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Customer experience em eventos: dicas infalíveis para conquistar seu público

Na imagem, um grupo de pessoas estão sentadas em fila em uma evento corporativo. Os ícones representam o tema do post: customer experience em eventos.

Cada vez mais, os consumidores têm sido colocados no centro das estratégias de negócio. Esse é um conceito que vem ganhando força em diversas áreas corporativas. Mas você sabia que também é possível aplicar o customer experience em eventos

Estruturar uma produção pensando na experiência e na satisfação dos consumidores é a forma mais simples de garantir um bom marketing boca a boca e conquistar a fidelização do seu público. 

Neste post, vamos abordar um pouco mais sobre essa estratégia e listar algumas dicas e boas práticas para garantir experiências e percepções positivas. Confira na leitura. 

O que é customer experience?

Traduzido como “experiência do consumidor”, o conceito de customer experience se refere à qualidade da experiência vivenciada por um indivíduo ao longo de toda a sua jornada de compra com a marca. 

O termo surgiu na área de marketing e foi definido por Blake Morgan na Forbes como “a visão que o cliente tem da sua marca”. Apesar do objetivo de sua criação, o conceito vem sendo replicado em diversas áreas ao longo dos anos e ajuda empresários a entenderem a percepção dos consumidores e a melhorarem o relacionamento entre eles e a marca. 

Qual a importância do customer experience no setor de eventos?

O customer experience em eventos é uma estratégia voltada para aumentar a satisfação dos participantes e, consequentemente, sua fidelidade nos eventos. Vale lembrar que reter um participante é muito mais vantajoso financeiramente do que atrair novos interessados. Dessa forma, a estratégia é importante para garantir uma divulgação orgânica e integrantes assíduos. 

Além disso, ao produzir um evento focado na experiência do público, o produtor passa a visualizar todo o processo de forma estruturada, não se focando apenas no dia, mas também nas etapas de planejamento e pós. Essa visão ampla ajuda a identificar pontos de melhoria, prever problemas e garantir um crescimento contínuo nas próximas edições. 

Quais os principais desafios do customer experience em eventos?

Estruturar e executar um evento é um processo que exige planejamento e cuidado. Alguns desafios, se não forem levados em conta, podem impactar diretamente a percepção e a satisfação dos participantes. Entenda quais são eles a seguir. 

Entender o público e suas necessidades

Todo evento é pensado para atender um público específico, que tem interesses e necessidades em comum. Conhecer a fundo quem é essa persona é essencial para direcionar as ações que devem ser tomadas antes, durante e após o evento. 

Assim, é importante criar um planejamento estratégico bem estruturado, desenhando quem é o público ideal e como ele se comporta. 

Pensar em formas de facilitar o acesso dos participantes

O foco do customer experience em eventos é justamente garantir uma experiência agradável. Mas isso não pode ser obtido se o participante tiver que enfrentar problemas como filas gigantes no check-in, staffs despreparados ou falta de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. 

Estabelecer canais de comunicação efetivos

Desde o momento da inscrição, é normal que o participante tenha dúvidas e demandas. Por isso, o produtor deve pensar em formas de oferecer um atendimento eficiente com profissionais treinados. 

O atendimento pode ser feito por diversos canais como chat, telefone, redes sociais e aplicativos de mensagens. É importante, no entanto, que eles sejam amplamente divulgados, tanto para os participantes confirmados, quanto para quem ainda está em dúvida sobre se inscrever. 

Traçar a jornada do participante de forma clara

A jornada do participante começa desde o momento em que ele é impactado com a divulgação do evento até o atendimento pós. Todo esse percurso deve ser planejado de forma cuidadosa, de acordo com os objetivos do produtor. 

Como oferecer uma boa experiência?

É importante entender que customer experience em eventos não se resume a um bom atendimento. Na verdade, esse conceito precisa ser aplicado em todos os processos, desde a idealização do projeto. Confira boas práticas a seguir. 

Tenha uma cultura focada no participante

A cultura de todo o evento deve ser direcionada para a satisfação do público. Assim, é preciso treinar sua equipe para que os contatos sejam feitos sempre com empatia, valorização e foco na resolução ágil de problemas.

Crie relacionamento

Criar relacionamento com o público é extremamente valioso para essa estratégia. Isso porque, dessa forma, você consegue manter laços com os principais interessados pelo seu produto, entendendo quais os seus interesses e expectativas e planejando eventos muito mais direcionados. 

Aplique pesquisas de satisfação

Ouvir os clientes também é importante para identificar acertos e pontos de melhoria que precisam ser solucionados. O produtor pode aproveitar para coletar opiniões durante o evento, quando os participantes ainda estão engajados, e pedir para que eles compartilhem uma visão geral da experiência que estão tendo.  

Monitore indicadores

Não adianta coletar dados e percepções se essas informações não forem utilizadas de forma estratégica para o planejamento de novos eventos. Sendo assim, é importante que o produtor estabeleça indicadores e monitore de perto os resultados obtidos. 

Algumas das métricas que podem ser utilizadas são:

Como a Sympla pode ajudar? 

A Sympla é a maior plataforma de gestão de eventos no Brasil. A ferramenta traz mais praticidade, focando na experiência dos participantes e garantindo que eles possam comprar seus ingressos de forma antecipada, sem filas e de qualquer lugar. 

Além de facilitar a compra de ingressos para o público, a plataforma também traz relatórios em tempo real para o produtor. Assim, ele consegue realizar a gestão dos participantes, obtendo dados importantes como informações demográficas e de interesse.  

Concluindo, o customer experience em eventos é uma estratégia importante que coloca o consumidor como ponto central do negócio, focando em oferecer o melhor atendimento possível e garantindo a fidelização desse público. 

Para colocar o conceito em prática, é importante buscar métodos que simplifiquem a jornada do participante, além de garantir que ele tenha suporte sempre que precisar. 

Com a Sympla, o produtor consegue realizar toda a gestão do evento de forma inteligente e simplificada. Quer conhecer a solução na prática? Acesse nosso site e crie seu evento. 

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