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Consultoria de marketing: é preciso contratar uma?

O marketing digital é fundamental para atrair visitantes para qualquer experiência, seja ela uma ida ao museu ou uma grande festa. Afinal, somente com boas estratégias de divulgação, produtores e gestores conseguirão impactar sua audiência. Pensando nisso, muitos acabam buscando o apoio de uma consultoria de marketing especializada. Mas, qual é o momento certo de contratar? Como escolher o parceiro ideal? A Sympla responde todas essas perguntas a seguir. Confira na leitura!

O que é uma consultoria de marketing digital?

A consultoria de marketing digital é um serviço destinado a organizações e gestores que auxilia na escolha das melhores estratégias de divulgação de um negócio. 

Esse trabalho pode ser feito dentro da empresa, contudo, quando ela não tem um time interno especializado, pode recorrer a um serviço terceirizado. É aí que entra a consultoria de marketing. 

O consultor vai analisar o andamento dos projetos para corrigir erros e encontrar estratégias mais eficientes para que o empreendedor consiga atingir os seus objetivos. 

Vale destacar que a consultoria apenas orienta os profissionais sobre quais caminhos seguir, ela não acompanha a implantação e mensura resultados. Nesse caso, seria necessário a contratação de uma assessoria de marketing. 

Como ela atua? 

Os consultores de marketing digital podem auxiliar produtores de eventos e experiências em diversas áreas de divulgação. Entre as principais tarefas, estão:

A consultoria pode ser um diferencial importante, principalmente para empresas que estão começando e não têm toda a expertise necessária para acompanhar tendências e evoluções do marketing. 

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O que buscar em uma consultoria de marketing para o seu evento ou experiência?

Esse tipo de serviço terceirizado pode ser bastante benéfico para produtores de eventos e experiências. Mas como escolher a empresa certa para auxiliar na divulgação de produções e casas de shows? 

É importante entender que, embora esses profissionais tenham muito conhecimento sobre marketing, isso não significa que eles tenham experiência em todos os ramos e nichos de mercado

Assim, uma boa dica é optar por empresas que já tenham familiaridade com o mercado cultural e o mundo dos eventos. Quanto mais por dentro desse mercado o consultor estiver, mais fácil será para ele analisar o projeto e pensar em estratégias que realmente tragam os resultados esperados. 

Quando contratar uma consultoria de marketing?

É comum que o gestor tenha dúvidas sobre qual é a hora certa de contratar esse tipo de serviço. Afinal, será que uma consultoria de marketing digital é realmente imprescindível? Para responder isso, é importante saber os principais motivos pelos quais vale a pena considerar a contratação desse tipo de profissional. Confira a seguir. 

Falta de profissionais especializados

A falta de conhecimento sobre marketing pode fazer com que o produtor de eventos acabe perdendo tempo e dinheiro fazendo tentativas frustradas. Embora esse conhecimento possa ser adquirido com o tempo e algum esforço, a contratação de uma empresa terceirizada torna o processo mais rápido e eficiente. 

Sobrecarga de trabalho

Produzir eventos envolve muito trabalho. São diversos fatores que precisam ser levados em conta para que a produção entregue tudo aquilo que promete. Com tantos detalhes, falta tempo para que o gestor consiga organizar tudo e ainda se preocupar com a divulgação. 

Terceirizar essa tarefa, portanto, é uma forma de garantir que as outras estratégias não sejam afetadas pela sobrecarga de trabalho. 

Urgência de resultados

As estratégias de marketing, muitas vezes, exigem testes. Principalmente se o gestor ainda está aprendendo como utilizá-las. Como os eventos, normalmente, têm datas estabelecidas, nem sempre o produtor dispõe desse tempo para experimentar. A consultoria, portanto, pode ser uma forma mais assertiva de investir e conseguir resultados rápidos. 

Fator econômico

Por fim, a contratação de empresas pode ser útil quando o gestor cultural precisa investir pontualmente em ações. A contratação de um profissional de marketing fixo pode, muitas vezes, sair mais caro do que contratar uma consultoria para sugerir ações que você mesmo pode implementar. 

Você precisa de uma consultoria de marketing?

Depois de entender quando esse tipo de serviço pode ajudar, fica a dúvida, ele realmente é fundamental? Não existe uma resposta certa para essa pergunta. Embora a consultoria traga uma série de vantagens e permita que o produtor tenha tempo para tarefas mais estratégicas, isso não significa que ele necessite dela para começar. 

Existem muitas formas de buscar o conhecimento necessário para realizar campanhas de marketing eficientes. O profissional pode investir, por exemplo, em treinamentos e cursos online. 

Somente o produtor conseguirá avaliar o estágio do seu negócio e dizer se é o momento certo para terceirizar essas tarefas. 

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