento e tomar a decisão de comparecer :)

Vamos lá? Continue lendo para descobrir todas as diferenças entre esses eventos!

O que é conferência?

Se você está se perguntando o que significa uma conferência, ela é um evento formal organizado por um grupo de pessoas, empresas ou instituições que tem como principal objetivo aprofundar-se em possíveis problemáticas, ideias e inovações acerca de um tema central. 

A conferência não se limita apenas a assuntos científicos ou acadêmicos e geralmente é composta por participantes que já têm um conhecimento razoável sobre o assunto. Ela é um ótimo ambiente para fazer networking, ou seja, para ampliar contatos profissionais com pessoas importantes, além de ajudar a despertar poderosos insights. 

#DicaSympla: Quer saber como fazer uma conferência de sucesso? Confira nosso artigo clicando aqui

O que é congresso?

Um congresso é um evento promovido por entidades de classe como confederações, federações, associações, sindicatos e cooperativas, com o objetivo de debater e chegar a conclusões sobre determinado tema. Ele pode ser realizado em mais de um dia e ter diversas atrações, como painéis, conferências, mesas redondas, palestras e cursos. Além disso, pode ser tanto nacional quanto internacional.

Seus expositores costumam ser de alto nível, como professores e doutores renomados na área do evento, o que contribui para que sua estrutura seja robusta e que conte com um número elevado de participantes locais ou de fora do país (muitas vezes empolgados em conhecerem tais personalidades!).

Num congresso pode ou não existir a abertura para perguntas, dependendo da sua dimensão e escolha da organização. Além disso, eles também contam com os Anais de congresso, que são uma coletânea de trabalhos científicos ao redor do tema do evento publicados por meio de ferramentas online específicas.

#DicaSympla: Não sabe como encontrar fornecedores de qualidade para o seu congresso? A gente te ajuda! 

O que é palestra?

Uma palestra tem por objetivo apresentar alguma ideia ou novidade de mercado de forma sucinta, em apresentação de curta duração. Costuma ter entre 1 a 2 horas de duração e geralmente é apresentada por apenas um especialista no assunto

É realizada em formato de auditório (cadeiras viradas de frente para um palco), o que possibilita uma boa interação com o público, mas também pode ser feita por plataformas de videochamada, como o Sympla Streaming, no formato de palestra online

A quantidade de participantes pode ser maior ou menor, dependendo da intenção do organizador e do espaço de realização do evento. Ao final da palestra, é reservado um tempo para interações e para abrir questionamentos do público, que são feitos diretamente ao palestrante. 

As palestras são uma ótima forma de educar o público a respeito de algum assunto, novidade ou lançamento de produto/serviço. Além disso, também são excelentes aliadas no fortalecimento dos valores culturais de uma empresa e na construção da autoridade de personalidades.

#DicaSympla: Monte sua palestra passo a passo com nossas 8 dicas práticas

O que é simpósio?

Muitas pessoas se perguntam o que significa um simpósio, e a resposta é simples: ele é um evento de caráter científico-acadêmico no qual são discutidas particularidades sobre um determinado tema, com a ajuda de um moderador. É uma reunião formal composta por especialistas da área que apresentam pontos de vista sobre o assunto em foco, se assemelhando a uma pequena conferência.

Esse tipo de evento costuma acontecer nos próprios ambientes acadêmicos, como nas universidades ou em congressos, e costumam ter curta duração (apenas o suficiente para transmitir informações específicas). Um dos diferenciais dos simpósios é sobre como se dá a interação entre os expositores, pois eles não necessariamente debatem entre si, mas sim com a própria plateia.

O que é workshop?

Workshop ou, em português, oficina, é um evento onde se reúne um grupo de pessoas interessadas e já com algum conhecimento teórico sobre determinado assunto para guiá-las na realização de atividades práticas, de modo a desenvolver e aplicar seus conhecimentos de maneira intensiva e interativa.

Mas como funciona um workshop? Eles são conduzidos por um instrutor ou professor, que apresenta o tema e dá as instruções das atividades que serão realizadas pelos participantes. E, se você está pensando que essa definição se assemelha a um curso, a resposta é: sim (e, ao mesmo tempo, não)! 

Isso porque eles se parecem, mas não são iguais. As principais diferenças entre um curso e um workshop são: a duração de cada evento já que o workshop costuma acontecer em um ou dois dias, ao contrário de cursos que podem levar meses ou anos para serem concluídos e seu caráter mais prático, algo que pode ser secundário em alguns tipos de cursos. 

#DicaSympla: Aprenda aqui a montar um workshop inesquecível

 

Soluções Sympla + seu evento = ????

Se você chegou até aqui, parabéns! Agora você já sabe a definição entre esses 5 tipos de eventos, consegue diferenciá-los e escolher qual faz mais sentido para o seu negócio. 

E, para te ajudar em toda a gestão do seu evento seja ele físico, digital ou híbrido a Sympla desenvolve soluções simples, intuitivas e robustas que irão fazer toda a diferença na sua produção, do início ao fim! Confira:

Que tal experimentar tudo que cada uma delas tem a oferecer, na prática? Clique no botão abaixo e tenha toda a #ExperiênciaSympla na palma das suas mãos :)

Sair da versão mobile