Nos últimos meses, a inteligência artificial vem dando saltos e entrando de vez no mundo corporativo. Mas você já pensou que pode utilizar essas ferramentas também para a divulgação dos seus eventos?
Neste post, a Sympla apresenta duas soluções muito interessantes para a criação de imagens a partir de textos: o DALL-E 2 e o Midjourney. Ainda não conhece todas as possibilidades dessas ferramentas? Então confira tudo na leitura.
O que é DALL-E?
O DALL-E 2 é um software desenvolvido pela OpenAI, empresa de pesquisa em IA fundada por Elon Musk. Essa é uma das ferramentas mais avançadas de geração de imagens por inteligência artificial e, provavelmente, a mais conhecida.
Há algum tempo, para utilizá-la, era necessário entrar em uma lista de espera. Contudo, a partir de 28 de setembro de 2022, esse processo deixou de ser necessário. Agora, basta criar uma conta no site oficial, confirmar seu email e número de telefone e começar a utilizá-lo.
A dica para quem quer usar a IA para eventos é colocar na barra de busca termos específicos. Dessa forma, o produtor ajuda a ferramenta a entender melhor o que ele quer, para garantir imagens mais fiéis.
É possível gerar imagens que contenham múltiplos objetos e até mesmo cenas complexas. Por exemplo, vamos imaginar que a ideia seja divulgar uma festa na piscina. Nesse caso, vale citar todos os elementos que serão necessários nas imagens, como drinks, bóias e pessoas em roupas de banho.
Além disso, é possível controlar o estilo visual da imagem gerada, sejam eles fotos, pinturas, desenhos animados, etc.. Vale lembrar que, por enquanto, o DALL-E 2 só entende termos em inglês, por isso, caso o produtor não seja fluente, é válido utilizar o Google Tradutor.
O que é Midjourney?
Outra ferramenta bastante popular por sua precisão é o Midjourney. Enquanto outras IAs ainda geram imagens um pouco deformadas e até bizarras, essa ferramenta surpreende por seus resultados impressionantes.
No plano gratuito, as imagens criadas são feitas em modo compartilhado, ou seja, qualquer pessoa pode ver o que a outra solicitou ao IA. Já assinando os planos pagos, é possível utilizar um robô de anonimato, além de desbloquear novas funcionalidades.
Como o Midjourney não tem um aplicativo próprio, ele é executado dentro do Discord, e todos os usuários dividem as mesmas salas.
Para utilizar a IA é preciso acessar o site oficial, clicar em “Join the Beta” e então se conectar a sua conta no Discord. Ao entrar na sala, basta digitar o comando “/Imagine” seguido do texto de sua preferência. Assim, o produtor receberá quatro imagens baseadas em seu pedido.
#DicaSympla: ChatGPT: o que é e como usar para eventos
Como usar a IA na divulgação de um evento?
As duas ferramentas fazem a criação de imagens através de textos e utilizam o Machine Learning (Aprendizado de Máquinas) para gerar imagens incríveis sem qualquer tipo de programação ou intervenção humana.
Mas como isso pode ser explorado pelos organizadores de eventos? As imagens fazem parte da divulgação de qualquer tipo de evento. Afinal, o produtor vai precisar criar flyers, folders, banners para a página de vendas, posts para redes sociais, entre outras peças gráficas e digitais.
É comum que a organização utilize bancos gratuitos ou pagos para coletar essas imagens. Contudo, nem sempre é fácil encontrar uma foto ou ilustração que capture a essência real da produção. Além disso, muitas vezes as imagens encontradas tem uma resolução baixa, o que pode impactar na qualidade das peças e até na credibilidade da marca.
O grande diferencial da inteligência artificial é justamente essa possibilidade de romper limites e criar imagens totalmente exclusivas e personalizadas.
Vamos utilizar um exemplo bem recorrente. Muitas vezes, por usarem bancos de imagens estrangeiros, as opções de fotos acabam sendo limitadas e pouco diversas quando falamos sobre raças, etnias e tipos de corpos. Com uma ferramenta de IA, contudo, é possível determinar exatamente quais perfis devem compor a imagem, possibilitando peças muito mais plurais e diversas.
Quais cuidados tomar na hora de gerar imagens?
Quando falamos sobre a utilização de imagens, surgem algumas dúvidas sobre a possibilidade de uso comercial ou não. O produtor, provavelmente, já sabe que não pode utilizar qualquer imagem do Google para divulgar o seu evento? Mas e com as IAs, é possível?
Para entender isso, é preciso, antes de tudo, contextualizar a forma como essas imagens são criadas nesse tipo de ferramenta.
Diferentemente do que possam pensar, a IA nao é um gênio, que cria imagens do nada. Ela foi treinada por meio de um banco de dados com diversas imagens que já existem online para editar, juntar, ajustar e combinar numa nova imagem.
Isso quer dizer que, para compor uma imagem totalmente nova, a IA utiliza outras imagens que podem sim, estar cobertas pela propriedade intelectual.
Por ser uma ferramenta muito recente, ainda não existe legislação para esse tipo de situação nos EUA, na Europa ou mesmo no Brasil. Ou seja, atualmente o produtor pode fazer o que quiser com o conteúdo gerado. Contudo, é importante ficar atento às novas legislações que possam ser implementadas no futuro.
Concluindo, o DALL-E 2 e o Midjourney são duas ferramentas interessantes para quem deseja testar a IA para eventos. É válido explorar ambas as soluções para entender as possibilidades que elas podem oferecer.
Gostou do tema? Aproveite e leia mais sobre branding para eventos em nosso blog.