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7 dicas para tornar seu evento online mais inspirador

Os eventos online vêm se fortalecendo cada vez mais e sabemos que essa tendência deve se manter por um bom tempo. 

Os desafios em um evento online, porém, são inúmeros. Durante 2020, tivemos que aprender a lidar com eles, muitas vezes, enquanto estávamos com a mão na massa . Felizmente, com o tempo vivemos experiências diferentes, analisamos o mercado com mais atenção e tiramos alguns aprendizados importantes que compartilhamos neste post. 

Confira nossas dicas para engajar seu público e tornar um evento online ainda mais inspirador :)

Reter atenção: o verdadeiro desafio

Se você já participou de algum evento online (como espectador, não como produtor), provavelmente vai entender esse cenário. Você está em casa, no computador, preparado para assistir ao conteúdo, mas aí o celular vibra, o cachorro do vizinho late, o interfone toca e um e-mail urgente de trabalho chega na sua caixa de entrada.

Visualizou? Nesse ambiente, provavelmente, a sua atenção para o evento que você ia assistir já ficou em segundo plano. Diante dessa realidade, reter atenção do público pode ser um dos grandes desafios enfrentados por produtores de eventos online.

Por conta disso, é fundamental investir em caminhos inspiradores para engajar os participantes. Mas, como fazer isso?

Uma das principais respostas para essa questão é: conteúdo de qualidade. Uma pesquisa realizada com cerca de 2 mil pessoas pela empresa de softwares de apresentações virtuais Prezi, indicou que narrativa e história por trás do conteúdo são importantes para reter atenção em uma apresentação.

Entre os Millennials entrevistados, 40% disseram que, quando se engajam no conteúdo, mantêm  atenção plena e sem distrações por muito tempo. Entre a Geração X esse índice foi de 36%, enquanto nos Baby Boomers foi de 31%.

7 estratégias para engajar seu público e tornar seu evento online mais inspirador

Com conteúdo de qualidade planejado, você já tem metade dos seus problemas resolvidos. Mas, claro, outras estratégias podem fazer a diferença. Veja nossas dicas:

#DicaSympla: Como criar um roteiro para o seu evento online.

1. Escolha o formato ideal de evento online

Um dos primeiros passos do planejamento de um evento online é a definição do seu formato. Você vai promover um workshop ou seminário? Um curso online ou conferência? 

Para definir o melhor tipo de evento, considere, inicialmente, os seus objetivos. A partir disso, vá a fundo no entendimento do seu público para entender qual formato pode ser mais bem aceito ou, mesmo, atender melhor suas demandas. 

2. Crie espaços para interação

Se uma programação monótona representa um enorme risco em um evento presencial, imagine em um online? Por isso, determine momentos de pausa entre a programação para ouvir o público. Além disso, procure criar espaços para que os participantes tenham a oportunidade de fazer perguntas e conversar com o palestrante do evento.

A interação entre participantes também é um recurso excelente para tornar o seu evento mais interativo e inspirador. Por isso, incentive a troca entre o público no chat e destaque as contribuições mais relevantes para discutir com o palestrante. 

3. Nada de câmera desligada!

Uma palestra sem recursos visuais, apenas em áudio, pode ser bem entediante depois de um tempo. Por isso, solicite que os apresentadores e palestrantes mantenham a câmera ligada durante toda a apresentação. Assim, aquela voz ganha uma cara, que compartilha expressões e gestos.

Incentive, ainda, que a audiência faça o mesmo e dê ao palestrante uma plateia. 

4. Explore a interatividade da plataforma

A escolha da plataforma para realização do evento pode ser comparada com a escolha do espaço para um evento presencial. Afinal, os recursos disponibilizados podem impactar diretamente na experiência. 

Por isso, considere uma plataforma que forneça recursos interativos que tornem o seu evento mais inspirador e permita realizar diferentes interações. Como essas:

Esses são só alguns exemplos de interações possíveis. 

Considere sempre o formato e os objetivos do seu evento online e o perfil do seu público para avaliar as necessidades.

#DicaSympla: Sympla Streaming: produza eventos online em tempo real

5. Proponha atividades em conjunto

Para reforçar a humanização do evento, mesmo com cada um dos participantes em um canto do mundo, organize atividades que envolva todos. 

Uma boa ideia é, nas pausas entre atividades, convidar todos para uma rápida sessão de alongamento promovida por um profissional de educação física. Ou um drinque coletivo. 

6. Inclua especialistas na programação

Com sua experiência em produção de eventos, apostamos que você já consegue reconhecer facilmente um bom palestrante, não é mesmo? Aquele que consegue prender a atenção do público e engajá-los no conteúdo. Em uma experiência online, esses profissionais têm ainda mais valor.

Especialistas de um determinado mercado também contribuem com uma programação de excelência. Como bem sabemos, quanto mais peso no lineup, mais expectativa do público  para viver a experiência.

7. Se comunique com seu público

Entre todas as dicas que compartilhamos neste artigo, é bem difícil escolher qual é a mais importante. Mas, se vale essa ousadia, colocaríamos do lado do conteúdo de qualidade a comunicação ativa com os participantes. 

Quando falamos em comunicação, estamos nos referindo a muito mais do que publicidade para promover o evento antes da sua realização. A palavra-chave aqui é comunidade

Se comunique com o seu público antes, durante e depois do evento. Envolva os participantes antes mesmo da primeira palestra. Ouça suas expectativas e, depois, seus feedbacks. 

Assim, com certeza você terá um evento mais rico, inspirador e do qual será motivo de conversa por muito tempo. Perfeito para ganhar credibilidade e relevância para uma próxima experiência, não é mesmo?

Gostou das nossas dicas? Não se esqueça que pode criar seu evento online na Sympla!

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